Uhlenbrock digital

A electrónica digital para modelismo
Responder
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Inicio este tópico para troca de ideias sobre este sistema digital. :bla:

Para começar, venho falar do "MARCO".

O "MARCO" é um novo sistema modelar da Uhlenbrock digital para trabalhar com o RailCom.
Pelo que consegui perceber do meu fraco ingles, este novo sistema vai permitir finalmente explorar a tecnica do RailCom, ou seja, a transmissão bidirecional da informação, que até ao momento como sabem era só num sentido Central – Decoder. Assim as locomotivas e não só vão enviar de volta toda a informação que possuem, nome e tipo da locomotiva, localização, velocidade entre outros.
Ora aqui é que entra o “MARCO – Modular Automation for RailCom” que vai ser o receptor dessa informação. Claro que os decoder's tem que possuir a tecnologia RailCom.

Deixo aqui o link para vós mesmos poderem analisar melhor a informação e corrigir-me em algum ponto.
https://www.uhlenbrock.de/intern/index.htm
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Olá Rui,

Bem a utilização do RailCom não é uma novidade, e é mais fácil de implementar que o Lissy.

Já descobri no site da Lenz que o RailCom foi um conceito apresentado em 2000 à NMRA e acho que até foi patenteado por eles, e desde aí a LENZ já criou alguns decoder's e receptores.
O site explica tudo: http://www.lenzusa.com/1newsite1/RailCom.html

Basicamente o RailCom é isto:
Imagem
Vai existir um "dispositivo receptor" no layout que corta a energia durante alguns nanosegundos e durante este tempo o decoder da locomotiva vai ter a oportunidade de enviar 3 bytes de informação ao receptor e este repete a informação para a central. Este sistema envolve então:
a)Dispositivo que faz o corte rápido da alimentação
b)Decoder's que sejam capazes de detectar o corte e "devolver os 3 bytes" de informação.
c)Um detector da informação devolvida.

Pelos vistos a Uhlenbrock decidiu juntar o a) com o c) e acho que a Uhlenbrock também supõe que o seu "Cortador/Receptor" deve apenas alimentar uma pequena secção do layout (um cantão pronto ...), para se saber de que ponto da maquete é que vem a informação. Acho que fazia mais sentido e mais barato ter um só um a) para fazer o corte geral e depois ter vários c) pela maquete a receber a informação, como a Lenz fez.
Última edição por Luis Carlos em 16 fev 2012, 16:51, editado 5 vezes no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Luis Carlos Escreveu:Olá Rui,

Bem a utilização do RailCom não é uma novidade, é mais fácil de implementar que o Lissy.

Já descobri no site da Lenz que o RailCom foi um conceito apresentado em 2000 à NMRA e acho que até foi patenteado por eles, e desde aí a LENZ já criou alguns decoder's e receptores.

Boas,

Sim, sim, a Lenz já á muito que fala no assunto, mas parece que está um pouco parado, ninguém arranca com o sistema em força.

Sobre o Lissy pelo que jã li (não tenho experiencia pratica) parece-me bem, que no meu caso é mesmo o que preciso.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Boas,

Como já tinha referido noutro tópico, adquiri uma central digital da Uhlenbrock, a 65060 - Intellibox Basic. A minha experiência nesta central é nula, mas já fiz os primeiros testes com a minha 1400 e correu muito bem. :afro:

Mudei o idioma da central para Português, e a minha pergunta é se não á ninguém que tenha traduzido o manual para o nosso Portugal? É minha convicção ir traduzindo consoante vou necessitando de alguma informação mais ao pormenor.

Entretanto vou precisar de algumas dicas dos utilizadores que eu sei que á e que por ventura queiram partilhar os seus conhecimentos/pratica.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Depois de alguma leitura do manual, o Português ainda é uma miragem, começo por aplicar uma opção que no meu entender se torna importante. O sistema só fica disponível após a minha decisão e não como vem de fábrica. O procedimento é percorrer o menu e no campo “Opções Especiais – Special Option” alterar o valor á direita no LCD para “0”.

Passo a descrever:

Pressionar (menu)
Pressionar (mode)
Percorrer com a tecla (seta para baixo) até a opção Special Option
Entra no menu com a tecla (seta para a direita)
Na coluna da esquerda na segunda linha no LCD colocar o número da opção, que neste caso é 97
Passar para a coluna da direita e mudar para o valor zero
Pressionar a tecla (enter) para validar
Por ultimo pressionar a tecla (menu) para voltar ao inicio.
O * no LCD indica o valor que está ativo

De referir ainda o seguinte:
0=ativa a função (stop). A central arranca e fica numa função de paragem, led vermelho acesso.
1=ativa a função (go). A central arranca e fica pronta a utilizar, led verde acesso.

Esta discrição está na página 59 do manual. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Responder