Projecto CP 1501/1505

Criações e transformações pessoais
Responder
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos deste fórum
Tenho metido algumas bicadas nestas nossas conversas mas desta vez resolvi ser eu a mostrar algo que por cá se faz. Vamos lá ver como me vou sair.
Vou iniciar uma nova etapa com a construção de uma CP 1500 Amarelinha, talvés a 1501 ou a 1505. Para isso já possuía há algum tempo uma Proto 1000 RSC2 e um Kit da Micromodel que se destinavam precisamente a este projecto.
Depois de me alicerçar com alguma documentação, a 1ª coisa a fazer foi desmontar a carcaça da máquina Proto e a seguir desmontar todas as peças da mesma ficando apenas com a base rectangular. Aqui iniciamos o trabalho juntando essa base com uma das frentes do Kit do Rocha Brito.

Porém vim a verificar que as frentes do Kit Micromodel possuíam um pequeno bico inferior que as máquinas reais (As escolhidas por mim) não possuíam. Assim resolvi retirar esse bico. Em seguida fui á base e lixei a frente de modo a obter uma fina espessura, para posteriormente vir a colar a frente do Kit, e retirei as caixas existentes nos lados e que o Kit já trás instalado.
A 1500 possui duas frentes sendo que uma delas é mais comprida. Resolvi colocar apenas um engate operacional na minha máquina e vou posicioná-lo na mais comprida, razão da frente do Kit agora mostrada não possuir nenhuma abertura para a passagem desse engate.
Espero que gostem destes primeiros passos e aceito sugestões e criticas constructivas ao agora mostrado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por farripas em 19 set 2012, 19:37, editado 5 vezes no total.
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Bom início sem dúvida, também tenho por lá um kit da Micromodel para inciar quando puder. Acompanharei o seu trabalho com interesse.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá,

tambem eu acompanharei com muito interesse... Muito obrigado pela partilha

Abraços
rp
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

boas, vou acompanhar de perto este trabalho, que tudo corra pelo melhor.

abraço.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Viva amigo Anisio

Já se passaram quase dois dias e não há mais novidades?


Abraço
Jorge
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Pois é amigo Jorge, de vez enquanto também há greves nesta CPzinha, mas aqui vai mais algo.
Continuação deste folhetim com uma das frentes já quase pronta.
A 1500 possui na parte inferior do engate uma chapa rectangular pintada de preto de uma espessura apreciável. Tentei realizar uma coisa semelhante usando um pequeno rectângulo de Evergreen com uma espessura da ordem dos 0,4 mm, conforme pode ser visto. Falta apenas os orifícios onde vão ser colocados o engate, as diversas mangueiras e os batentes.

Já na outra frente temos a base preparada e a frente do Kit Micromodel parcialmente pronto. Como esta frente vai ser a que vai levar o engate operacional, vou ter de fazer um pequeno orifício rectangular por onde vai passar o mecanismo do engate. Vou aproveitar o mesmo sistema que vinha montado na Proto 1000 (que se poder ver na 2ª posição a contar do lado direito) com uma adaptação aos engates profissionais da Fleischman ( 1ª posição do lado direito). Além do orifício de passagem do mecanismo, que vou fazer, também tive que aplainar o local onde existia marcado o engate do Kit.
Vem aí um fim de semana com chuva e é nestas alturas que damos aceleração ao projecto.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

:baba: começa a tomar forma,

desejo-lhe um bom trabalho :afro:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos forenses

Quero aqui agradecer as vossas intervenções (Espero algumas críticas/conselhos da vossa parte) e vamos lá mostrar a evolução da minha 1501/1505 (Ainda não decidi qual das duas vou escolher).
Como disse anteriormente necessitei de realizar um orifício, na frente mais longa, para a passagem do mecanismo de engate. Mostro o resultado final.
Em seguida colei esta frente á base da máquina dadora e coloquei a tal chapa grossa que futuramente será pintada de negro.
Para verificar o bom funcionamento do engate resolvi montar a base já concluída na estrutura da Proto 1000 e tirar algumas conclusões sobre o resultado final. Foi necessaria alguma cosmética na peça plástica que será aparafusada na estrutura, nada de problemático, e no final pareceu-me tudo afinado conforme mostro.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Terminada a base da minha 1501/1505 vamo-nos lançar na preparação da carcaça da máquina.
A estrutura que me calhou vinda do Rocha Brito vem +/- perfeita, embora hajam pequenas imperfeições á saída do molde que vou ter de colmatar/aperfeiçoar.
A minha 1ª dúvida, e não consegui dissipar com as fotos que possuo, é a existência ou não de algumas pequenas argolas de engate/suspensão no plano superior do capot mais comprido da máquina. São aqueles pequenos arcos que na realidade são usados para engatar os guinchos para elevação de objectos pesados.
O modelo da Micromodel vem preparado para se incluir esses arcos, mas no meu caso (Modelos 1501 ou 1505) não sei ainda se são de incluir ou não. Penso brevemente deslocar-me junto das máquinas originais e tentar descobrir esta lacuna. Assim para já vou deixar os orifícios, destinados a estes elementos, visíveis e se mais tarde concluir da sua não necessidade irei tapá-los.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Não tarda nada fica pronta.
Está com bom "aspecto"

Abraço
Jorge
Responder