Videos, livros e revistas

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Avatar do Utilizador
Filipe Fernandes
Participante
Mensagens: 1064
Registado: 22 nov 2009, 18:27

trainmaniac Escreveu: 13 nov 2021, 21:23 Quem daqui está a contar ir a Valença?
Lá estarei. :afro:
Avatar do Utilizador
foguetemy501
Participante
Mensagens: 344
Registado: 13 jan 2009, 22:27
Localização: Estoril

Para quem viveu e aprecia os caminhos de ferro do ultramar Português.

https://www.ebay.co.uk/itm/313738459846
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.




Muitos cumprimentos
João Braga
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Quem ontem esteve presente no evento de apresentação do livro, na viagem ou até por fora, gostava muito de reunir os contributos fotográficos / vídeo para mais tarde recordar, e também para eventualmente usar em reportagens para a Trainspotter e APAC. Se puderem, enviem-me o vosso mail em privado, e partilharei convosco uma pasta com espaço suficiente para congregarmos os contributos HD de todos.

Terá sido um dos dias mais memoráveis para os aficionados dos caminhos de ferro, e nem consigo descrever o quanto isso me honra e me acrescenta humildade, ao coincidir com a apresentação do meu livro sobre as CP 2600.

Não sei se tão cedo será possível organizar algo desta escala e interesse, mas se não esmorecermos e publicitarmos em grande o que aconteceu neste dia, temos mais hipóteses!
Imagem
Avatar do Utilizador
Simao_Pinto_Correia
Participante
Mensagens: 271
Registado: 20 nov 2020, 23:08
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

trainmaniac Escreveu: 21 nov 2021, 09:44 Quem ontem esteve presente no evento de apresentação do livro, na viagem ou até por fora, gostava muito de reunir os contributos fotográficos / vídeo para mais tarde recordar, e também para eventualmente usar em reportagens para a Trainspotter e APAC. Se puderem, enviem-me o vosso mail em privado, e partilharei convosco uma pasta com espaço suficiente para congregarmos os contributos HD de todos.

Terá sido um dos dias mais memoráveis para os aficionados dos caminhos de ferro, e nem consigo descrever o quanto isso me honra e me acrescenta humildade, ao coincidir com a apresentação do meu livro sobre as CP 2600.

Não sei se tão cedo será possível organizar algo desta escala e interesse, mas se não esmorecermos e publicitarmos em grande o que aconteceu neste dia, temos mais hipóteses!
Irei hoje à tarde revelar os primeiros rolos do dia de ontem que assim que secos e digitalizados terei todo o praser em enviar!
Simão Pinto Correia.
Photographo dos Caminhos Ferro e outros afins
Sóc. APAC Nº 1507
Sóc. CEC Nº 366
Portfólio: https://orrevelavacomboios.wixsite.com/pt-pt
Avatar do Utilizador
Pedro André
Administrador
Mensagens: 17725
Registado: 31 dez 2008, 15:00
Localização: São Brás de Alportel

166 anos do Caminho-de-Ferro | Apresentação do Livro "Arte & Ferrovia - Outras perspetivas"
A 28 de outubro de 1856 foi inaugurado o primeiro troço ferroviário entre Lisboa e o Carregado, na Linha do Leste, hoje designada Linha do Norte.

Um marco histórico e decisivo no desenvolvimento do país.

Em 166 anos a ferrovia alterou totalmente a mobilidade de pessoas e bens.

Comboios, linhas, estações, pontes, túneis e viadutos mudaram a paisagem e a urbanidade, enriquecendo as pessoas com a descoberta de outros horizontes, de caminhos para novas oportunidades, tornando o longe mais perto.

O caminho-de-ferro alterou também a mentalidade dos povos e tem desde sempre inspirado artistas nas mais diversas áreas: literatura, pintura, banda desenhada, cinema e fotografia.

Para assinalar o dia 28 e outubro a IP/IPP apresentam o livro "Arte & Ferrovia - Outras perspetivas", no Museu Nacional Ferroviário (MNF) no Entroncamento.

ARTE & FERROVIA - OUTRAS PERSPETIVAS

O projeto artístico "Arte & Ferrovia - Outras Perspetivas" percorre a rede ferroviária nacional pela lente de nove conceituados fotógrafos portugueses.

Participaram: António Homem Cardoso, Ben do Rosário, Fernando Corrêa dos Santos, João Ramos, José António Carvalho, Juvenal Candeias, Luís Sá Fernandes, Onésimo Costa e Pires Isau.

A sessão de apresentação do livro realiza-se no dia 28 de outubro, no MNF e o programa inclui o relato de algumas experiências e emoções dos fotógrafos ao longo deste projeto artístico, seguida por uma sessão de autógrafos.

