Parabéns pelos modelos.Estão excepcionais!
Sem dúvida que as impressoras de resina permitem um detalhe, que as de filamento (FDM), não chegam nem perto.
Eu tenho uma FDM, e por muito afinada que esteja, não chega lá. Uso-a principalmente para peças de suporte ou funcionais, como por exemplo suportes de servos, ou suportes de PCBs, etc.
Hoje mesmo recebi uma impressora de resina. Mais precisamente uma DLP (semelhante à SLA, mas em que as camadas são "curadas" por UV de uma só uma vez, em vez de ter um laser a desenhar todos os detalhes. Aqui há um bom guia:
https://3dinsider.com/3d-printer-types/).
O modelo que adquiri é uma Creality LD-002R e estou mortinho por experimentá-la, mas tenho de esperar algum ainda tempo. Com isto do COVID, decidi pô-la em quarentena...
Confesso que planeio utilizá-la apenas para detalhes ou para complementar modelos (também faço modelismo estático e muitas vezes os modelos vêm sem detalhes, como por exemplo os detalhes dos cockpits). Desenhar completamente uma loco/vagão em CAD para depois imprimir, parece-me um esforço demasiado grande. Já para não falar que a impressora só imprime a carcaça e eventualmente alguns detalhes. Há ainda toda a parte da locomoção e motorização da mesma.
Claro está que, se não há o modelo que queremos, então é sem dúvida um projecto aliciante, se bem que um grande desafio. Por isso, uma vez mais, os meus parabéns.
Logo que tenha alguns exemplos dos meus progressos, coloco aqui as fotos.
Cumprimentos,
António Lopes