Compressor caseiro para modelismo.

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Esta assim tão caro o tubo facar? :facepalm:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

Não está caro, as 5 peças com 4 delas cortadas a 45º custaram 3,70 €. As rodas é que foram caras e custaram 2,50 € cada uma.
Amanhã já devo apresentar o estrado pronto. Hoje foi dia de alguma azáfama cá pelo burgo e não deu para o concluir, está ai pelos 80%.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Meus amigos

Hora de almoço, e solda para cima dele. O estrado está pronto, vou só pintá-lo e dar início á montagem. Tenho todas as peças necessárias excepto as que vão ligar ás duas saídas. Ainda vou tentar neste fim de semana ver se as arranjo para concluir o compressor.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Pois é está quase nos finalmente. Tudo montado, não houve necessidade de se realizarem ajustes, já montada a ligação compressor-depósito e já feita a 1ª experiência que como podem ver levei o compressor até aos 8 Bares ou 8 Kg/cm2. Regulei a saída para os 4 Bares e funcionou na perfeição.
Faltam as ligações eléctricas, a instalação das peças nas duas saídas e o filtro de ar.
Logo que tudo esteja pronto darei notícias.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Muito bom mesmo, ter inveja é feio mas confesso que tenho um pouco! Uma interessante peça de engenharia caseira.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

99,9% concluído, está-me a faltar uma ponta de tubo cristal para acoplar o filtro e hoje não deu para o ir buscar. É só o que falta.
Entretanto tive um pequeno problema que não sei se os meus amigos que enveredarem por uma construção semelhante não o irão ter, e passo a explicar. O pressostato usado nos compressores possui um dispositivo no seu interior que alivia a pressão reminescente que fica no compressor aquando da sua paragem, ou seja, quando este pára o seu interior e o tubo que sai dele até á válvula de retenção ficam em carga. Se imaginarmos que podemos ter um compressor em Standby vários dias, são esses dias que os elementos que falei ficam sujeitos a elevadas pressões. Então o pressostato alivia essa pressão quando faz parar o compressor. Se repararem nas duas ultimas fotos há um pequeno tubo preto que sai da válvula de retenção e que liga ao meio do pressostato. É essa ligação a que me refiro. Ora quando se liga o compressor pela 1ª vez, a pressão é praticamente nula e o dispositovo no pressostato não funciona deixando sair a pressão toda. Solução, colocação de uma pequena válvula á saída da válvula de retenção (e que liga ao tal tubo que vai ao pressostato) que se fecha durante o 1º enchimento e após atingir alguma pressão já se pode abrir que o dispositivo já funciona. A partir daqui como existe já pressão no sistema o dispositivo funciona nas maravilhas. Pelo menos no meu caso funcionou e bem.
Finalmente feita a instalação eléctrica e a colocação das peças nas duas saidas do aparelho.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Esta a falar da valvula de alivio, que se encontra dentro do pressostato.Eu desmontei o pressostato e retirei a mola que esta dentro desta valvula.E funciona bem. Ja me tinha esquecido desse pormenor...
Uma dica importante...olear bem a valvula de retenção na entrada do compressor, pois vez em quando fica bloqueada em posiçao aberta e quando o compressor para, o ar esta ir todo.Ja me aconteceu e com uma pancadinha foi ao sitio. Mas desmontei-a e lubrifiquei-a.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

Muito obrigado pelas dicas mas relativamente ao pressostato como agora ele está a funcionar bem com a pressão que tem, acho que para já vou deixar como está e um dia com mais folga então desmonto-o para tirar a tal mola. Obrigado.

Cumprimentos
Anisio Nelson (Farripas)
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Caro Anisio,

umas das leis do Murphy
"Se funciona, não vale a pena reparar". :biggrin:
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Hoje não fiz nada relacionado com modelismo, o meu trabalho de vez em quando força-me a trabalhos forçados e hoje foi dia duro.
Mas ao chegar a casa resolvi ir ver como estava o meu novo projecto e depois de alguns segundos a mirá-lo descobri uma incongruência que pensei, onde ando com a cabeça quando penso nestas coisas ??
Quando estudei e montei este compressor resolvi, como sabem, colocar duas saídas, uma para o aerógrafo e outra para outros utencílios que usem ar comprimido como fonte de energia. Ora ao ver o resultado final veio-me á ideia o seguinte. Se eu quiser utilizar a saída que possui o adaptador não consigo, pois ao abrir a válvula de saída (ela tem que estar fechada pois a saída para o aerógrafo é livre) o ar vai sair precisamente por esse lado. Que parvoeira a minha ao não ver essa possibilidade.
Assim e ao fim de alguns segundos resolvi que vou substituir as saidas por uma só com adaptador miniatura e substituir o acoplamento do meu aerógrafo por um que encaixe no mesmo adaptador. Solução final.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Responder