Gerador de fumo, como faço?

A electrónica digital para modelismo
Responder
Maquinista
Participante
Mensagens: 32
Registado: 30 ago 2010, 20:40

Comprei um gerador de fumo para pôr na minha shay DCC, está tudo instalado e o gerador funciona quando ligado aos trilhos, não tenho é a certeza a que cores hei-de ligar
Alguém ajuda?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa tarde

Se for um decoder esu (ou outro equivalente) deve ligar o fio azul para ter o polo positivo e um dos fios de funções, p.ex o verde para ligar e desligar (digo eu!!!!)

Veja nas instruções do decoder qual o fio do polo comum a todas as funções e quais são os fios das funções que se encontram livres (não esqueça que em principio o amarelo e o branco são para as luzes).

Se tiver dificuldade em encontrar o polo equivalente ao fio azul procure nas luzes que em principio será o comum às luzes da frente e de trás.

Jorge seia

PS: não assumo a responsabilidade do que deixei escrito :uwi: :uwi: :uwi:
PS2: é preciso cuidado no caso de se tratar de um decoder com som porque deve-se ter em atenção as funções que já estão afectas ao som.
PS3: para melhor percepção das cores e respectivas funções veja o seguinte link da hornby: http://www.hornby.com/digital/dcc-insta ... 7,HAR.html
Maquinista
Participante
Mensagens: 32
Registado: 30 ago 2010, 20:40

Sim tem som, Tsunami-acho eu.
Ainda não encontrei um sitio onde digam claramente inequivocamente ligue este fio a esta cor.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Olá novamente

veja se esta página o esclarece: http://www.newrailwaymodellers.co.uk/el ... coders.htm

Jorge Seia
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Boa tarde,

A locomotiva não vem com folha de instrucções do decoder?
O fio azul é o comum de funções, para os decoders que seguem as normas da NMRA.
Se é um Tsunami é da Soundtraxx, americana. Tente encontrar no site deles o manual desse decoder,
isto para saber qual a função que está disponível, F1, F2 ou F3.
http://www.soundtraxx.com
O comum, fio azul, é ligado ao exterior do gerador de fumo. Se a carcaça da locomotiva já tiver este comum ligado à mesma, não precisa de o ligar. O fio da função disponivel liga no fiozinho no meio do decoder.

Espero ter sido útil. Qulquer coisa disponha.

Cumprimentos,
A.Cavaco
Maquinista
Participante
Mensagens: 32
Registado: 30 ago 2010, 20:40

liguei o fio azul e o amarelo-não sucedeu nada-mesmo ligando as funções.

liguei o azul e o branco a luz deixou de dar (só tem luz para a frente) mas não sucedeu mais nada.

Desliguei os fios- a luz está sempre ligada.

Será que tem solução a luz?

Agradeço a todos os links que me têm enviado, mas na verdade não consigo encontrar nada respeitante à ligação que pretendo. Ligar o gerador de fumo.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boas

Pela imagem que colocou não consigo perceber se há ou não, no decoder, fios verde e/ou roxo...
Será que me pode confirmar se de facto existem fios verdes ou roxo.
De qualquer maneira NÃO DEVE NUNCA mexer nos fios branco e amarelo uma vez que os mesmos são reservados para a alimentação das luzes que acenderão de acordo com o sentido de marcha.
Explique melhor isso de ter ficado com as luzes sempre acesas.
PF no link seguinte: http://www.soundtraxx.com/manuals/tsuinstallation.pdf vá à página 8 para perceber as ligações
Jorge Seia
Última edição por Jorge Seia em 11 set 2010, 08:39, editado 1 vez no total.
Maquinista
Participante
Mensagens: 32
Registado: 30 ago 2010, 20:40

Não tem nem verde nem roxo
São oito pinos
Azul
vermelho
branco
cinza
preto
laranja
amarelo
há um pino que não tem fio

agora a locomotiva fica sempre com a luz ligada, para a frente, para trás(nunca dava) quer esteja ligada no comando ou não.
Fica é um pouco mais intensa quando se liga no comando.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia

Pelo que me diz, se não tem fio roxo nem verde não pode instalar o gerador de fumo de modo a que possa ser ligado/desligado com o comando digital. Efectivamente seria um destes fios que permitiria utilizar uma das funções auxiliares, mas se os fios não existem é porque o decoder não comporta funções auxiliares, ou seja, apenas tem as duas funções das luzes.
Assim para instalar o gerador de fumo terá que o ligar directamente ás tomas de corrente das rodas e, claro, sempre que colocar a loco na via ela começa a "fumar" independentemente da sua vontade.
Quanto às luzes, parece-me que deverá ser fácil resolver. O meu amigo deve ter soldado (isto é, se os chegou a des-soldar) os fios das luzes ás tomas de corrente das rodas e por isso é que estão sempre acesas, ou então terá um pequeno curto-circuito.
PF para resolver este problema veja atentamente a figura da pág. 8 do último link que lhe mandei e tente soldar os fios como ali se indica.
Antes disto, tente fazer o "reset" do decoder a ver se resolve (escolha CV8 e prima ok).

jorge Seia
Maquinista
Participante
Mensagens: 32
Registado: 30 ago 2010, 20:40

Bom, já resolvi. Coloquei um descodificador extra-e ainda fico com umas luzes para colocar na cabine.
Responder