Participam neste evento Nuno Neves, administrador da IPP, Francisco Cardoso dos Reis, da IP, e Manuel Cabral, Presidente da Fundação do MNF.

O livro agora editado é um convite à descoberta do caminho de ferro, de novas formas de ver os espaços, provocando um novo olhar pelos vários elementos que o compõem.

Foram captadas imagens de estações, de peças do Museu Nacional Ferroviário, de linhas, de apeadeiros, do património azulejar, de passageiros, de pormenores, assim como, da travessia, do tabuleiro e do comboio que atravessa a ponte sobre o Tejo em Lisboa, de forma a abranger uma larga panóplia de registos.

Esta iniciativa foi promovida pela Infraestruturas de Portugal e pela IP Património, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021.

A Comissão Europeia determinou 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com o objetivo de promover este modo de transporte sustentável, inteligente e seguro, para incentivar a sua utilização, contribuindo para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050.

HÁ FESTA NO MUSEU

O Museu Nacional Ferroviário, do qual a Infraestruturas de Portugal é um dos cofundadores, assinala os 166 anos do Caminho-de-Ferro em Portugal com diversas iniciativas.

O vasto programa de comemoração terá entrada livre, entre os dias 28 e 30 de outubro, com várias visitas guiadas, incluindo ao interior do Comboio Real, apresentação de livros e oficinas para famílias.

Dia 28 a visita “A Bordo”, permitirá aos visitantes entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas.

No sábado, dia 29, realiza-se a atividade “Quadradinhos Brilhantes”, oficina de azulejos para famílias, em parceria com a IP e a IPP, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a singularidade do património azulejar ferroviário e a necessidade da sua valorização, proteção e fruição.

À tarde, será inaugurado o sistema de sinalização do circuito do Minicomboio e apresentado ao público o número especial da revista de poesia Nervo, subordinada à temática: “O comboio e as viagens”.

No dia 30 a visita ao Comboio Real levará os participantes a “viajar” pela história do comboio e pelo seu projeto de restauro.

A 5 de novembro, com a presença de alunos, pais, escolas e parceiros (numa parceria CP, IP e DGEstE), será celebrado o Caminho de Ferro com a cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição do “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”.

Esta segunda edição do concurso, com o tema “O Pacto Ecológico Europeu”, destinou-se a estudantes do 3º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino em Portugal Continental, Madeira e Açores e tem como objetivo promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais jovens.

https://www.infraestruturasdeportugal.p ... erspetivas
Imagem
Luize1
Participante
Mensagens: 2
Registado: 17 nov 2022, 11:56

O livro agora editado é um convite à descoberta do caminho-de-ferro, de novas formas de ver os espaços, provocando um novo olhar pelos vários elementos que o compõem.

Foram captadas imagens de estações, de peças do Museu Nacional Ferroviário, de linhas, de apeadeiros, do património azulejar, de passageiros, de pormenores, assim como, da travessia, do tabuleiro e do comboio que atravessa a ponte sobre o Tejo em Lisboa, de forma a abranger uma larga panóplia de registos.

Esta iniciativa foi promovida pela Infraestruturas de Portugal e pela IP Património, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021.
Amigos, quero partilhar convosco um website muito fixe e útil para vos ajudar a estudar. Muitos tópicos interessantes. Por exemplo, redação sobre mobilidade urbana sustentável. Espero que seja útil para si! Boa sorte com os seus estudos
Gabriel Coutinho
Participante
Mensagens: 297
Registado: 21 jan 2009, 19:51

Amigalhaços !!

Já não há mais quem venda no Porto a revista inglesa Today`s Railways. Os dois locais que conhecia, o El Corte Inglês e a tabacaria Pinto deixaram de a receber.
Em Lisboa ou noutro ponto do país, ainda há algum local que a receba?
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Gabriel Coutinho Escreveu: 02 jul 2023, 18:12 Amigalhaços !!

Já não há mais quem venda no Porto a revista inglesa Today`s Railways. Os dois locais que conhecia, o El Corte Inglês e a tabacaria Pinto deixaram de a receber.
Em Lisboa ou noutro ponto do país, ainda há algum local que a receba?
Press Linha no centro comercial Vasco da Gama. É onde eu compro. :)
Gabriel Coutinho
Participante
Mensagens: 297
Registado: 21 jan 2009, 19:51

João !

Muito obrigado pela informação. :afro:
Próxima sexta estou em Lisboa, vamos lá ver se tenho sorte.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Gabriel Coutinho Escreveu: 08 jul 2023, 12:49 João !

Muito obrigado pela informação. :afro:
Próxima sexta estou em Lisboa, vamos lá ver se tenho sorte.
Costumavam ter só 2 ou 3, agora costumam ter 6/7. Normalmente chegam 1 semana depois de saírem no UK.
Responder