Alimentação DCC aos carris

A electrónica digital para modelismo
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Ora nem mais Jorge :afro:

Especialmente para quem utiliza "point motors " e PECO Electrofrog :)
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

jorge osorio Escreveu:E à sempre a maneira mais barata e que não deixa numca de funcionar.

E isso não requer algum tipo de soldadura?
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Jorge Seia Escreveu:

E isso não requer algum tipo de soldadura?
Sim, claramente mas eu pessoalmente gosto de esconder este tipo de coisas e costumo fazer da seguinte forma;

nas uniões por esclisas e em vias PECO afasto as Solipas e soldo as esclisas ao carril de seguida soldo pela parte de baixo da esclisas os fios condutores para alimentação da via e depois é só juntar novamente as Solipas e fica tudo escondido.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Eu faço idêntico ao Jorge Seia, soldo o fio à eclisa na zona de baixo desta mas não soldo a eclisa ao carril. Assim posso desmontar o circuito mais facilmente, se precisar. Mas corro o risco de ter maus contactos devido às eclisas poderem não estar em contacto com os carris a 100%. ;)

Como furo a base mesmo debaixo da zona onde a eclisa fica para passar o fio, o fio mal se nota.
Depois de cobrir a linha com balastro deixa de se notar por completo.
ricardo santos
Participante
Mensagens: 50
Registado: 14 mar 2011, 11:23

Boas tardes

Eu soldo logo directamente os fios no carril, e funciona muito bem tanto por nao se ver os fios como não existe perdas de Corrente.

Abraço

Ricardo Santos
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

ricardo santos Escreveu:Boas tardes

Eu soldo logo directamente os fios no carril, e funciona muito bem tanto por nao se ver os fios como não existe perdas de Corrente.

Abraço

Ricardo Santos
*quedas de tensão
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Angelo
Participante
Mensagens: 19
Registado: 14 jan 2011, 16:32

Boa tarde
Aproveitando este tema Alimentação DCC aos carris, tenho uma duvida que se prende por exemplo numa situação de loop em que as polaridades ficam invertidas, como é feito o isolamento e também ma passagem da maquina como ela reage.
obrigado
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Tens que isolar todo o LOOP, ou a via suficiente para que o material ( locomotiva e material reboque que seja alimentado por um decoder ) fiquem dentro dessa via isolada.
quanto à circulação nem dás por isso e pode ser regulavél.
Angelo
Participante
Mensagens: 19
Registado: 14 jan 2011, 16:32

jorge osorio Escreveu:Tens que isolar todo o LOOP, ou a via suficiente para que o material ( locomotiva e material reboque que seja alimentado por um decoder ) fiquem dentro dessa via isolada.
quanto à circulação nem dás por isso e pode ser regulavél.

Obrigado pela informação.
Angelo
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Boa noite,

Podem por favor esclarecer que tipo de cabo usam (rígido ou multifilar) e colocar umas fotos das soldaduras? Experimentei com multifilar no carril e na eclise e nao estou muito satisfeito.

RJ
Responder