Dúvidas: Sistema Digital

A electrónica digital para modelismo
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Não sei se deveria criar um novo tópico para estas duvidas, mas aqui vai.
Comprei recente um multimaus e respectivo amplificador e transformador , que funciona correctamente com uma locomotiva (BR 218) da roco numa linha conectada directamente ao amplificador. se puser uma locomotiva com decoder (que permite o analógico e digital) (locomotiva hercules da trix) esta faz um pequeno zumbido ,quando carrego no stop ela dá um clic e não anda nem acende luzes, já limpei melhor as rodas e está na mesma, com outra locomotiva tenho um problema idêntico, a locomotiva é uma (BR 101 da piko) com o mesmo tipo de decoder , mas aqui acende as luzes (cabeceira e cauda) quando mando andar a medida que dou velocidade oiço um zumbido fininho do motor que varia de intensidade conforme a velocidade mandada , mas andar nada, aqui não consigo desligar as luzes. Ambas as locomotivas (hercules e BR 101 funcionam bem em analógico. Alguém tem ideia do poderá ser? Ou o que poderei fazer para as por a andar?

Tenho uma outra duvida: Como disse atrás a loc. BR 218 da roco ligada directamente ao amplificador funciona bem mas posta na maqueta funciona bem num troço de via mas mas noutro já falha, pensei tratar-se de pontes de 2 diodos com outros 2 diodos em anti paralelo que estão em serie com os troços para fazer a detecção dos comboios no troço, o que até funciona bem, o sistema de sinalização detecta bem a locomotiva. A minha duvida é as linhas tem de estar muito bem limpas para as locomotivas não falharem?, qual a distancia maxima que podem andar do amplificador sem haver falhas? Pergunto isto porque os diodos que referí atraz provocam uma queda de tensão de 1.4volt mas a linha suja...
Estou a tentar perceber o que se está a passar para arranjar uma solução para estes problemas. Provavelmente vou ter de criar uma linha em anel com fio grosso que ligue ao amplificador e a todos os troços .
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Caro Pedro, gostava de puder ajudar, mas também não sei como!
A única coisa que posso dizer, e que mais que uma pessoa me disse é para fazer a alimentação do circuito em vários pontos distribuídos pela maqueta.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Boa tarde, Pedro!

Conforme o Marco diz e muito bem, quantos mais locais melhor, eu no meu layout como é todo em via dupla coloquei alimentação por baixo (convem ser condutores de + 1.5mm, os meus são de 3mm flexivél é o que tinha a mais lá por casa) de todo o circuito e alimento as vias +/- de 2 em 2 metros, porque é via Peco.

Mesmo sem funcionar após 1 Mês é só ligar e ver os comboios a circular, claro que por vezes aqui e ali tem uns pequenos solavancos, mas após a passagem da composição de limpeza tudo fica normalizado.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Hoje estive a limpar as vias e o sistema funciona muito melhor , noto que se shuntar os diodos dos blocos de detecção a locomotiva anda mais um pouco , tenho ainda mais outro detalhe como tenho mesas de comando do analógico e não estou a pensar em desactiva-las há mais umas perdas nesses troços nas estações

Mas o que não consigo resolver mesmo é por a 101 e a hercules á andar.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa tarde
Já fez o "reset" dos decoders?
Da experiencia que tenho, às vezes, o facto de se andar a mexericar tanto o material fica baralhado e depois o melhor é colocar as definições de origem.
Experimente fazer o "reset" aos decoders na via onde pretende que as locos andem.
No multimaus para fazer o reset escolha "cv 8" e prima "ok".

Jorge
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Obrigado pela ideia :afro: já agora como se apaga os endereços com as respectivas configurações no multimaus e no locomaus 2 estou a ver que vale mais a pena apagar tudo e começar tudo de novo.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

No lokmaus 2 não faço a minima ideia.
No multimaus, deve aceder ao menu e nos vários sub menus que existem escolher o do comando e a seguir escolher a função que repõe os parametros de fábrica.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro Pedro:
Então as informações que lhe dei no outro fórum, não surtiram efeito?
Pelo que deduzi da nossa troca de mensagens, pensei que tivesse ficado esclarecido.
Diga lá quais são as "novas" dificuldades que tem! Estamos cá para o ajudar.
Um abraço,
Alvaro Sousa
www.linhadonorte.com
Esu dealer
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 30
Registado: 29 fev 2012, 17:44

Boa noite amigos

recentemente comprei algumas vias roco geoline com o multimaus e resantes aparelhos.
Ando com ideias de comprar uma 1400 da sudexpres DC mas não digitalizada...
consigo andar com a locomotica na mesma no circuitoapesar de analogica ? .... tem de ser digital?
posso depois fazer a digitalizaçao da locomotiva? .... quanto custa?
nisto dos comboios de brincar sou mesmo nabiço, nao percebo nada

Obrigado

Cumprimentos
A. Godinho
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Caro António Godinho, com essa central não podem mesmo circular locomotivas analógicas, mas exclusivamente digitais.
Quanto a digitalizar a locomotiva em questão, não é dificil mas também não é das mais fáceis para começar, pois a desmontagem da carcaça é algo complicada (está muito apertada e tem de ser com muito cuidado). Depois é so retirar a peça (designada vulgarmente por dummy) que está encaixada no socket de 21 pinos e colocar nesse sitio o descodificador (de 21 pinos obviamente). São locomotivas algo gulosas, por isso recomendo descodificadores "ESU V4" por exemplo (é de evitar tudo o que seja "basic").
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Responder