Projecto CP 1501/1505

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Ainda sobre este assunto e para alertar possíveis fazedores desta magnífica máquina, tenho a comunicar vos que ainda me falta executar uma coisa.
Não sei para que serve (?) mas vim a verificar que esta máquina possui umas correntes a ligar uns tambores dos travões ao chassis nos bogies. Mostro um esquema onde coloco uma seta indicativa destas correntes.
Numa das fotos da 1501 que possuo, verifico que elas existiram, na realidade, pelo que resolvi colocá-las também.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Não querendo dizer nenhuma asneira, penso que a corrente servia para actuar manualmente o cilindro do travão.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação desta novela e no que toca ao engate da minha 1501, após várias pesquisas optei por instalar um engate normal.
Mostro uma foto onde se podem ver três engates, o final e a instalar na máquina (ao centro e em baixo) e dois outros que foram o ponto de partida. Podem ver uns traços que correspondem ao corte efectuado nos mesmos e após algum tratamento de lixa foram colados com Araldite Standard ( 14 H de secagem). Coloquei ainda um pequeno reforço em Evergreen de 2mm de espessura no interior do engate normal (pequena peça branca que se vê).
Vou ainda pintar de preto toda a zona e posteriormente montar na máquina para alguns testes de tracção e verificação de boa colagem.
Depois mostro.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Mais uns preguitos postos na minha máquina.
Após a pintura do engate novo e montagem deste no seu local, resolvi fazer uns ensaios com uns vagões que por cá andam.
Pelo menos deu umas voltas á maquete sem problema e considerei pronto o novo engate.
Podem vê-lo a seguir e um dos ensaios.
Agora vou colar a carcaça á base e ver o resultado final.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos forenses.

Hoje mostro-vos o resultado final da colagem da carcaça da minha 1501 á base que vinha na Proto original, após 24 H de secagem.
Penso que o resultado final não ficou muito mal.
Agora vou ás pinturas com o verniz.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
TiagoRuivinho
Participante
Mensagens: 34
Registado: 10 jul 2015, 14:18

Está com um excelente aspecto! :D :afro: Muito bem!! :D :dirol:
ImagemImagem
1:87/H0 - DC • DCC - (CP / Takargo & Ferrovias) PT
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Mais uns pozinhos na minha 1501. Já está envernizada, já tem janelas, condutor e já iniciei a colocação das tais correntes.
Vamos lá continuar pois ainda há muita coisa a fazer.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Serve o presente apenas para dar um alerta para quem estiver ou vier a estar a fabricar uma 1500 usando o Kit do Nuno Rocha Brito.
Estava eu a começar a montar os varandins quando me deparo com um pequeno erro na carcaça do Kit, mas cuja solução é deveras fácil.
Após a pintura, alguns orifícios, os mais pequenos, acabam por tapar. A etapa a seguir será com um miniberbequim manual abrir esses buracos entretanto tapados.
Ora acontece que, penso eu, por um erro há um buraco que está mal posicionado e eu mostro qual.
Solução, abrir um outro no local adequado e tapar com putty o que está mal. Só que terei que rematar mais tarde a massa de putty.
Na foto que envio vê-se o varandim junto á cabine num ponto superior, cerca de 1 cm, ao buraco que existe (ponto branco) e que se vê.
Para os mais puristas, antes de pintar devem, pelo menos tapar este buraco e mais tarde abrir um novo.
Vamos continuar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Finalmente concluída a minha 1501. Pequenos retoques, colocação das tais correntes e posta ao serviço na minha maquete.
Espero que gostem e vamos lá fazer muitas 1500.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos, conclusão, pormenor da tal corrente e posta ao serviço, aqui com um vagão de limpeza.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder