Dúvidas

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Bom dia,


Para colocar as vias no módulo curvo, deve-se marcar um ponto a 20cm do Norte, e depois 3,1cm para cada lado desse ponto.Está correcto?
Mas os dois novos pontos marcados (V1,V2) dizem respeito ao centro das respectivas vias?
Como nunca usei a via Peco 100, qual é o seu comportamento ao ser curvada? Deve ser uma curva integral, sem cortes ao longo da mesma?

Estou a pedir ajuda para não fazer asneira.
Obrigada.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia caro Miguel

A indicação das medições está correcta e efectivamente os 3,1cm, a contar do ponto fixado a 20cm do lado norte, correspondem ao centro de cada uma das vias.
A via flexivel da peco mantem a estabilidade e a estrutura ao ser curvada, aliás é muito boa para isso. É claro que se não tiver emendas é muito melhor do que se tiver.

Abraço
Jorge
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde!

Respondendo com algum atraso à questão colocada pelo "mafonso", ao qual o Jorge Seia já terá respondido, de facto marcando os 20 cm a partir de norte e com 3,1 cm para cada lado desse exixo, obtem-se a posição do eixo das vias. Porém para que a distância seja efectivamente correcta é conveniente verificar com a dita "cercea" a distância entre as vias, isto porque o eixo das vias é "imaginário".
Quanto ao usar a via Peco, código 100, a referência SL-100 (travessa de madeira) ou SL-102 (travessa de betão) são uma boa opção pelo seu comportamento. No entanto vai ter de fazer emendas, porque o comprimento das mesmas é 91,4 cm. Se para os módulos rectos já falta um pouco, nos curvos ainda faltará mais, pelo que vai ter de haver emendas. As eclisses são uma boa opção para soldar/estanhar os fios eléctricos. Outra recomendação que deixo, é o facto de ser conveniente considerar um pequeno troço recto nos extremos do módulo, na ordem dos 10 cm. Isso facilita a inscrição dos modelos, sobretudo para o caso da ligação entre módulos não ser perfeita.
Tudo é no pressuporto de ser um módulo curvo com a 90º e cujas dimensões extremas são 89*89 cm. O esquema dos módulos curvos da Associação de Zaragoza não tem estas dimensões, pelo que não tem o tal troço recto.
Irei colocar um esquema com as dimensões deste tipo de módulo.

Marcos Conceição
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Boa noite,

Já experimentei a colocação das rectas Peco (no módulo curvo) e verifiquei que chegam e sobram. não havendo necessidade de emendas.
Responder