Leonel - Diorama e maqueta

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Como o limite é de 5 anexos, aqui vai o resto
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Não podia deixar de por o resto...
aguardo vossos comentários, bons ou maus pois preciso de muitas dicas, há tanto para aprender.

Obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Excelente trabalho, gosto bastante do edifício da estação.
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Se há coisas que gosto de ver, são as Rochas, e :facepalm: bem... esse rochedo está espectacular :afro: .

É possível explicar sucintamente a sua construção e pintura?

Mário Fernandes
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

:venia: :clap: :venia: :clap:

Bom Trabalho,

E os Tufos?? Eles são independentes uns dos outros?? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Ta niceee! :afro:

Esta tudo bem encaminhado...menos as linhas utilisadas! São de que marca? Jouef, Lima, Mehano? Eu recomendaria Roco Line codigo 83 (2,1 mm altura) ou codigo 75 da Peco (1,9 mm altura).
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Obrigado a todos pelos vossos comentários

Cosmin, gastei muito pouco dinheiro nesta maqueta, as vias utilizadas são provenientes de 2 startset da Lima que o meu pai tinha a apodrecer no sótão, a única coisa que comprei foi a placa de esferovite e uns desvios no olx. A madeira, o gesso, a cortiça, o roofmate e as linhas são todos aproveitamentos. Claro que tenciono utilizar linhas peco código 75 no futuro, só preciso de juntar uns quantos €€.
Mário, o "efeito de pedra" foi conseguido aplicando gesso com uma espátula (faca de manteiga no chinês) em cima do esferovite, deixei-o puxar um pouco e com um formão de madeira fui aplicando golpes sucessivos na vertical e de vez "muito em quando" na horizontal. Também experimentei outras técnicas como rasgar horizontalmente o gesso ou utilizando moldes de papel de alumínio. de uma forma ou de outra passei uma escova de aço muito levemente e uma trincha humidificada.
Apliquei para a cor tinta acrílica diluída em tons de ocre, cinza e um wash preto https://www.youtube.com/watch?v=He5pM8teA-I, passei no final pintura branca com um pincel muito seco para realçar as saliências pois o efeito não estava muito bom. O link que me enviaste explica uma forma muito bonita mas super trabalhosa de esculpir o gesso e eu sou um pouco preguiçoso.
Rui, apliquei pequenas manchas espaçadas com vários tamanhos e feitios de cola branca misturada com água em cima de uma tarteira anti-aderente, liguei depois a geringonça directamente à placa e polvilhei a relva sintética.

Utilizei K-line ou cartão pluma para a construção da ponte em curva (à qual retirei um lado de papel), acho o cartão barato e super resistente para a construção dos edifícios, tem a vantagem de não ser tão liso como o cartão pluma logo mais parecido com um reboco.

apresento uma foto onde se pode ver as 3 tentativas para criar o efeito de pedra, gostei bastante do formão pois é rápido.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Obrigado pela explicação, está muito bonito, de certeza que quando fizer mais qualquer coisa vou experimentar esta técnica.

Sobre as linhas, Eu normalmente uso as de código 100 por causa do material Lima, Joeuf e outro mais antigo, que as rodas têm verdugos altos e por exemplo nas vias Roco batem nas travessas.

Mário Fernandes
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Leonel, se me permite tenho mais uma questão para lhe colocar:

Como é feito aquele "passador" de erva?
Parece ser uma coisa simples, mas de um resultado extraordinário.

Obrigado.

Mário Fernandes
Responder