Projecto CP 1501/1505

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Permita-me um concelho:

Para este trabalho com bastante qualidade e detalhe, merece que os alfinetes a servir de faróis sejam substituídos por algo brilhante.

Vê este site muito bom onde vou comprar iluminação para a Dresine e mais alguns trabalhos que estão neste momento parados:
http://store.sbs4dcc.com/locomotivelightkits.aspx
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Essa loja não esta de lado la da lagoa?E os portes?

Eu tinha por ai um link duma loja francesa com os tais leds com fios soldados e tudo...mas não o encontro. :(
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Cosmin Escreveu:Essa loja não esta de lado la da lagoa?E os portes?

Eu tinha por ai um link duma loja francesa com os tais leds com fios soldados e tudo...mas não o encontro. :(
Será este:
http://www.micro-modele.fr/

Os portes não são assim por aí alem e temos que ver o que queremos aplicar nos modelos.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Anísio Nelson,

Permita-me um pequeno alerta de quem já fez 6 locomotivas com base neste kit da MicroModel.
Em todas foi necessário proceder ao desbaste da superfície interna, dado que a carroceria (o molde) não tem uma espessura uniforme, o que é normal e compreensível.
Ou seja antes de fazer seja o que for convém verificar se a carroceria de resina entra ou encaixa perfeitamente até assentar no passadiço tendo o chassis a totalidade das peças montadas (luzes, decoder, etc), pois só assim poderá ter a garantia que tudo vai correr bem.

Alerto ainda para um outro detalhe.
Já me aconteceu que 3 carrocerias estavam empenadas, tipo "banana". Ou seja só os topos é que assentavam no passadiço.
Isto resolve-se com toda a facilidade nesta fase inicial.

Mergulhe a carroceria de resina dentro de água quente e pressione a meio do capot comprido até que tudo fique completamente plano. Depois retire da água e mantenha a pressão até a resina arrefecer.

A título de exemplo atente-se no que me aconteceu num modelo de um navio em resina na escala 1/700 que é a minha especialidade (Isto dos comboios não passou de um pequeno "descarrilamento").
Neste caso o efeito "banana" só surgiu alguns anos depois da conclusão do navio, pelo que tive necessidade de colocar o modelo completo dentro de água quente e pressionar a chaminé do mesmo até o casco voltar à forma original e correcta (ou seja plana).
Neste caso e porque o modelo já estava terminado, separaram-se inúmeras peças que vou ter de colocar novamente e claro está pintar tudo de novo.
http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?f=7&t=21158

Por isso é que alerto, esta operação não tem consequências na fase inicial em que o modelo (seja uma locomotiva seja um navio) ainda está em "bruto", mas numa fase mais avançada de desenvolvimento terá certamente efeitos desagradaveis.

Espero que tenha sido útil.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos forenses.

Serve o presente apenas para divulgar o início da continuação deste projecto que esteve parado desde 2013.
Já iniciei a limpeza da carcaça que estava muito suja devido a estar parada, comecei a instalação dos degraus nos topos das frentes da máquina e já aplainei a parte inferior da carcaça de forma a pousar completamente na base já concluída.
Conforme vou fazendo, vou mostrando o resultado final. Só espero que a pintura não passe pelo pesadelo que passei com os laterais dos bogies.
Como podem ver também iniciei a limpeza dos rodados e coloquei a máquina a funcionar no meu plano de ensaios.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Esse plano de ensaios é um Zeller?
Estou a pensar em comprar um para a escala N.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Paulo.

Pura verdade, comprei-o no Ebay, há já alguns anos, e tem sido um companheiro, de resolução de problemas, que muito admiro.
O único senão relaciona-se com a limpeza, principalmente nas peças que se apoiam nos tirantes que levam a energia eléctrica, e que tem que ser feita com alguma regularidade. Tirando isso é um bom companheiro.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Como não tenho maqueta essa é uma das 2 coisas que estou a precisar para dar manutenção às locomotivas.
A outra é para limpar os rodados.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Carcaça concluída, foram reparadas pequenas imperfeições da moldagem, feitos os estribos nas duas frentes, verificação dos vidros e da perfeita adaptação desta á base da Proto.
Coloquei o primário, no caso da Tamiya.
A 1ª cor a inserir no modelo vai ser o castanho.
Mostrarei quando pronto.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Quais são as dimensões dessa extensão no capot?
Ando a tentar encontrar as medidas e não consigo encontrar nada :(
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Responder