Módulo - Bruno Valente

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Boa noite pessoal!!
Bem, finalmente e depois de tanto tempo á espera da madeira, já chegou, já foi cortada e convertida no meu futuro módulo...
A fotografia está péssima, mas é para a malta ficar com uma ideia do estado do projecto. Foi montado á coisa de horas e ainda tem em certos sítios cola branca, para ficar bem forte!
Amanhã se a cola branca já estiver seca, coisa que deve estar, viro o módulo ao contrário, pois ele tá ao alto e dou a cola branca onde falta. De tarde quando vier do emprego, quero ver se já coloco a cortiça para ficar com uma ideia. E para já é tudo! Espero que gostem... :yeah:

Uma coisa: Esta madeira é igual a que vocês usam, penso eu, mas tem uma coisa, é de 9 mm não de 10 (1 cm) Coisa que não faz muita diferença porque pedi para cortarem com mm a mais para chegar as medidas especificadas. E até porque corri imensos sítios e em lado algum tinha de 10 mm. Apenas me esqueci de um promenor, nas placas laterais onde tem os furos, deixar com 8,1 cm para dar a altura certa quando o tampo em cima se fixasse, para dar o desconto dos 9mm, não o fiz, esqueci-me. A minha ideia é antes de meter a cortiça que tal uma folha de cartão por baixo com a espessura de 1 mm para acertar os valores?? Que dizem? é bem? A altura certa com a cortiça terá que ser no máximo dos máximos 9,5 cm correcto??
Até amanha,
Cumprimentos.

Imagem
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Bom dia Bruno,

qual é a norma que está a seguir?

Entretanto, tambem deparei com essa questão da espessura do contraplacado ter menos 1 mm que a especificada nas (no meu caso) normas maquetren (mq40 via única). No entanto quer-me parecer que desde que garantida a altura do chão à plataforma de via e desta ao topo do carril, que tal não constituirá um problema.

Força com o seu módulo

Abraços
rp
Última edição por racia em 18 jul 2011, 14:03, editado 1 vez no total.
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Bom dia, estou a fazer com as normas maquetren, tal como nos Pdf´s que partilharam aqui ao lado.
O meu também vai ser via única, mas por esse efeito é igual ou tem algo diferente?
Obrigado.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Esse contraplacado de 9mm é em bétula ou em choupo, e não é fabricado em Portugal.
O contraplacado com 10mm é fabricado em Portugal e é em eucalipto. Posso deixar os nomes de alguns revendedores que comercializam o contraplacado nacional. ;)
Também podem vir directamente à empresa que produz o contraplacado e comprar lá, mas normalmente para pequenas quantidades os revendedores fazem melhor preço (por causa dos descontos de quantidade e da logística inerente a pequenas vendas).
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde!

Infelizmente é usual não se conseguir encontrar madeira com a espessura indicada mas "Normas Maquetren", a qual é de 10 mm.
Ainda que a madeira com espessura de 9 mm não seja tão robusta, o problema é mesmo quando se pretende pregrar ou aparafusar na união entre peças prependiculares.
Quanto às medidas, convém que sejam salvaguardasa a dimensões do "caixote" ou "gaveta ao contrário" e que são:
- Comprimento - 92 cm
- Largura - 40 cm
- Altura - 9 cm
A altura ao solo, vai depender das patas e do sistema utilizado para assentar a via. Para o caso de se utilizar via sem balastro incluindo, convem uma empregar uma tira de cortiça com cerca de 5 mm de espessura, embora depnda do tipo/marca de via.
A altura do topo dos carris ao solo é de 1150 mm.
Comvém que as patas tenham pés ajustáveis, não só para superar pequenas diferenças, mas porque o pavimento onde se vá montar o conjunto de módulos, não esteja perfeitamente nivelado e assim facilitar a ligação entre eles.

Cumprimentos,

Marcos Conceição
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Agradecido pelas dicas mas agora as madeiras já estão compradas e cortadas...

A construção dos meus módulos, Peixaria e A-dos-Torresmos, pode ser acompanhada em:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 1788370613
e
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 1788370613

a localização relativa das vias nos módulos de via única e de via dupla é diferente. É conveniente ler a documentação detalhadamente antes de meter mãos à obra.

Não consigo reconhecer o perfil do seu módulo em nenhuma das normas. Quais as medidas do módulo no seu todo, e a que distância colocou o eixo da via dos lados sul e norte?

Abraços
rp
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Marcos, boa tarde

espero que o Bruno não se aborreça de colocar aqui esta questão (afinal a thread é sobre o módulo que ele está a construir...).

No caso de utilização de via com código 75, como se resolve a união com os módulos que utilizam via de código 83 ou 100?

Obrigado
rp
Última edição por racia em 18 jul 2011, 16:00, editado 1 vez no total.
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Mais um para irmandade dos modulos :angel2: ate setembro tens o brinquedo pronto ? :D
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Pessoal, a nivel de medidas está tudo impecável e batem todas certas.
Também devo fazer com código 75 pois fica mais realista, quanto de 75 para 100 existem eclises para fazer a diferença...
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

pois existem, mas no caso da ligação dos módulos há que considerar algumas particularidades. Por exemplo, com a utilização de carril de 75 e considerando a altura ao chão, que medida é que vale, o do topo do carril ou a da plataforma da via? é que, eventualmente terá de se considerar o aumento da altura da cortiça para 6 mm de forma a compensar a diferença... estão a seguir-me?

Obrigado
rp
Responder