Alimentação DCC aos carris

A electrónica digital para modelismo
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

justiniano Escreveu:Boa noite,

Podem por favor esclarecer que tipo de cabo usam (rígido ou multifilar) e colocar umas fotos das soldaduras? Experimentei com multifilar no carril e na eclise e nao estou muito satisfeito.

RJ

Boas! podes esclarecer melhor a tua duvida pois este post já à muito foi descrito? mas posso informar que uso ambos por exemplo: crias uma rede oculta com rígido em todo o perímetro do layout e depois realimenta-se com o multifilar.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

justiniano Escreveu:Boa noite,

Podem por favor esclarecer que tipo de cabo usam (rígido ou multifilar) e colocar umas fotos das soldaduras? Experimentei com multifilar no carril e na eclise e nao estou muito satisfeito.

RJ
Saudações,

Eu prefiro utilizar o multifilar, torna-se mais fácil a utilização em todos os sentidos. Referente há soldadura, tem que ser um trabalho com alguma mestria para ficar bem disfarçado. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

jorge osorio Escreveu:

Boas! podes esclarecer melhor a tua duvida pois este post já à muito foi descrito? mas posso informar que uso ambos por exemplo: crias uma rede oculta com rígido em todo o perímetro do layout e depois realimenta-se com o multifilar.
A minha duvida é mesmo na alimentação à linha, já experimentei soldar cabo multifilar ao carril e à eclise e não gostei dos resultados (esteticamente e funcionalmente). Que medidas de cabo usas?

De resto por baixo vai tudo em cabo multifilar de aparelhagem sonora e não deve dar problemas.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

fio de 1 mm a 1,5 mm, agora deve ser estanhado antes de soldar em definitivo no carril, assim não é necessário exercer muito calor nas vias para ficar soldado e sem danificar as chulipas.

também outra solução mais trabalhosa que é furar lateralmente o carril para fazer passar o fio, com fluxo, e depois só com um breve calor.
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Boa noite,

Foi mais ou menos isso que tentei mas não gostei do resultado. Vou experimentar agora com a linha já colocada.

Coloquei algodão húmido junto ao carril para evitar danos nos plásticos.

Desculpa a resposta tardia mas o fórum estava a dar erro.

Há fotos nalgum post?
Responder