Página 3 de 9

Re: 1º Rail Model

Enviado: 26 mai 2015, 09:16
por mafonso
Paulo, fotos excelentes. :estrelas:

Re: 1º Rail Model

Enviado: 26 mai 2015, 10:11
por Jose Antonio Godinho
Bom dia,
O Norte veio ao Centro e a Organização está de parabéns pela mostra de elevado nível apresentado que só pode deixar-nos orgulhosos e crentes no futuro da modalidade. Para quem lá vai, sai por certo a ganhar, em especial os entroncamentenses que beneficiam do acontecimento estar à sua beira. Aproveito este espaço, para endereçar as minhas reverências ao MNF por acolher mais esta iniciativa.

Cumprimentos
José Godinho

Re: 1º Rail Model

Enviado: 26 mai 2015, 11:46
por Joao Joaquim
rui ferreira Escreveu:Boa reportagem. :afro:

A dupla da Takargo é autentica ou alguma vai á boleia?? :uwi:
Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)

Re: 1º Rail Model

Enviado: 26 mai 2015, 13:30
por nalmeida
Muito bom, parabéns a todos os envolvidos e obrigado pelas fotos do evento.

Re: 1º Rail Model

Enviado: 26 mai 2015, 14:14
por Paulo Sousa
A qualidade não é a melhor mas é o que consegui com o telemóvel.
A camara estava a focar a paisagem em vez do comboio e eu preferia o contrário.
Em todo o caso penso que não está mal para a minha estreia nestas coisas.

https://youtu.be/MWKu_vCVJ-g
https://youtu.be/i21fINhrkjE
https://youtu.be/L8KR7bSQyvc

Re: 1º Rail Model

Enviado: 27 mai 2015, 15:24
por rui ferreira
Joao Joaquim Escreveu: Tudo autêntico e com o recurso ao CV de consist para assim se poder levar a iluminação apenas ligada na locomotiva da frente e na de trás ir tudo desligado, tal como na realidade. ;)

Bom Trabalho. :venia:
E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:

Re: 1º Rail Model

Enviado: 27 mai 2015, 19:18
por Joao Joaquim
rui ferreira Escreveu:

Bom Trabalho. :venia:
E quando dás uma aula sobre a configuração/programação do CV?? :biggrin:
Não é complicado fazê-lo.

Cada locomotiva tem o seu endereço normal e tem o endereço de consist (fica no CV19).

Para se fazer uma múltipla começamos por dar (ou manter) o endereço normal (CV1) a cada locomotiva.
Depois no CV19 de cada locomotiva damos-lhe o endereço de consist.
Quando as locomotivas estiveram na linha a ordem para andar será dada através do endereço de consist enquanto tudo o resto é dado no endereço normal.

No caso da dupla de 1400 Takargo, eu tinha a 1445 e a 1449, tendo-lhes dado os endereços 45 e 49 respectivamente. Para o endereço de consist optei pelo 15 (não pode coincidir com outros endereços normais).
Quando as coloquei na maquete ao chamar o endereço 45 podia ligar as luzes da 1445 e manter as da 1449 desligada. Para as colocar a andar tinha de seleccionar o endereço 15, sendo que ambas respondiam a esse comando e só a 1445 levava as luzes ligadas. No sentido contrário mandava a 1445 apagar as luzes e a 1449 ligá-las.

Não sei se fui muito confuso.

Re: 1º Rail Model

Enviado: 27 mai 2015, 21:14
por rui ferreira
Joao Joaquim Escreveu: Não é complicado fazê-lo.


Não sei se fui muito confuso.

Muito bem explicado. :venia: :venia:
Mais uma excelente nota para a pasta do Digital. Obrigado :afro:

Re: 1º Rail Model

Enviado: 27 mai 2015, 21:21
por Joao Joaquim
Já agora, como optei por andar com as locomotivas com os focinhos ao contrário ao colocá-las directamente na via sem alterações de CVs elas andariam cada uma para o seu lado.

Para contornar esse problema alterei o CV29 numa delas para 1 (de fábrica vem 0) e desta forma inverti-lhe o sentido da marcha.
Ao colocar ambas na linha e mesmo tendo as frentes trocadas, ambas andavam para o mesmo sentido.

De notar que para uma múltipla correr o melhor possível devemos utilizar locomotivas (ou outro material motor) de construção idêntica e, mais importante ainda, utilizar decoders iguais (e com os mesmos parâmetros).

Re: 1º Rail Model

Enviado: 27 mai 2015, 22:07
por Sergio Santos
... e de preferência usando locomotivas com rodados sem aros de aderência! :)