Módulo - Bruno Valente

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Amigo Carrilho!

Qual foi a marca? e é areia mesmo e cinzenta?
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

A marca é ECO+, e vende-se nos hipermercados Eleclerc. Mas deve de haver outras marcas com o mesmo aspecto, principalmente aqueles de preço equivalente (as mais baratas).
Bruno, espero que não leves a mal esta minha intervenção
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

People, good afternoon!!
Uma dúvida:
Todo o meu material motor é analógico, no meu módulo para o fazer andar basta dois fios a alimentar nos carris que depois saiem para o respectivo transformador. Até aqui tudo bem, mas o que tenho que meter mais a nível de ligações e para o sistema digital também?
Obrigado!

Em resposta á tua mensagem Marco, na boa, quanto mais informação melhor, assim todos aprendemos... :afro:
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Bem, vou colocar aqui mais umas fotos, ainda sem grandes evoluções, pois só amanhã é que vou buscar as vias e o balastro.
Nestas fotos, já tenho todo o módulo montado, pregado colado e bem reforçado, não deixando assim, mal possa, de meter uns reforços por baixo nos cantos...
Já tem a cortiça de 4 mm colada e meti uma via em cima para ver mais ao menos como ficaria, com a locomotiva também, para ter um pouco de noção dos tamanhos e outras coisas... :)
Esta é uma segunda mensagem, mas por favor leiam a de cima que postei, em relação á duvida da electrificação para me poderem ajudar.
Obrigado!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Bruno, vê ajuda estas são as ligações utilizados nos Módulos via dupla.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Ok Jorge, obrigado...
Já tenho as linhas comigo, digam-me uma coisa, por 6 mm faz muito a diferença para chegar aos 92 cm?
Isto é, por esses 6 mm tenho mesmo que cortar e soldar até chegar aos exactos 92 cm? Ou pode passar assim?

É que tamos a falar de 6 mm, mesmo se tiver que ser cortado nao vou cortar 6 mm... mas sim um pedaço maior e fazer a diferença.
Obrigado!
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde!
Bruno Valente Escreveu:Ok Jorge, obrigado...
Já tenho as linhas comigo, digam-me uma coisa, por 6 mm faz muito a diferença para chegar aos 92 cm?
Isto é, por esses 6 mm tenho mesmo que cortar e soldar até chegar aos exactos 92 cm? Ou pode passar assim?

É que tamos a falar de 6 mm, mesmo se tiver que ser cortado nao vou cortar 6 mm... mas sim um pedaço maior e fazer a diferença.
Obrigado!
Infelizmente os troços de via recta flexível da PECO não têm exactamente os 92 cm, mas somente 91,4 cm.

A diferença ainda é significativa, pelo que deverá ser compensada. Porém como dizes, o melhor é insesir um pedaço maior e cortar o que sobre na recta, ou seja, vai obrigar a utilizar 2 eclisses metálicas por via, as quais podem ser aproveitadas para soldar os fios de alimentação, dado que soldar/estanhar nos carris é mais dificil devido ao tratamento da superficie dos mesmos.

Para as diferenças de comprimento nos carris já basta o que os carris vão sofrer com as variações térmicas entre o tempo quente e o tempo frio.

Marcos Conceição
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Boa noite pessoal!
Aqui deixo mais umas novidades e o estado do projecto. Espero que gostem... :afro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A via já está toda balastrada e já fiz os muros da zona que estou a recriar.
E na foto que se vê um fio preto é na zona das ligações, sem contar com esse fio, pois aí ainda não foi balastrado, penso que até ficou bem disfarçado, não acham?
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Bruno,

caramba, isso está a ir depressa e bem.

se não te importas, um montinho de perguntas, :biggrin:

o que acabaste por usar para fazer o balastro?
qual a espessura da cortiça e onde a compraste?
o que usaste para cortar os carris?

Obrigado
rp
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

ahahah tantas perguntas :biggrin:
Mas eu respondo...
É assim, o balastro é um muito porreiro é da noch e woodland scenics, muito realista, parece areia, logo á escala sao pedras, é o que se quer... :afro:
Cortiça, 4 mm, tinha cá em casa um bocadito cortei em bocados juntei-os e voilá :P
Usei um alicate de corte, não específico para este trabalho, mas cortou muito bem mesmo, deixou só uma ou outra ponta mais "defeituosa" mas nada que com uma lima se resolve-se...
Espero ter ajudado :)
Responder