Viagem a Azpeitia - 2016

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14732
Registado: 30 dez 2008, 18:18

O espaço museulógico é incomparavel com qualquer coisa em Portugal.
Desde a existencia de diverso material apto a circular, uma linha com alguns km's para os mesmos, cuidarem tão bem do material de outros paises como se fosse espanhol e mimarem os visitantes com um passeio unico. 5km's para cada lado que mais pareciam 50.
Estamos a anos de luz de ter uma coisa assim. Não só pelos apoios financeiros como pelo humano.
Em Portugal condições não faltam. Podiamos ter algo parecido entre Sernada do Vouga e Paradela, mas para isso tinhamos de evoluir mentalmente.

Quanto ao passeio, apesar de um ou outro stress, a nivel de organização, coisa correu maravlhosamente bem. Desde as viagens no Sud, às viagens de autocarro e principalmente na Allan. Ultrapassou e muito as minhas espectativas. Mesmo sem passeio de Allan, é uma volta recomendavel, pelas belezas de San Sebastian, Azpeitia e arredores.

Também me surpreendeu as refeições no Sud. Preço bem aceitavel para o que se comeu.

Quanto ao convivio, 5 estrelas. Não é facil estar mais de 40h despertos, mas muitos ainda tentaram.
Faltou pouco para fazermos uma revolta em Medina.

Por ultimo uma palavra de apreço a todos que estiveram à volta da organização.
Não é fácil tratar de vários itens como as viagens do Sud, os bilhetes de autocarro, as entradas e passeio no museu e das refeições no Sud. Ninguém ficou em terra, nem sem comida ( já a cerveja, acabou bem cedo).
Espero que quem esteve por trás disto se sinta motivado a organizar mais coisas destas ( pode ser para o ano que vem).

Muito obrigado a todos. Foram impecáveis. Agora venha outro.
Avatar do Utilizador
João Lourenço
Moderador Global
Mensagens: 1771
Registado: 30 dez 2008, 18:27
Localização: Seixal
Contacto:

Parece que é opinião geral, foi uma experiência muito positiva, que superou as melhores expectativas!

O Museo Vasco del Ferrocarril é de um grande nível, muito acima da média e do que estávamos à espera. Sem ser um mega museu, está muito rico e conseguiu um aproveitamento ímpar de uma estação desactivada e das oficinas e linha adjacentes. O facto de ser um museu vivo e poder ter comboios a circular faz TODA a diferença! A paisagem do local ajuda imenso e proporcionou inúmeros locais para boas fotografias. Esta linha quando estava aberta devia ser incrível! Não menos importante foi a enorme simpatia do pessoal do museu. Sentimo-nos mesmo recebidos de forma especial. A disponbilidade para fazer paragens ao longo do percurso e arranques para a fotografia foi inexcedível, isto sem pedirmos nada. Muito mais do que poderíamos pedir, foi um percurso de poucos km mas que rendeu imenso e deixou toda a gente de "barriga cheia".

De destacar também obviamente a viagem no Sud. Um comboio nocturno é uma forma fantástica de viajar, de forma confortável e tranquila, proporcionando bons momentos de convívio. Deu gosto ver o Sud muito bem composto - para lá ia praticamente cheio. Aspecto menos positivo foi a capacidade da cafetaria perante tanto movimento. Fica a sugestão para a CP e Renfe: é por demais evidente que, pelo menos nesta época alta, se justifica plenamente a inclusão da carruagem restaurante com um serviço à altura da procura. Com boa vontade, ninguém ficou sem comer e a qualidade é muito aceitável, mas deu para ver que muitos passageiros ficaram insatisfeitos ou desistiram de comer perante tanta gente à volta do balcão e tanta comida já esgotada. O facto de na viagem de regresso às 21h já não haver cerveja é o melhor indicador. :biggrin:

Penso que a viagem serviu também como aperitivo para conhecermos um pouco do País Basco, uma região nem sempre bem divulgada e cujas magníficas paisagens só podem surpreender pela positiva. Muitos de nós ficámos certamente com vontade de lá voltar e não nos importaríamos que a viagem tivesse tido mais um dia, com uma noite em San Sebastián. :)
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14732
Registado: 30 dez 2008, 18:18

Fica o desafio de voltarmos daqui a 1 ano para passearmos na E205. :P
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Foi um passeio muito gratificante. Deixo o meu agradecimento á organização que pensou o passeio, comprou os bilhetes do sud. e do museu e também do autocarro. Quanto ao museu foi excepcional muito para alem do que imaginávamos ainda tivemos como brinde andar no eléctrico.
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

À Organização:

Agora que Azpeitia ainda está quente, permito-me sugerir com muita força, a preparação e o envio de um Foto Azpeitia Press Book, aos distintos senhores responsáveis pelos canais de relações públicas da CP/IP.
Eles precisam de saber que um punhado de gente boa e adepta da museologia ferroviária, teve de deslocar-se ao País Basco, para andar num veículo português.
Às vezes a ironia do destino tem destas coisas:
O que é nacional é bom mas está no estrangeiro!

