A minha ideia para layout

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

se o espaço nao é problema pode alargar avontade a estaçao.faça as contas de outra maneira: um comboio com 3-4 carruagens+locomotiva (uns 300 mm para cada) da logo 1,5 m de linha reta + agulhas de entrada (230 mm cada uma) e ja esta nos 2 m+2xraio da curva utilizada (uma vez para cada ponta da estaçao) e vai ter o comprimento minimo necessario para o layout.aconselhava uns raios largos, algo nos 600 mm minimo, para que o material rolante nao se "queixe" muito :)
pode fazer uma busca no google pelas palavras chave certas e encontrar varios desenhos de linhas para dioramas.

por exemplo, a procurar pela "layout h0"

http://images.search.conduit.com/search ... hsource=44

espero ter ajudado de alguma maneira :)
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

De comprimento posso ter ou cerca de 5m de comprido por 1m de largo ou aquele L que apresentei anteriormente, maior que isto so acompanhado de um divorcio :biggrin:
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda

um abraço
Rui Duarte
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Rui Duarte Escreveu:e repicagens? isso não faço ideia do que seja.
As "repicagens" será (julgo eu) fazer várias tomas de corrente ao longo do traçado, ligando-as a um cabo mãe (bus) que depois liga ao transformador. Isto para evitar que toda a maqueta seja alimentada apenas por aquele pedaço de linha que tem acoplado o fio que faz ligação ao transformador
Rui Duarte Escreveu:As linhas são roco geoline e apenas um sitio não esta a ajustar bem mas depois com um pouco de corte e costura penso conseguir resolver a situação, os outros pontos são alterações que fiz e o AnyRail só une de um dos lados não sei bem porquê
Desculpe insistir mas há zonas do traçado que necessitam de correcção e se não está a unir os pontos é porque a geometria da via Geoline não está a ser cumprida. Se forem usadas as referências correctas, os pontos de união serão exactos. Note que há uma referência recta e outra curva que devem ser usadas como compensação aos desvios - 61111 e 61128 - respectivamente.

Nota: este tópico não deveria estar localizado em Maquetas / Módulos ?
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Rui Duarte Escreveu:
Aqui é que você me perdeu completamente, eclisas pelo que vi são as uniões, se não as uso como uno as linhas?
e repicagens? isso não faço ideia do que seja.
e a maquete não vai ficar encostada :)

As linhas são roco geoline e apenas um sitio não esta a ajustar bem mas depois com um pouco de corte e costura penso conseguir resolver a situação, os outros pontos são alterações que fiz e o AnyRail só une de um dos lados não sei bem porque

muito obrigado por todos os concelhos ate agora

-- 03-10 19:09 --



O meu problema não esta no orçamento nem no espaço, esta nas ideias e conhecimento para idealizar alguma coisa funcional. ate porque pelo que vi agora ainda vou ter de fazer alterações e tirar novas medidas

um abraço
Rui Duarte

Caro Rui,

Quando disse para usar o menos possivel eclises, não estava a pensar na Geoline.
Pensava em linha tipo Peco, onde você tem linha flexivel de 900mm, podendo fazer longos troços unicos.
As eclises, servem realmente para unir os carris e, tambem como condutor de corrente. É aí que reside o problema, porque para isso não prestam.
Entre a eclise e o carril, é normal acumular-se tinta dos carris, cola, pó. etc,. Isto reduz a superficie de contacto entre estes.
Quantos mais pontos de de seccionamento colocar nos carris (condutores da corrente) mais pontos de falha e resistencia coloca, originando quedas de tensão.
No b a ba da electricidade, os condutores devem circular inteiros, sem seccionamentos o mais longo possivel. Isto é válido para 400kV ou 20 V
Num layout como o seu podem verificar-se quedas de tensão de 2 V no ponto mais longe.
Daí eu dizer para colocar repicagens de metro a metro. Repicagens são ligações aos carris do bus principal.

Ou seja, colocará ao longo do traçado, dois fios de secção grande, 2,5mm2 ou 4mm2 por exemplo, q serão o bus e estarão ligados à central. Falo dos fios de alimentação à via.
A necessidade de fios de maior secção, prende-se não com a corrente a passar nos mesmos, mas com a menor resistividade por mt. (resistencia especifica de um material à passagem da corrente), pelo que o efeito de queda de tensão é muito reduzido.
Depois a espaços, coloca fios, mais finos, 0,25mm2 a ligar o bus e o carril. Isto são repicagens.
Assim terá diversas alimentações de corrente aos carris, não havendo quedas de tensão.

Espero ter sido mais claro desta vez.
Qualquer questão, disponha.

Cumprimentos,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Rui Duarte:

Eu referia-me ao estacionamente de composições de passageiros, já que cada carruagem pode medir até 30cm, e acho difícil assegurar alguns cruzamentos.
Depois, e se aceita um conselho, nunca cruze composições de passageiros na área central, por causa do gabarito.
ImagemImagemImagem
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Tozé45: agora sim já percebi a parte de não usar eclisas, vou tentar trocar alguma secções de troco por outras maiores para tentar reduzir o numero dela.

Rui Elias. Sim também ja percebi a parte dos desvios VS composições, olhando para o meu layout rapidamente tenho carruagens em ocupar 2 vias :(

Muito obrigado a todos pelo tempo que perdem aqui a ajudar-me e dar opiniões que eu aceito com muito bom gosto.

um abraço
Rui Duarte
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

evitar as eclises e facil: soldar os troços juntos (com ferro de soldar e estanho) mas nao recomendo em soldar mais de 2 troços de linha flexivel de 900 mm.depois a linha nao vai dilatar/contrair a vontade e pode deformar-se.ao fim de 2 troços soldados, nas eclises, deixar uns 2 mm de folga entre as linhas, para a linha dilatar.
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Cosmin vou usar à partida vou usar RocoGeoline, pois já tenho de alguns anos umas quantas curvas principalmente, mas se me disserem que é muito má escolha logicamente penso duas vezes. Eu como disse na minha apresentação percebo de modelismo estático, o cenário e envelhecimento dele e das composições não me assusta, agora a parte técnica do comboio em si já um grande problema.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Nao é problema nehum :afro: ...o internet é grande, o google facilita :P e depois ha os forums, aonde encontra muita informaçao.
mas...enquanto nao brincar com os comboios, mesmo que seja no chão da sala, nao consegue realizar que tipo de problemas podem aparecer.
as linhas GeoLine são umas clonas de plastico da velhas linhas RocoLine com balastro(ver a foto que postei na pagina anterior), pois depois de primeira falencia, o dono foi-se embora mais a patente da RocoLine.a diferença entre as mesmas consta na imitaçao de balastro, que nas antigas era de borracha e na GeoLine é de plastico.tambem os raios da curva nos desvios é um pocuco mais apertada nas ultimas.
contudo, experimente o layout com as Geoline, se nao tiver satisfeito com o tempo, pode mudar as linhas para Peco ou RocoLine sem balastro.
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Agora com essa do Geoline e Rocoline é que voce me tramou, as que eu tenho são então as Rocoline com balastro em borracha. Como so vi as geoline em fotos na internet achei que eram iguais as minhas. Se os raios de curvas são diferentes acho que não posso aproveitar as rocoline que aqui tenho.
Peco dizem voces?
Responder