Qual é a tua Central Digital?

A electrónica digital para modelismo
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Tenho um lokmaus 2 que, como não tenho maqueta, uso essencialmente para dar rodagem às minhas locomotivas DCC em N.
Adquiri-o num conjunto de iniciação Roco H0 com uma simpática DB 215.

Estou a ponderar a substituição por um z21(branco)

Comparei os o z21(branco) e o Z21(preto) e acho que o z21 serve perfeitamente.
A diferença de preço é brutal, sendo possível comprar o z21 a partir de 80€, enquanto o Z21 custa a partir de 300-350€.
A vantagem que vejo no Z21 é a compatibilidade com comandos de outros fabricantes, vantagem essa que vejo servir apenas para clubes ou para quem tenha uma coleção de comandos em casa e é saudosista de mais para os (ainda conseguir) despachar no ebay. Não me parece que isso possa valer €200+ para a maioria das pessoas.

A única desvantagem que consigo ver no z21 é a ausência de ligação para a linha de programação, facilmente contornável e de necessidade esporádica.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Alguem conhece o lokmaus R3? Estou a pensar comprar 1 para usar como slave para o meu puto.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

justiniano Escreveu:Alguem conhece o lokmaus R3? Estou a pensar comprar 1 para usar como slave para o meu puto.
Não aconselho. Nem a própria Roco quer saber desse comando! O Multimaus pura e simplesmente abafou o Lokmaus 3.
A investir o seu dinheiro faça-o no Multimaus, não no Lokmaus 3.

E já agora, qual central tem? Nem todas as centrais da Roco reconhecem o Lokmaus 3.
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Tenho uma central roco com multimaus, o lokmaus e para o meu filho usar como slave.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

justiniano Escreveu:Tenho uma central roco com multimaus, o lokmaus e para o meu filho usar como slave.
Penso que a central do multimaus não reconhece o Lokmaus 3, embora o lokmaus 3 não passe do 2 com um novo design.

Encontrei alguma info nos links abaixo mas não consegui ficar esclarecido.

http://www.railwaymania.com/ContentView?oid=369
http://rmf.modelisme-medias.com/forum-r ... lave-.html
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Desisti de comprar a z21 ou qualquer outra central DCC.
Porque haveria de gastar verbas elevadas quando fiz a minha própria central por cerca de 10 euros, com ligação e controlo pelo computador e linha programável separada?
Estou agora a prever a instalação de visor e wi-fi, o que possivelmente representará um custo de mais 5 euros.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Paulo Sousa Escreveu: 25 mai 2018, 09:48 Desisti de comprar a z21 ou qualquer outra central DCC.
Porque haveria de gastar verbas elevadas quando fiz a minha própria central por cerca de 10 euros, com ligação e controlo pelo computador e linha programável separada?
Estou agora a prever a instalação de visor e wi-fi, o que possivelmente representará um custo de mais 5 euros.
Concordo.
Pela experiência acumulada nestas andanças de tentar perceber qual a central mais adequada, temos vários caminhos. Só lá para casa, serve aquela que for eficaz e mais barata. Depois temos os encontros dos "Smartfones" e encontros da "Loconet", onde temos varias formas de exploração dos Layout´s e de controle das locomotivas, (digo comando).
No meu caso concreto, vou passar para a minha 3º central, ou seja, a "DAISY II-DCC-Digital-Set" da Uhlenbrock. Em casa utilizo em pleno, nos encontros onde esteja implantada a Loconet, utilizo unicamente o comando. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Responder