A "EVA" da Medway

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

farripas Escreveu: 01 mai 2020, 14:42 Caros amigos.

Outro ponto a considerar nesta máquina (Kit da Micromódel) é a existência de uns pequenos cilindros (são dois, um em cada topo), do lado direito, debaixo dos farois, que penso ser a chamada Tomada de Alta-tenção (Foto 025A com seta a branco).
Acontece que na máquina real, estas tomadas não existem, podem ver na Foto 1903E, pelo que vou ter que eliminá-las. Será o próximo trabalho a executar nesta carcaça.
Vou mostrando o que por cá se vai fazendo.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Tomada de alimentação de energia para as carruagens. Presente na série 1930, inexistente nas 1900. :)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Em 1º lugar obrigado pelas explicações que por aqui vão aparecendo quanto ás minhas humildes notas.
Hoje trago-vos os bogies da máquina já pintados e colocados nos seus sítios.
Como nota á parte, devo esclarecer o seguinte: a máquina possui duas frentes, sendo que uma delas vou precisar para colocar um engate para puxar material rolante e vou aproveitar a outra para tentar detalhar o mais possível. É isso que estou a fazer nesta altura, como podem ver já por uma das frentes.
Podem já ver que a tal tomada de energia já saiu.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Hoje insiro aqui este post apenas como informação para futuros fazedores desta máquina.
Estou nesta altura a realizar todos os furos para inserção de pequenos componentes, como os corrimões, as mangueiras, etc. E eis que verifico um ponto que não existe na máquina real e existe na carcaça da Micromodel.
Depois de verificar em fotos da máquina real, vim a detectar o seguinte. Num dos lados da 1903, existem umas escadas que dão acesso ao tecto pelo exterior. No cimo dessas escadas existe, em algumas máquinas, um pequeno corrimão colocado horizontalmente e que nesta da Medway, não existe. A foto assinalada mostra precisamente essa inexistência. Como a carcaça do Nuno Rocha Brito já trás os pontos onde se devem realizar os furos, neste caso esses pontos não serão para utilizar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação da feitura desta máquina, hoje mostro-vos a outra metade do chassis já pronto (Parte superior).
Tive um percalço na colagem, colei uma das peças ao contrário da sua posição final e tive quase que destruir parte dela devido á cola Araldite já ter secado quando dei pelo erro. Mas lá consegui desmanchar o mal feito e corrigir de forma a que nesta altura a nova parte superior entre na perfeição na que já estava feita.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Ao montar a carcaça da máquina no novo chassis vim a detectar uma situação que me pareceu mais razoável ser feita como eu fiz, em vez da proposta pelo Nuno Rocha Brito no seu auxiliar de montagem desta máquina. E isso passa-se com as pequena caixas existentes entre os bogies em que o Nuno recomenda colá-las á própria carcaça.
Eu fiz várias tentativas e optei por colá-las no próprio chassis e depois a carcaça ao entrar no seu lugar apoia-se um pouco nessas caixas e não desce abaixo desse patamar.
Conforme podem ver nas fotos 031 e 032 as caixas já estão coladas ao chassis. Nas duas restantes fotos podem ver a carcaça no seu lugar e a união desta ás caixas. Parecem-me justas e bem colocadas.
Mas aqui cada modelista fará, em caso de feitura desta máquina, o que bem entender e achar melhor para o seu modelo.
Agora vou montar os cilindros, penso que de ar comprimido, existentes ao lado das caixas agora coladas.
Em seguida vou verificar os diversos vidros para averiguar se as aberturas não irão precisar de pequenos ajustes.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

A máquina já anda na minha maquete. Embora as fotos não sejam as melhores, sempre dá para visualizar qualquer coisa.
Já minguei os cardans para a nova situação, montei o motor no seu sítio, prendi tudo com a parte superior, reuni os três fios de cada lado e há que colocar o conjunto nas linhas.
Á 1ª vista está tudo bem, o comportamento foi magnífico, não houve qualquer falha no andamento e dei tudo como pronto no que toca á parte mecânica.
Agora vou olear toda a zona, bogies, cardans e motor.
Realizei entretanto uma experiência com a carcaça e novamente tudo funcionou na perfeição.
Vamo-nos virar para a pintura que é uma das coisas que menos gosto no modelismo. Mas há que fazer e tentar fazer o melhor possível.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
PedroT
Participante
Mensagens: 2
Registado: 21 abr 2020, 14:45

Boas

Não vai fazer alteração aos batentes ?
Uma das grandes diferenças da 1900 para 1930 é essa , onde é notório que da 1900 são mais salientes devido a uma base existente.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro Pedro.

Muito obrigado pelo alerta mas realmente nunca me tinha apercebido do aumento da distância entre os batentes e a carcaça da máquina, no caso das 1900.
Acontece que agora os meus batentes já estão colados com Araldite e tirá-los iria originar danos graves na carcaça.
Estive a ver e mesmo assim eles não estão tão maus como parece.
Pode ver uma foto tirada de lado onde se vê que os batentes estão bastante salientes. A única diferença será a falta do tal suporte que as máquinas reais possuem.
Nem tudo sai bem á 1ª, mesmo assim quero aqui agradecer-lhe a achega. Terei que me precaver para construções futuras.
Obrigado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Jose luis
Participante
Mensagens: 133
Registado: 18 set 2009, 21:13

Excelente trabalho. Continuação. :afro:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Continuando na senda da "Eva" da Medway hoje mostro-vos a ultima intervenção feita. É um trabalho, que logicamente, tem de ser feito mas que eu particularmente não gosto muito. A execução dos corrimões. Esta máquina leva 14 (Catorze) peças dessas. O modelo em Kit já trás de início dois que são os corrimões que ficam situados nos capõts frontais mesmo em frente aos vidros do condutor. Todos os outros terão que ser realizados e são 12.
Pois eles aqui estão de um dos lados.
Próxima etapa, lavar muito bem a carcaça, secá-la e dar primário. Após isto é dar uma verificadela de possíveis anomalias e tentar repará-las antes de se dar a pintura final.
Vamos lá continuar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder