Módulo João Joaquim + Nuno Magalhães

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Responder
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

E finalmente eu e o Nuno metemos mãos à obra.
Se tudo correr bem, no encontro deste mês é para testar os topos e verificar se as linhas estão no sítio correcto. :biggrin:

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Bom dias, João e Nuno!

Fico muito contente por ver esses caixotes, e já sabem relativamente ao resto é só dispor, faço só uma chamada de atenção ao método utilizado para união dos módulos assim, nos lá de casa utilizei parafusos M8 e porcas de garras, uma vez que estes módulos são para serem unidos sempre da mesma forma este método é mais simples e rápido.

Também alerto para a furação das uniões dos módulos que consigo ver nas imagens; só os módulos dos topos, Este e Oeste, necessitam de uma furação igual aos módulos de 40cm de largura sendo no sentido Sul / Norte o seguinte:
o 1º a 10cm o 2º a 20cm e o 3º a 30cm ( só para os topos dos módulos Este e Oeste )
nas restantes uniões utilizei a seguinte furação: 1º a 8cm o 2º a 30cm e o 3º a 52cm.

Se ficaram com dúvidas é só ligar, informo também que neste momento e contando com todos estes módulos, realizados e previstos, já temos um layout com 21 metros.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

jorge osorio Escreveu: Fico muito contente por ver esses caixotes, e já sabem relativamente ao resto é só dispor, faço só uma chamada de atenção ao método utilizado para união dos módulos assim, nos lá de casa utilizei parafusos M8 e porcas de garras, uma vez que estes módulos são para serem unidos sempre da mesma forma este método é mais simples e rápido.
A ideia era mesmo essa, parafusos um pouco abaixo dos 10mm do diâmetro dos buracos e as porcas de orelhas (é como se diz na minha terra :P ) para facilitar na montagem.
jorge osorio Escreveu: Também alerto para a furação das uniões dos módulos que consigo ver nas imagens; só os módulos dos topos, Este e Oeste, necessitam de uma furação igual aos módulos de 40cm de largura sendo no sentido Sul / Norte o seguinte:
Optei por furar igual em todos, assim ficam standard (mas agora que falas nisso, podemos colocar mais um furo nos restantes para dar mais estabilidade).
Mas enganei-me nas primeiras furações, não medi desde a placa lateral, medi directamente na placa do topo e os furos ficaram um pouco ao lado. Entretanto abri novos buracos e penso que ficou corrigido. Nada como se testar no próximo encontro. ;)
jorge osorio Escreveu: Se ficaram com dúvidas é só ligar, informo também que neste momento e contando com todos estes módulos, realizados e previstos, já temos um layout com 21 metros.
Já contando com estes 3 módulos? Já vai dar uma maquete interessante!!!
Eu e o Nuno temos ideia de criar mais dois módulos pequenos (metade do comprimento normal) para os topos, onde existam agulhas. Iremos fazer duas versões, uma para via única e outra para via dupla. Na via única vamos meter uma agulha, para dar acesso à triagem da estação. Na via dupla metemos duas agulhas, para permitir a passagem dos comboios entre vias.
Depois consoante a maquete podemos encaixar a estação numa secção de via única ou dupla, conforme seja a vontade do momento. :P

Eu gosto muito da exploração em via única, acho que dá imenso gozo durante a circulação do comboio.
A ver se consigo convencer mais alguém a alinhar neste tipo de via. :biggrin:
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Joao Joaquim Escreveu:
Eu gosto muito da exploração em via única, acho que dá imenso gozo durante a circulação do comboio.
A ver se consigo convencer mais alguém a alinhar neste tipo de via. :biggrin:
Bom Trabalho.

No que me toca podes contar comigo, mas a distancia dos encontros ainda é considerável.

Tenho em projecto o modulo da linha do Oeste mais precisamente, a ponte sobre o rio de Salir do Porto.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

João, um reparo!

Eu não uso porcas de orelhas nestes módulos, mas sim porcas de GARRAS, estas ficam definitivamente no módulo.

Como depois não à necessidade de ajuste é mais fácil a junção entre eles.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Boa João! É mesmo caso para dizer finalmente, entraste nestas andanças dos módulos. :afro:
Boa sorte.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Bom dia João!

Faço minhas as palavras do Sérgio, finalmente entras-te nestas andanças dos módulos.

Relativamente aos furos, o conveniente é fazer os mesmos com um diâmetro de 10mm e utilizar porcas M8. Se o furos ficarem ovalizados também não se perde nada, pois ganha-se mais alguma folga no ajuste entre módulos.

Como disse o Jorge Seia, os furos devem ficar a 10 cm, 20cm, 30 cm e (40 cm), a partir do Norte, descontando a tábua do cenário. Quando referi 40 cm, será para um módulo com 50 cm de largo, porque isto pode permitir mais combinações.

Vejamos o caso do módulo da "Rotunda" que fiz mais o amigo Espada. Tem 50 cm de largura e pode ser montado ao contrario, ou seja, com a rotunda para o lado do público, como o faço em casa, conforme dá para perceber nas fotos anexas.
É claro que isso implica trocar as ligações do par de cabos em ambos os extremos, ou seja, preto com vermelho e vice-versa, voltando a fazer o mesmo no extremo oposto, porque o módulo estar invertido em relação à sua construção. Isto sucede, porque a rotunda tem uma manivela que não pode ficar encosta à parede e por outro lado fica alinhado com os cenários dos restantes módulos que neste caso estão encostados à parede. Ou seja, neste caso a operação é feita do lado do público, com o cenário junto à parede.

Marcos Conceição
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder