Módulo - Anísio Nelson "A ponte de pedra"

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Responder
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Pois é, vou-me meter na construção de um módulo. Já o afirmei noutros tópicos que sou um nabo, mas mesmo um nabo, em paisagismo ferroviário. Estou nesta altura a começar uma maquete nova e ao saber do Workshops que se vai realizar no próximo dia 1 de Dezembro, durante o 14º encontro dos módulos do norte, acendeu-se-me uma lanterna e vai daí há que aproveitar os conhecimentos de outros, que sabem muito mais do que eu, para ver se aprendo algo que possa posteriormente ser transferido para a nova maquete.
A construção da caixa, isso vai ser canja, levou a um estudo sobre aquilo que lá vou colocar. Assim tentei visualizar lugares perto de onde moro e tentar tirar alguma imagem que pudesse aproveitar para o meu cenário. E foi ai que surgiu um lugar muito perto chamado "Ponte da Pedra" de onde tirei algumas ideias para a minha caixa.
Para já levou a que tivesse que adquirir uma ponte imitaçao de pedra. Essa ponte tem 12 cm de altura e como as normas dos módulos dá apenas para 9 cm, tive que adquirir madeira de forma a que a minha caixa vá ter 16 cm de altura.
A 1ª remessa já cá está. No sábado é para a montar. Depois mostro o resultado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Ja comprou a ponte?

Para tirar alguma ideia sobre a construçao de pontes em alvenaria, em roofmate ... :roll:

http://forum.modelismo-na.net/viewtopic ... 8&start=30
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

Pois é, é tudo muito bonito mas continuo na minha; sou um nabo.
A sua ponte está espectacular e após ter visto a sua construcção, para mim até seria capaz de fazer algo de semelhante, mas falta-me o início, falta-me o saber como vou fazer aquilo, com que materiais, de que forma, etc. É este o meu problema. Muitas vezes depois de visionar a execução de qualquer elemento, até já sou capaz de o executar e muitas vezes de o melhorar. O problema é começar. É imaginar o início.
Assim e como não sabia como fazer tal ponte resolvi já adquirir uma já feita da Noch (mostro foto).
Mas quero agradecer a sua intervenção que foi muito oportuna. Vamos lá ver como vai correr este doutoramento. No fim o "Professor" (Dr. Jorge Osório) vai dar uma nota. Eu prometo divulgá-la.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Que madeirinha tão boa para a lareira... :biggrin:


O Osório vai dar uma nota.....e eu vou criticar até me cansar :diablo:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Jorge Seia.

Esta madeira não arde nas lareiras, está muito impregnada de vontade de aprender.
Quanto ás suas, ou de outros, críticas elas serão sempre vem vindas, desde que acompanhadas de um Alvarinho fresquinho e uma Pata Negra.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

farripas Escreveu:
(...) desde que acompanhadas de um Alvarinho fresquinho e uma Pata Negra.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Ora aí está uma boa sugestão para o fim de festa no sábado. :)
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Eu também alinho no vinho e na moça das patas negras....
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Muito bem, então vamos lá ver quem é o 1º a criticar. É que assim será o 1º a pagar.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Na continuação da montagem do meu módulo, hoje andava eu a vaguear no "Leroy" da Maia (em serviço profissional) e dirigi-me á secção das cortiças para ver material do mesmo com 5 mm de espessura destinado a colocar por baixo dos carris.
Acontece que descobri uns rodapés que quase foram feitos para nós, modelistas () ferroviários. São tiras de cortiça, devo dizer um pouco caras ( +/- 15 €), com 90 cm de comprimento X 6,5 cm de largura X 5 mm de altura e em que numa das faces já está cortada em bisel de 45º. Só precisamos de cortar do outro lado (as tiras terão, penso eu, +/- 4 cm de largura) num angulo aproximado de 45º.
Para quem não tiver muito jeito ou não conseguir arranjar cortiça de 5 mm, esta poderá ser uma solução. Mas devo acrescentar que é um produto caro.
Na continuação mostro fotos dos mesmos.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

A minha base de cortiça não vai ser cortada a 45º.....penso que isso é facultativo, pois não estou a ver isso como uma característica obrigatória na construção de um módulo, tal como a largura da base de cortiça que vem referida nas normas maquetrem = 118mm de largura não lembram a ninguém :thumb: , não sei porque é que não adoptaram 120mm.... :fool:
Cumprimentos
Responder