Ramal de Montemor - Trainz

A realidade virtual
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Boas meus caros;

Lanço este tópico para vos ir dando novidades sobre o meu recente projecto do Ramal de Montemor no Trainz. A ideia surgiu no ano passado como uma série de vídeos de tutoriais, sobre como fazer linhas realistas no Trainz, aproveitando este pequeno ramal alentejano de 12 km, que liga a Torre da Gadanha, na Linha do Alentejo, à localidade de Montemor-o-Novo, servindo um único apeadeiro de permeio, Paião.

O último vídeo disponível mostra já a estação de Torre da Gadanha praticamente concluído.



Neste momento, o projecto já inclui:

- Toda a via desde a Torre da Gadanha a Montemor-o-Novo, alinhada com o canal original, e com pendentes/declives mais o relevê das curvas, definidos segundo modelos matemáticos ajustados à VMA (Velocidade Máxima Admissível) de 80 km/h;

- Layout original das estações de Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo (Paião só tem a via directa).
a) A estação de Montemor com o seu layout completo, contando com a cocheira, rotunda, e torre de água interactiva, mais os postes de iluminação originais;
b) A estação de Torre da Gadanha com o seu último layout antes da renovação e electrificação, com todas as vias menos a de acesso ao cais coberto. Conta com via junto ao cais descoberto da pedreira industrializado (para o produto brita), linha 2 industrializada (para embarque/desembarque de passageiros da 2ª plataforma), duas tomas de água industrializadas, rotunda, e postes de iluminação.

- Postes de telefone de Torre da Gadanha a Montemor, seguindo os modelos originais do ramal - dois copos dispostos em duas filas;

- PKs e pontos hectométricos em estilo antigo, mais sinalização - sinal sonoro (em conjunto com trigger para comboios conduzidos pelo jogo silvarem automaticamente), sinais principais, sinais avançados, aproximação de apeadeiro, aproximação de sinal avançado, limite de manobras, velocidade máxima admissível, indicadores de direcção nas agulhas;

- PNs sem guarda com atravessamento em terra batida, e sinalizadas com o sinal "Pare, Escute, Olhe" em PNs rurais de menor dimensão, e com STOP e Cruz de Santo André naquelas com maior dimensão;

- Três PNs com guarda devidamente preparadas para impedir o tráfego rodoviário de avançar, e com sinais luminosos e sonoros, mais cancelas automáticas;

- Terreno junto à via corrigido quase na totalidade, e com texturas de terreno.

Podem conferir a playlist aqui:



Um enormíssimo obrigado ao André Costa, por seguir o projecto desde o início, e pela inestimável ajuda que tem prestado com informações diversas sobre o Ramal de Montemor. :yeah: :yeah: :yeah:

Um abraço ferroviário;

DC
Avatar do Utilizador
Rui Nunes
Participante
Mensagens: 976
Registado: 30 dez 2008, 21:18
Localização: Southampton, UK
Contacto:

Muito bom! Desconhecia que houvesse tanto material circulante para o Trainz.
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Rui Nunes Escreveu: 06 abr 2021, 18:11 Muito bom! Desconhecia que houvesse tanto material circulante para o Trainz.
Havia pazadas dele, na CP Virtual e outros criadores fora dela. Como o Trainz entrou em coma há vários anos, e a CP Virtual lhe deu o fanico - regresso para breve? - esse material deixou de estar disponível.

Eu é que os descarreguei há uma década, e sempre os mantive comigo. Uns funcionam impec, outros precisam de pequenas correcções, outros de grandes correcções.

Cheers!

DC
Avatar do Utilizador
Simao_Pinto_Correia
Participante
Mensagens: 271
Registado: 20 nov 2020, 23:08
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Está fantástico! Já pensou fazer também para o ORTS?
Simão Pinto Correia.
Photographo dos Caminhos Ferro e outros afins
Sóc. APAC Nº 1507
Sóc. CEC Nº 366
Portfólio: https://orrevelavacomboios.wixsite.com/pt-pt
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Simao_Pinto_Correia Escreveu: 10 abr 2021, 14:12 Está fantástico! Já pensou fazer também para o ORTS?
Obrigado Simão! Neste momento já está numa fase mais adiantada ainda, digamos que já vou passar para o último grande bloco de edição, que é o do cenário envolvente - estradas, edifícios, vegetação, etc. A via, obras de arte, estações, postes de telefone, PKs, enfim, tudo o que diga respeito à linha em si, está 95% feito (para atirar uma percentagem mais ou menos realística ao ar).

Não estou a pensar fazer projectos em outros simuladores que não o Trainz; já sou "trainzeiro" das horas vagas desde 2010, gosto deste simulador, é-me muito flexível para fazer projectos realistas, e that's it. Sei que desde há vários anos ele praticamente desapareceu de cena - pelo menos em Portugal - mas quero continuar a apostar nele.

DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Sneak peek do estado actual do projecto, em Montemor-o-Novo (vídeo, via post do LinkedIn):

https://www.linkedin.com/posts/danielco ... 32544--hJs



DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Bem-vindos de volta à estação de Montemor-o-Novo.

O vídeo parte dentro de momentos...



DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

- Viagem de ida e volta no Ramal de Montemor - quer de drone ou na cabina?

- YES.



DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
Rui Nunes
Participante
Mensagens: 976
Registado: 30 dez 2008, 21:18
Localização: Southampton, UK
Contacto:

Excelente trabalho!
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Rui Nunes Escreveu: 26 abr 2021, 14:45 Excelente trabalho!
Many thanks! :afro:

DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Responder