Ramal de Évora - Trainz

A realidade virtual
Avatar do Utilizador
Ricardo Quinas
Moderador Global
Mensagens: 11427
Registado: 30 dez 2008, 20:34
Localização: Mouriscas

tvm_tga_cbr.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Ricardo Quinas Escreveu: 23 dez 2021, 12:11 tvm_tga_cbr.jpg
Muito obrigado caro Ricardo.

Um autor de um canal que tem colocado recentemente cabviews em linhas portuguesas no YouTube respondeu-me há dois ou três dias que nesse troço seria 190 km/h, mas a informação que me envia vai ainda mais ao detalhe dos 160 km/h já próximo a Casa Branca.

Se tiver Trainz no PC, no dia 2 de Janeiro sairá a demo que estou a construir, incluindo o Ramal de Montemor e este troço da Linha do Alentejo.

Boas Festas!

DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Caros, mais uma questão técnica para a qual peço a vossa ajuda.

No complexo sistema de catenárias, existem mênsulas (só descobri ainda o nome espanhol deste elemento, não sei o equivalente em português) curtas e compridas. Contextualizando, normalmente, a cada poste existe um braço que segura o fio eléctrico ora mais perto do poste (mênsula curta) ora mais longe (mênsula comprida), formando um desenho em zigue-zague, que permite que o desgaste do pantógrafo seja distribuído por uma área maior.

Agora a questão: como funciona o alinhamento destas mênsulas em relação ao eixo da via? A mênsula curta fica alinhada com o eixo central da via, e a comprida ligeiramente para lá do eixo? Ou ambas se alinham para cá e para lá do eixo?

Obrigado;

DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Avatar do Utilizador
Ricardo Quinas
Moderador Global
Mensagens: 11427
Registado: 30 dez 2008, 20:34
Localização: Mouriscas

O componente alternadamente mais curto e mais comprido por cá chama-se de antibalançante, o qual dá normalmente suporte ao braço de chamada (que é o componente que suporta o fio de contacto, dispensável em catenárias mais simples aptas a velocidades reduzidas). A catenária oscila para um e para o outro lado do eixo. Não sei qual é o limite normal de oscilação mas algures pela internet é capaz de se conseguir descobrir.
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Participante
Mensagens: 894
Registado: 16 jan 2018, 01:37

Ricardo Quinas Escreveu: 11 jan 2022, 17:58 Não sei qual é o limite normal de oscilação mas algures pela internet é capaz de se conseguir descobrir.
De acordo com o desenho 57860D de Maio de 1972, será de 200mm do eixo da via, em ambas a direções (sendo então uma oscilação de 400mm).
Exceção feita às obras de arte existentes à data, nos túneis de via única e no pé direito dos túneis (lado contrário à entrevia), que será de 100mm do eixo da via.

Isto, claro, são referências dos anos 70, por isso vale o que vale com mais de 25 anos de separação entre a roda e o carril.
VALENÇA Imagem PORTO
Avatar do Utilizador
daniel.conde13
Participante
Mensagens: 68
Registado: 06 abr 2021, 15:53
Localização: Trás-os-Montes
Contacto:

Obrigado Ricardo e Giugiaro.

Tenho esta dúvida por causa de determinar a colocação correcta dos postes no meu projecto do Trainz. Se virem no meu post de 31 de Maio, tenho uma imagem de um desses postes, com objectos feitos pelos nuestros hermanos da Spain Trainz Rutas.

Há uma série de setas de cores diferentes para ajudar no processo de montagem das várias peças da catenária, mas nem no manual deles nem noutro lado encontrei uma explicação cabal para o alinhamento em relação à via.

Vou explorar melhor quando puder, para ver se esta multiplicidade de setas coloridas ainda esconde algum segredo para este problema.

DC
If there ain't no study, there ain't no fucking closed line!
Responder