Pedro Silva - A minha maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

A minha ultima aquisição. Ao fim de alguns anos á espera ,finalmente chegou. Está espectacular de detalhes , a pintura está muito boa ,mas acho o cinza do tejadilho e faixa inferior escuro demais . Os pantografos estão um espanto mas levantados só para a fotografia , as escovas destes são demasiado curtas. Quanto ao funcionamento tenho de a por a fazer a rodagem, o que andou para umas fotos fez alguns ruídos estranhos em algumas agulhas e curvas.
DSC_0064.JPG
DSC_0055.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Chegou ontem a minha 4709 e realmente fiquei com a mesma sensação relativamente à pintura do tejadilho. De resto, rola sem problemas nem ruidos estranhos.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Tenho estado a construir a estrutura de cinco módulos com as medidas maquetren. Estou com uma duvida quanto ao assentamento das vias. Vou usar vias da peco e a distancia que ficam as pontas dos carris de um modulo ao outro parece-me demasiado grande (está com cerca de 3mm, é normal? Quando cortei as peças de contraplacado e aglomerado já roubei 2 mm , mas mesmo assim acho que devia ter roubado mais 1mm . Qual a distancia entre as pontas dos carris dum modulo ao outro com estes montados (aparafusados) ?
Vou de seguida montar os pés ( no assentamento de via e desenvolvimento dos módulos é melhor fazer com estes fixos uns aos outros ou em separado? Se alguém me puder esclarecer agradeço.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Pedro Silva Escreveu: 25 jul 2019, 23:50 Tenho estado a construir a estrutura de cinco módulos com as medidas maquetren. Estou com uma duvida quanto ao assentamento das vias. Vou usar vias da peco e a distancia que ficam as pontas dos carris de um modulo ao outro parece-me demasiado grande (está com cerca de 3mm, é normal? Quando cortei as peças de contraplacado e aglomerado já roubei 2 mm , mas mesmo assim acho que devia ter roubado mais 1mm . Qual a distancia entre as pontas dos carris dum modulo ao outro com estes montados (aparafusados) ?
Vou de seguida montar os pés ( no assentamento de via e desenvolvimento dos módulos é melhor fazer com estes fixos uns aos outros ou em separado? Se alguém me puder esclarecer agradeço.
Saudações,

Sobre o tema e sobre os meus modulos, a via está á fase com o topo do modulo, ou seja, quando fixo a via coloco um esquadro na base para assim verificar o alinhamento.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

É assim:

Seguindo as normas Maquetren e as normas do CIMH0-Clube Ibérico de Módulos H0, o que está padronizado pelas normas é a construção dos caixotes ou seja as dimensões dos caixotes em madeira são fixas e existem já diversos tamanhos e diversas normas, consoante se trate de "via única" ou de "via dupla", se são rectas ou curvas.

A via assente nos caixotes, fica à face dos topos dos mesmos, para tirar dúvidas após o assentamento da via, o melhor é passar com uma peça de madeira nos topos, se a via bater é limar a mesma até esta ficar à face,

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Mário Fernandes
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Muito Obrigado.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Passados uns meses , volto com novidades.
Os módulos são 5 e representam uma pequena estação em linha de via dupla com um resguardo. Foi o que achei mais simples e ao mesmo tempo o mais fácil para me iniciar nos módulos mas com os circuitos de via, de sinalização, comando de desvios, etc. Desta vez optei por desenvolver um novo tipo de mesa, mais sofisticado mas muito mais complicado. Como os circuitos na maquete são uma confusão e aqui teria de os poder desmontar optei por um quadro eléctrico ligado aos módulos por varias fichas assim como á mesa de comando. Os módulos ainda estão sem nada , só com as vias para para testes de circulação e da mesa. Brevemente vou construir o quadro para um modulo de plena via para poder testar o resto da mesa (que representa os semáforos de plena via)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Mais duas fotos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Parabéns pela evolução.

Esse quadro de controle está simplesmente soberbo.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Depois de 4 meses sem postar nada . Os meus módulos estão em fase de inicio de decoração. Entretanto fui fazendo umas aquisições. Da Ferro a Fundo nova marca de modelos ferroviários comprei um Tdgs que está simplesmente impecável , põe os da roco a um canto , mas demasiado caro para o tamanho do vagão muito mais caro em proporção que o material sudexpress. Da sudexpress finalmente as carruagens Sorefame que estão muito boas como seria de esperar á excepção do rolamento em curva ,descarrila demasiado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder