Módulo - Anísio Nelson "A ponte de pedra"

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro Isantos

Quando afirmei que no outro lado da cortiça se ia cortar a 45º era apenas, e só neste caso, para aproveitar o corte que já vem nas peças (no outro lado)e ficar simétrico, caso contrário teria que cortar a direito também nesse lado.
Claro que não é obrigatório, e lógico cada um fará ao seu gosto.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Eu tentei livrar-me logo desse biscate de cortar a cortiça a 45º, pois sou um nabo em carpintaria (não sei se a cortiça se enquadra em carpintaria...).
Onde tive uma surpresa mais ou menos desagradável (dados os meus parcos conhecimentos de carpintaria), foi quando colei as 4 laterais de madeira (2x40cm e 2x92cm) à placa de 40x92cm, pois como não deixei peso nenhum sobre as 4 laterais quando a cola branca secou.......ao mesmo tempo fez elevar de forma não uniforme as 4 laterais.....(já que as Normas Maquetren vão tanto ao pormenor, também podiam dar mais concelhos para a construção dos módulos.... :swear: .....)
Mas pronto, espero que o seu lhe corra de feição. :afro:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Por essa razão é que eu utilizo parafusos e depois colo, porque a madeira não foi cortada a lazer e não ficou com os cortes a 100%.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Isantos

Essas coisas acontecem, devia ter colocado precisamente nos cantos e nos pontos médios, por exemplo, uns parafusos a prender ou então os tais pesos.
Já experimentou virar o conjunto todo, colocá-lo num local plano e com uns bons pesos tentar que a tábua acabe por ficar direita ?
É que se não é trabalho deitado fora e não estamos cá para isso.
Quanto á minha caixa vamos ver como fica. Tenho algumas precauções a levar em conta e uma delas é precisamente esse empeno que pode acontecer. A ver vamos.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Infelizmente só aparafusei depois para dar mais rigidez ao conjunto. Mas de qualquer forma praticamente não se nota, porque essa irregularidade está virada para baixo.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Bem, como já por cá ando a algum tempo!!!

Informo que a poção mágica para isso é tão simples, basta impregnar com álcool no local onde está cola e esperar que esta amoleça depois fazer todos os ajuste, com pesos ou grampos, ou até refazer de novo.

Eu próprio já desmontei por não concordar com o que via...
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos:

Enquanto a caixa não fica pronta, vai-se alinhavando projectos de elementos a incorporar no módulo. Tenho intensão de incluir já na fase final do rio que vai existir uma saída, daquelas que nós vemos em muitas praias, de esgoto ou águas pluviais.
Existe uma marca "DUHA" que possui essa saída, mando foto da mesma. Porém achei que tal peça não fosse difícil de fazer e pus-me ao caminho. Tenho um caixote cá em casa com as sobras dos Kits de plástico e fui lá procurar se conseguia algo que me ajudasse. E penso que encontrei. Com mais uma esferográfica a minha saída saiu assim.
Só falta a pintura em cinzento com imitação de cimento.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Simples e muito bem feito !! :afro:
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Està a começar bem :afro:
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos:

Pronto a ser instalado no meu módulo.

Cumprimentos
Anísio nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder