Olá a todos. Para quem já visitou a minha página deve ter reparado que eu tinha em construção uma maqueta baseado no ambiente madeireiro americano e em On30. A escolha deveu-se ao facto de eu gostar do tema e não ter encontrado nenhum protótipo em Portugal que tivesse características semelhantes. Recentemente e enquanto passeava aqui pelo fórum encontrei informação relativa ao Caminho de Ferro das Matas Nacionais, também conhecido por "Comboio de Lata" e fiquei de imediato tentado a alterar o layout que tinha em casa para um ambiente português.
Como a maqueta em casa não estava muito avançada e como ainda não tinha adquirido muito material On30 decidi então alterar o projecto.
Assim sendo a maqueta passará a ser constituída por duas bitolas, em H0e terei a representação do Caminho de Ferro das Matas Nacionais e em H0 a Linha do Oeste.
A parte em H0e inspira-se no protótipo e faz a ligação entre S. Pedro de Moel e a Marinha Grande, pelo caminho passa pelo Pinhal de Leiria onde se fazia o corte dos pinheiros e terá uma serração que usa a força da água para impulsionar as máquinas. Além disso será ainda representada a zona de Pedreanes onde se encontrava a zona de manutenção e armazenamento das locomotivas. Se alguém possuir mais informação acerca do Comboio da Lata agradeço desde já uma possível facultação da mesma. Escolhi o H0e pois apesar de não ser 100% fiel em termos de escala fica bastante próximo e existe material da Roco que poderá ser modificado para ser utilizado no projecto. Para já estou à espera da locomotiva replica da BR99 em H0e.
A parte em H0 representará para já a estação da Marinha Grande no entanto terá uma parte de módulos, no fundo, que poderá ser removível e que para já não tem o cenário definido. Poderá ter no entanto uma outra estação do Oeste. Era na estação da Marinha Grande que se fazia a transfega dos materiais da via estreita para a via larga. Para além da madeira também era transportado pelo "Comboio de Lata" pedra recolhida em S Pedro de Moel junto ao farol do Penedo da Saudade e outros materiais originários da mata (ex. Penisco, Resina etc...). Ao nível de passageiros existiam vagões abertos para transportar as pessoas para a praia de S Pedro de Moel e para passeios pela mata ao fim de semana.
Deixo-vos o primeiro plano de vias que pretendo implementar sendo que o mesmo ainda está em fase de estudo:
E o logótipo:
Agradeço sugestões em relação ao plano de vias.
[NALMEIDA] Caminhos de Ferro das Matas Nacionais & Oeste
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E a primeira aquisição para a nova maqueta já chegou, gracias aos espanhóis do El Taller del Modelista, foi encomendada ontem à tarde e chegou hoje. Isto é que é eficiência, e além disso tinham o preço mais competitivo da web:
O próximo passo é testá-la e depois começar as preparações para o corte e costura:
A ver se no fim de semana já dá para começar a substrutura da linha.
O próximo passo é testá-la e depois começar as preparações para o corte e costura:
A ver se no fim de semana já dá para começar a substrutura da linha.
- Pedro André
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Não sei se o Nelson sabe, mas há algum material sobre o Caminho Ferro das Matas Nacionais no fórum
viewtopic.php?f=64&t=519
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Sim Pedro, foi desse tópico aliás que me surgiu a inspiração para este novo projecto.
- Leonel
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Nunca me tinha cruzado com tal assunto, frequento S. Pedro e Marinha regularmente desde 1998 e nunca tinha ouvido ou lido fosse o que fosse acerca do assunto, é incrível! e o teu projecto Nelson está à altura das tuas restantes criações, é simplesmente magnífico. Força nisso!
- Joao Joaquim
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Um dia tenho de te fazer uma visita guiada ao que ainda resta deste CF.Leonel Escreveu:Nunca me tinha cruzado com tal assunto, frequento S. Pedro e Marinha regularmente desde 1998 e nunca tinha ouvido ou lido fosse o que fosse acerca do assunto, é incrível! e o teu projecto Nelson está à altura das tuas restantes criações, é simplesmente magnífico. Força nisso!
Ainda existem várias trincheiras entre a MG e São Pedro de Moel. Assim como dois edíficios, a estação da MG e uma cocheira. A nível de material circulante, uma loco e a carruagem de passageiros estão guardados nas oficinas da CMMG, uma loco anda por Inglaterra a fazer serviço turístico e a outra está perdida numa herdade perto de Santarém (dizem que era usada para aquecer a água a uma piscina, mas se é verdade não sei dizer).
Nelson, qualquer ajuda que precises avisa. Eu sou natural da MG e conheço relativamente bem este CF.
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Obrigado João. Uma das questões que me têm surgido é a rotunda, nos restos que existem é possível perceber se existia alguma. E as pontes? Ainda lá estão? Havia alguma que atravessasse algum curso de água? Existe alguma foto da estação que está na MG. E fotos da estação de S. Pedro e do Comboio junto à zona do farol? Alguma ideia das cores das locomotivas? Se não souberes a resposta para estas questões não há problema, agradeço na mesma a tua ajuda.
- Joao Joaquim
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A ideia que tenho é que não existiram rotundas, apenas bifurcações. Mas não tenho certeza a 100%. Na recolha junto da estação antiga (no Engenho, perto da estrada que segue para a Praia da Vieira) pode ter existido uma rotunda, mas tenho quase a certeza que havia uma pequena bifurcação para inversão.nalmeida Escreveu:Obrigado João. Uma das questões que me têm surgido é a rotunda, nos restos que existem é possível perceber se existia alguma. E as pontes? Ainda lá estão? Havia alguma que atravessasse algum curso de água? Existe alguma foto da estação que está na MG. E fotos da estação de S. Pedro e do Comboio junto à zona do farol? Alguma ideia das cores das locomotivas? Se não souberes a resposta para estas questões não há problema, agradeço na mesma a tua ajuda.
Fora as trincheiras e aterros, nada resta da via e acessórios. Apenas uns carris a fazerem de vedações junto à estação antiga.
A linha atravessava o ribeiro de São Pedro por uma vez na linha principal para São Pedro, de resto não havia cursos de água "importantes" entre São Pedro e a MG. Este ribeiro seria atravessado também nas linhas temporárias que seguiam para os cortes no meio da mata.
A estação de São Pedro era apenas um telheiro, nada de especial. Ficava junto à entrada da povoação, onde agora existe um café chamado Bambi (perto de onde a locomotiva e a carruagem estiverem em exposição durante anos).
A linha só tinha serviço de passageiros uma vez por ano, no feriado municipal. De resto era só serviço de mercadorias e a linha ia onde houvesse corte de madeira. Não havia um percurso fixo, tirando a transversal que ligava a estação do Engenho com a estação da CP na zona central da cidade e desta transversal a São Pedro de Moel.
Junto ao farol não tenho ideia de ter havido linha, mas como ela mudava constantemente não posso afirmar com certeza que não lá chegou.
As cores que o material resguardado ostenta são o preto e o verde.
Todas as fotos que vi deste CF eram a preto e branco, pelo que não sei precisar se são as cores originais.
Em miúdo recordo-me da loco em preto, a verde já só depois do "restauro" em meados da década passada.
Vou tentar compilar alguma informação sobre este CF e depois passo-ta.
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Obrigado pelas respostas João.
Ainda estou um pouco indeciso mas bastante inclinado a desenhar uma bifurcação no plano de vias pois estou em crer que seria mais razoável que assim fosse. Pelo que li na investigação que fiz pelos vários documentos espalhados na net o transporte de passageiros não se limitaria ao feriado municipal pois são mencionados passeios pela mata e transporte de passageiros para a praia de S. Pedro de Moel durante os meses de verão. Também a questão do caminho de ferro ter chegado ao Penedo da Saudade para recolha de pedra aparece num dos documentos que li.
Em relação às cores também concordo que seria o preto até porque pelo que percebi era dessa cor que saíam da fábrica e não creio que pintá-las de cor diferente fosse uma prioridade.
Ao nível da maqueta vou "abusar" um pouco no caudal da ribeira de S. Pedro e dar-lhe o perfil de um pequeno rio para poder existir água para mover um engenho de uma serração e de um moinho. A ribeira de S. Pedro é afluente de algum rio ou desagua no mar?
Outra questão que te coloco refere-se aos solos. Pelo que percebi pelas fotos que tenho na maior parte dos casos as travessas nem se viam por debaixo do solo, esse solo parece ser bastante arenoso e presumo que em tons de amarelo/castanho, podes-me confirmar?
Entretanto no fim de semana foi tempo de arrumações e limpezas para preparar a estrutura para receber a maqueta:
O ritmo de evolução será ao nível dos meus outros projectos, lento, lentinho e parado
Ainda estou um pouco indeciso mas bastante inclinado a desenhar uma bifurcação no plano de vias pois estou em crer que seria mais razoável que assim fosse. Pelo que li na investigação que fiz pelos vários documentos espalhados na net o transporte de passageiros não se limitaria ao feriado municipal pois são mencionados passeios pela mata e transporte de passageiros para a praia de S. Pedro de Moel durante os meses de verão. Também a questão do caminho de ferro ter chegado ao Penedo da Saudade para recolha de pedra aparece num dos documentos que li.
Em relação às cores também concordo que seria o preto até porque pelo que percebi era dessa cor que saíam da fábrica e não creio que pintá-las de cor diferente fosse uma prioridade.
Ao nível da maqueta vou "abusar" um pouco no caudal da ribeira de S. Pedro e dar-lhe o perfil de um pequeno rio para poder existir água para mover um engenho de uma serração e de um moinho. A ribeira de S. Pedro é afluente de algum rio ou desagua no mar?
Outra questão que te coloco refere-se aos solos. Pelo que percebi pelas fotos que tenho na maior parte dos casos as travessas nem se viam por debaixo do solo, esse solo parece ser bastante arenoso e presumo que em tons de amarelo/castanho, podes-me confirmar?
Entretanto no fim de semana foi tempo de arrumações e limpezas para preparar a estrutura para receber a maqueta:
O ritmo de evolução será ao nível dos meus outros projectos, lento, lentinho e parado