LokPilot V3.0

Criações e transformações pessoais
Responder
MSB
Participante
Mensagens: 24
Registado: 12 ago 2010, 09:40
Localização: Carcavelos
Contacto:

Caros,

Adquiri recentemente uma 1412 da Sudexpress. Uma realização do melhor que já vi. Que perfeição de máquina!!

Tenho porém uma questão que poderão ter experimentado nas vossas.

Coloquei um decoder LokPilot V3.0 M4 21MTC. Trabalha muito bem, seja na velocidade inicial deveras lenta, seja em toda a aceleração até ao máximo, nada a apontar nisto tudo.
Só que, quando parada, o decoder aquece brutalmente e fico com receio de o corpo de plástico da máquina se venha a deformar. Quando está a trabalhar na linha o aquecimento diminui fortemente. Obriga-me assim a retira-la da linha quando está parada, pois não quero correr o risco que já referi. Nos outros decoders mais simples (Roco, LokPilot Basic e Hornby R8249) isto não acontece nas máquinas a que estão acoplados.
Nas vossas também aconte o mesmo? Que poderei fazer?

Outra questão que vos queria colocar era se saberão a referência do "laranja CP" da Vallejo para eventuais retoques nos corrimãos.

Desde já os meus agradecimentos à ajuda.

Cumps.
MSB
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa tarde Miguel
Nunca me apercebi desse "fenomeno" de aquecimento que descreve. Mas se lhe parece que o aquecimento é exagerado não será algum problema do decoder ou das ligações!!!?????
Quanto ao laranja da Vallejo, penso que as referências são as seguintes:
para pintar a pincel - 70851
para pintar a aerografo - 71083
Um abraço
Jorge seia
MSB
Participante
Mensagens: 24
Registado: 12 ago 2010, 09:40
Localização: Carcavelos
Contacto:

Caro Jorge,

Agradeço a sua ajuda. :afro:

Das ligações não deverá ser, uma vez que o decoder só pode ficar instalado no socket de origem. Não há outra hipótese de montagem na locomotiva. O decoder de 21 pinos encaixa na ficha que trás a 1400 CP. Está posicionada até à frente do motor para evitar apanhar eventual calor do motor.

O que acho estranho é o decoder funcionar tão bem, é aliás o que tem o controlo mais preciso de todos os outros (Roco, LokPilot Basic e Hornby R8249). É que estes últimos nem sequer ficam mornos. :|

Um abraço
MSB
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Olá Miguel
Mas esse decoder Lokpilot M4 não é usado só para corrente alterna Märklin?
veja aqui: http://www.esu.eu/en/products/lokpilot/ ... t-v30-mfx/
O seu sistema é de corrente alterna?
Um abraço
Jorge
MSB
Participante
Mensagens: 24
Registado: 12 ago 2010, 09:40
Localização: Carcavelos
Contacto:

Caro Jorge,

Devo ter acrescentado indevidamente o "M4", pois o decoder é para funcionar na corrente alterna da Multimaus (Roco). Trata-se do Artº. 52614 LokPilot V3.0, multiprotocol decoder (MM/DCC/SX), with 21MTC connector.

Deixei também esta questão no fórum da ESU e as únicas respostas que tive foram no sentido de este decoder ser sensível à voltagem do Multimaus da Roco (16v). A sua voltagem ideal de funcionamento não deve exceder os 14v. :hum2:

Dado que este decoder me custou cerca do triplo do que custaram os Bachmann, que nunca tiveram qualquer problema de aquecimento, para a próxima optarei por um Bachmann 3 function 2 sided 1A decoder with 21 pin.

Um abraço
MSB
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia

Não pense nisso. O meu sistema também é Roco DCC e só tenho decoders ESU iguais ao seu com 21 pinos e 8 pinos e nenhum deles apresenta esse aquecimento.
Quanto aos decoders Bachmann, se reparar bem são ESU com outra roupagem, mas são ESU basic, pelo que, o andamento das locos é muito fraco.

Um abraço
Jorge Seia
PS: Os decoders Hornby são horriveis para controlar o andamento das locos, mas são excelentes para por nas carruagens para controlar a iluminação interior e as luzes de cauda e são mto baratos.
Responder