1 Abraço

José Godinho
Ricardo78
Participante
Mensagens: 362
Registado: 31 dez 2008, 15:19

Jose Sousa Escreveu:Agradecer aos organizadores pelo excelente momento de convivio.
Surpreendeu-me e muito pela positiva.
Nota negativa para a EDIF\RENFE, que precisaram de 60 minutos, para uma simples manbra de inverção em Medina del Campo. Para depois fazer mais uma troca em Salamanca
Todo o aficionado fica curioso com incidencias
O que se passou?
Já vos tinha dito que o museu era fantástico, e pelo que já vi aqui, deve estar fabulástico,e realmente o redor paisagístico é deslumbrante, talvez um dia venha a chegar a Zumaia, que penso que o canal está intacto, para zumarraga é que já não dá, logo à saída de azpeitia!
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14732
Registado: 30 dez 2008, 18:18

O Sud saiu de Irun com meia de atraso (por causa do TGV), mas chegou à tabela a Medina. Até aqui tudo correu normalmente.
Chegado a Medina, a 252 sai da frente do nosso comboio e encosta. Pouco depois chega o Lusitania, entra na linha ao lado, sai a 252 e encosta ao pé da outra.
Passado algum tempo vê-se tranquilamente as duas tripulações a dirigirem-se a uma 333 que estava desligada. Ai percebemos que seria a loc. que iria rebocar o sud/lusitania. 20 minutos já se tinham passado.
Ligam a 333 e começam a acelará-la a frio. Para mim, o pior veio a seguir:
Quando a 333 começa a encostar no sud, vê-se que o maquinista não tinha experiencia naquilo. Ia recebendo instruções de um companheiro ao lado como havia de encostar. Demorou cerca de 5 minutos para encostar e quando o fez foi com estrondo. Parecia uma pessoa que pega pela primeira vez num carro e não sabe fazer o ponto de embraiagem.
Depois de engatado, pegaram no Sud e encostaram no Lusitania. Mais outros 5 minutos só para fazer o encosto.
Depois de engatado, lá partimos com mais de 40 minutos de atraso.
À saida da estação de Medina, faz uma frenagem brusca e ali ficamos uns 10 minutos. Depois lá seguimos com acelerações e frenagens muito prolongadas. Ainda faltava uns 5 minutos para entrar em Salamanca e já estava a frenar.
Nesta estação, voltamos a trocar de locomotiva por outra 333. Saimos de Salamanca com 1h de atraso.
Até Vilar a condução de suave pouco teve. Foi uma especie de andar num comboio fantasma, com a adrenalina sempre activa.
A partir daqui, com a 5600 foi sempre abrir. Alguns preocupados com as ligações, mas o revisor da CP já experiente disto, sabia que tinha muita margem para chegar à tabela a Oriente.
No total acumulado, o Sud atrasou mais de 90 minutos e chegou adiantado ao Oriente. Assim se vê enorme folga que ele tem.
Avatar do Utilizador
Pedro André
Administrador
Mensagens: 17725
Registado: 31 dez 2008, 15:00
Localização: São Brás de Alportel

Jose Sousa Escreveu:Fica o desafio de voltarmos daqui a 1 ano para passearmos na E205. :P
No facebook já se pede outra viagem :angel2:
Rui Ferreira

E que tal organizar uma segunda viagem?
Imagem
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Alguem tem mais fotos da Köf II que aparece na 2ª foto da página 21 da Trainspotter de Julho?
Fiquei surpreendido de ver uma máquina dessas em Espanha.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14732
Registado: 30 dez 2008, 18:18

Existem dois:
Azpeitia 2016-06-10 (117).jpg
Azpeitia 2016-06-10 (255).jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Jose Sousa em 08 jul 2016, 21:13, editado 1 vez no total.
Responder