Ligação de engates digitais Krois a um Loksound v 3.5 da ESU

A electrónica digital para modelismo
Responder
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa noite a todos

Será que haverá aqui alguma alminha que já tenha ligado engates digitais Krois a um Loksound da ESU? E se houver será que poderia dar umas explicações a este vosso amigo?
Eu sei fazer tudo, inclusive a programação do decoder, mas não tenho coragem de ligar tudo e carregar na tecla do Multimaus que acciona a função dos engates (no meu caso F7 para AUX1) porque tenho medo de queimar os engates. :biggrin: :biggrin:
Será que um valor de 3 para a função "Pulse" do "AUX1" faz accionar o engate?
Será que o decoder Loksound v 3.5 tem a função "Pulse" no "AUX1"?
Agradecia uma ajudinha :afro: :afro:

Abraço
Jorge
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Caro Jorge, tenho alguma experiencia com esses engates da Krois mas ligados a lokpilots 3.0.
Nesta versão existe essa função "digital coupler" para engates Krois que pode ser programada nas duas saídas auxiliares normalmente accionadas com F1 e F2 - CV115 e 116 respectivamente - com um valor acima de 240. O recomendado é 243. Também pode ser usada simplesmente a função "pulse" (com um valor acima de 192 - penso que cada incremento corresponde a 0,5seg). Dois segundos é mais do que suficuente.
Caso a versão do decoder seja mais antiga, pode-se usar um módulo extra (também da Krois, entre o engate e uma saida auxiliar do decoder) que serve exactamente de temporizador.
No caso do loksound 3.5, pelo que vejo nas tabelas de CVs no manual, não encontro nada equivalente. Mas pode ser que haja outra forma de o fazer, nem que seja com o tal módulo temporizador em ultimo caso.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Obrigado Sérgio.
Vou experimentar com o fio verde do loksound porque no lokprogrammer aparece a função "Pulse".
Depois digo qualquer coisa

Abraço
Jorge
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia

Como primeira nota quero aqui referir que a programação dos decoders via lokprogrammer é muito melhor e muito mais fácil do que se for feita via multimaus.
Além do mais, o lokprogrammer permite actualizar o firmware dos decoders, o que permite que os decoders tenham mais funções do que aquelas que trazem de origem.

Usando o fio verde, AUX1, consegui por a funcionar os engates digitais Krois.
Além disso acrescentei ao som da loco (no caso uma v200 da DB) também o som dos engates. E para um funcionamento mais realista do som e dos engates indexei o funcionamento dos engates ao som, ou seja, os engates só funcionam conjuntamente com o som.
Como já anteriormente tinha referido usei a função "Pulse" em AUX1 com um valor de 4, cerca de 2,15 segundos (a escala vai de 0 a 15, o que corresponde a uma escala de 0 a 8 segundos).

Esta locomotiva não trazia ficha nem para ligar o decoder e por isso tive que a digitalizar usando solda e alguns cortes na placa que já vinha de origem para que não ocorressem curto-circuitos (encontram-se na net esquemas que ensinam a fazer esta operação).

Jorge
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Jorge Seia Escreveu:Bom dia

Como primeira nota quero aqui referir que a programação dos decoders via lokprogrammer é muito melhor e muito mais fácil do que se for feita via multimaus.
Além do mais, o lokprogrammer permite actualizar o firmware dos decoders, o que permite que os decoders tenham mais funções do que aquelas que trazem de origem.

Jorge
Saudações,

Estava a considerar a compra do Lokprogrammer, estava indeciso, mas ao verificar agora as mais valias, fiquei mais convencido das vantagens em programar por esta via. :love:

Bom trabalho.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

O LokProgrammer tem de facto muitas vantagens. Mas atenção a quem tiver decoder de outros fabricantes, pois estes podem não funcionar correctamente com o LokProgrammer (pelo menos a ESU não garante).

http://www.esu.eu/en/support/faq/lokprogrammer/
Is it possible to program decoders from other manufactures with the LokProgrammer?
The software which comes with the LokProgrammer was especially developed for the ESU LokSound and LokPilot decoders. You may be able read and write to decoders other brand names. Not all of the companies are following the DCC rules and recommendations, ESU can not give any kind of guaranty.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa tarde Sérgio

Fez bem em fazer esse reparo porque eu esqueço-me sempre desse pormenor porque só uso decoders ESU para os motores.
De facto o lokprogrammer não permite um funcionamento igual com os decoders de outras marcas, aliás acho que com os decoders de outras marcas só permite ler parcialmente a informação, não permite fazer quaisquer alterações ao decoder.

Já agora e voltando aos engates Krois, parece-me que não gosto muito do funcionamento dos mesmos.
Parece-me que quando se activa a função eles abrem e quando a função se desliga automaticamente eles fecham, é correcto este funcionamento? Não funcionam como os da Roco que abrem e fecham quando se lhes dá ordem para isso?
Se pudesse esclarecer este aspecto, agradecia.
Obrigado
Jorge
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Jorge Seia Escreveu:Já agora e voltando aos engates Krois, parece-me que não gosto muito do funcionamento dos mesmos.
Parece-me que quando se activa a função eles abrem e quando a função se desliga automaticamente eles fecham, é correcto este funcionamento? Não funcionam como os da Roco que abrem e fecham quando se lhes dá ordem para isso?
Se pudesse esclarecer este aspecto, agradecia.
Obrigado
Jorge
De facto, esse comportamento é o esperado. O engate deve desligar-se automaticamente (após atingir o limite de tempo previamente programado) sem ser necessário carregar novamente na função para esse fim. Desta forma garante-se que estes não queimam!
No entanto também pode carregar novamente na função para estes se desligarem, desde que seja dentro do limite de tempo antes de estes fecharem automaticamente.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia

Obrigado pelo esclarecimento.

Jorge
Responder