A "EVA" da Medway

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Enquanto as peças para a carcaça não chegam, devem chegar esta terça feira, vou-me ocupando de outras zonas da mesma peça.
Assim já coloquei as buzinas e umas antenas que estão junto delas, mas verifiquei, ao ver as peças metálicas que acompanham o Kit do Nuno Rocha Brito, que esta máquina não comporta todas elas. E após alguma pesquisa verifiquei que a "Eva" não possui estas pequenas peças que mostro na foto 009. Portanto futuros fazedores deste modelo, não devem colocar estas peças.
Entretanto verifiquei que falta uma pequena antena que fica situada por cima do farol principal da máquina como podem ver na foto 1903J. Esta antena só existe num dos lados. Ter em atenção isso para futuros fazedores.
Como esta antena não faz parte do espólio das peças do Kit vou tentar fazê-la usando uma pequena chapa de latão onde vêm impressos os corrimões dos capots dianteiros do Kit.
Vou tentar e mostrarei o resultado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Cá estou eu novamente a mostrar a evolução da "EVA". Como disse no post anterior, estava á espera de uns perfis da Evergreen, que entretanto já chegaram. Assim há que trabalhar.
E o local de trabalho é o tal buraco existente nesta máquina, onde se vêm umas grelhas. Mostro a colocação já definitiva.
Escolhi para imitar as grelhas, placa da Evergreen com a referência 4031, que é uma placa em escama com separação de 0,75 mm. Á escala isto corresponderá a aproximadamente, 6,5 cm que me parece ser pelas fotos que possuo, a medida mais aproximada das chapas que compõem essas grelhas.
Agora vou tentar fazer a tal antena que fica por cima do farol.
Vou mostrando.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Bom Trabalho. :afro: :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Hoje mostro-vos a implantação da tal antena por cima do farol. Devo dizer que não ficou como eu queria, mas nesta altura foi o que consegui arranjar.
Inicialmente pensei em realizar este suporte e a própria antena, usando um pedaço de metal, que vinha no kit, cuja espessura seria dos décimos de mm. Ainda cortei as 4 peças que compõem este suporte mas vim a ter uma dificuldade enorme na execução das soldaduras de todas as peças. O que acontecia era que, mesmo com o ferro de soldar em temperatura baixa, ao soldar uma peça, como elas eram tão pequenas, acabava por dessoldar a que estava mais próxima e assim sucessivamente. Ainda fiz um gabarito para tentar soldar três peças de uma só vez mas mesmo assim tive muitos problemas ao soldar a 4ª. Fiz umas 4 ou 5 tentativas e acabei por desistir.
A solução encontrada foi a utilização de chapa da Evergreen com 0,25 mm de espessura para fazer o suporte e a antena, propriamente dita, foi feita na tal chapa de que falei anteriormente.
Entretanto e como a minha vida profissional me permite e tenho meios para o fazer, já tratei do chassis da máquina dadora, já que este tem que sofrer um tratamento de emagrecimento.
Logo que esteja pronto, mostrarei.
Até lá "FIQUEM EM CASA", como eu, para podermos usufruir deste lindo hobby num futuro, que espero seja próximo.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Como afirmei no meu ultimo post, a minha actividade profissional ajuda-me a executar certos serviços. No caso, o chassis da máquina dadora, ou seja da Bachmann, teria que ser encurtada 30 mm, 15 de cada lado do suporte do motor. Assim no meu caso e como podem ver na foto 016, este deu lugar a três peças separadas. Antes de as unir ainda há uma outra tarefa que fiz e que consiste na extracção de parte da caixa existente na parte inferior. Podem ver na foto 017 os traços por onde vou cortar essa caixa. As partes a saírem são as dos extremos.
Podem comparar a foto 018 com a 016 e já vêm essa extracção realizada.
Finalmente, na foto 019, podem ver todas as peças reunidas conjuntamente com umas barras de 4 mm de espessura que vão dar rigidez ao conjunto. Estas servem também para manter o peso do chassis semelhante ao anterior ás transformações. Assim não vou perder tracção devido á falta dos bocados de chassis que saíram durante estas diversas operações.
Agora é só misturar os dois componentes da Araldite e colar as três peças mais as duas barras de suporte.
No fim de tudo seco, mostrarei.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Hoje mostro-vos o chassis da "Eva" já pronto. A cola usada foi a Araldite. No fim verifiquei que as barras ficaram bem presas ás diversas peças que agora compunham o conjunto.
Podem ver também o conjunto com os bogies montados e a 1ª experiência da montagem com a carcaça da Micromodel. Ficou bastante justa pelo que considero que estou no bom caminho.
Vou iniciar a pintura dos bogies pois estes já tem o primário.
Depois mostrarei o resultado final.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Manuel Fontoura
Participante
Mensagens: 11
Registado: 27 fev 2017, 09:17

Muito bom. Obrigado pela partilha.
Cumprimentos
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Hoje tentei colocar o motor no berço do chassis onde já anteriormente era o seu lugar. Esta parte do chassis não foi mexida pelo que não deveria haver problema. Não foi o caso mas a solução foi rápida de se encontrar. O que estava a acontecer era que após a colocação da Araldite, há sempre alguma que escorre e no fim acaba por secar e criar zonas de pequenas bolas de cola seca. Eram essas bolas que estavam a impedir que o motor se apoiasse em condições. Resolvi com um X-acto afiado retirar esses excessos e no fim o motor lá entrou sem problemas e ficou bastante bem apoiado (Foto 023)
Próximo passo, realizar todo o processo que foi feito para a parte inferior do chassis, agora para a parte superior, ou seja, a peça que vocês estão a ver na Foto 024, junto ao chassis, e que prende o motor, vai ser encurtada nos tais 30 mm (15 mm de cada lado) conforme foi feito nas operações anteriores.
Vou mostrando.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Voltando a um assunto de há alguns posts atrás, falei-vos numas pequenas peças (Foto 008) que esta máquina não iria levar face ás mesmas da CP. Acontece que a carcaça vem preparada para levar essas peças, como podem ver na Foto 025, por baixo dos farois do lado esquerdo. Essa reentrância terá que ser tapada em ambas as frentes da máquina como se vê na Foto 026.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Outro ponto a considerar nesta máquina (Kit da Micromódel) é a existência de uns pequenos cilindros (são dois, um em cada topo), do lado direito, debaixo dos farois, que penso ser a chamada Tomada de Alta-tenção (Foto 025A com seta a branco).
Acontece que na máquina real, estas tomadas não existem, podem ver na Foto 1903E, pelo que vou ter que eliminá-las. Será o próximo trabalho a executar nesta carcaça.
Vou mostrando o que por cá se vai fazendo.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder