Ral para tinta dos Vagões US CP

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Olá Colegas!
Estou com dúvidas em relação ao seguinte.
Tenho um kit sudexpress dos vagões Us Cp, os quais pintei com castanho CP.
Mas a cor não é esta e fica muito distande dos originais da sudexpress.
Por isso pergunto, qual é a cor adequada para estes vagões Us, e alguém sabe o ral respectivo?

Obrigado,

Marco Mamede
Castello-Branco
Participante
Mensagens: 7
Registado: 01 dez 2010, 09:51

Amigo Marco Mamede

Em reposta a sua questão, vi na revista Iberia Rail n1 e n2 a montagem desse fantastico modelo da Sudexpress. Nesta revista indica como base a cor oxido vermelho da Revell , sem mais pormenores e a ser utilizado com aerógrafo . Alias indicação que vem na foto n29.
Da-me a ideia de ser um problema recorrente pois não é o primeiro a utilizar as cores Ral indicas pela CP e ficarem diferentes daquilo que gostariamos.

Pessoalmente , por questões praticas, nomeadamente para manter os vagões que vou montando e/ou transformando todos da mesma cor ao longo dos anos , o saber que existe com alguma certeza estas cores ,e optando por "sacrificar" um pouco a verdadeira cor, utilizo os spray da Tamiya ref. TS-62 nato brown e com uma ligeira demão o Red brown da mesma marca ref TS-1. Assim consigo uma uniformidade de cor em diversos modelos e que não chocando muito com a realidade, satisfaz-me.

Cumprimentos
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Eu uso desde sempre o vermelho óxido (cavalry brown) da Vallejo, referência 70982 e o resultado é idêntico à tonalidade dos vagões CP das diversas marcas comerciais.
Imagem
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Marco Mamede,

eu também comecei por usar a referência da Vallejo (70982 - Cavalry Brown) indicada pelo Carlos Micaelo, mas agora estou a usar o RAL 3009.

Aqui ficam exemplos de modelos onde foram aplicadas as referências mencionadas no parágrafo anterior, respectivamente Vallejo 70982 no vagão CP Gabs e o RAL 3009 nos vagões CP Kls, Kbkks e Ekklos e no vagão U da REFER (Ex. Kbkks da CP):
http://www.portugalferroviario.net/foru ... =56&t=2123

Bem ou mal é o que eu uso podendo os resultados ser apreciados no referido link, mais concretamente nas páginas 1, 2, 4 e 5.

Se eu tivesse esse kit SudExpress dos vagões Us Balastreiros da CP para montar e pintar, usaria o RAL 3009 sem hesitações.
Mas isto é a minha opinião claro, pois existem aqui modelistas com muito mais experiência do que eu que poderão ter uma opinião diferente!

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Ayala,

De acordo com a tabela de equivalências da Vallejo, a refª 70982 corresponde ao RAL 3009. Claro que isto são "equivalências" e como tal poderão não corresponder exactamente ao RAL padrão.
Esse RAL 3009 que agora passou a usar é de que marca?
Ou é uma mistura produzida numa casa da especialidade?

Abraço,
Carlos Micaelo
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Obrigado pelas vossa preciosa ajuda.
De facto estava bastante confuso.
Mas ainda não sei se será melhor aplicar a tinta da marca vallejo.
Tenho tido alguns problemas com esta marca, pois a tinta por vezes fica pouco
"lisa"!
Gostava mais quando utilizava as antigas tintas "celulósicas" com o aerógrafo.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Caro Marco, como o Ayala já referiu, a cor exacta usada pela CP é o RAL 3009 - Vermelho Óxido.
Tenho uma lata dessa cor que mandei fazer numa loja de tintas - 500ml por 8,5eur
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Obrigado amigo carrilho pela oferta,mas fica para uma próxima.
Eu não gosto muito de latas de spray! Não sei porquê nunca me dei bem com as latas.
E acho que fica muito melhor o trabalho feito com a pintura a aerógrafo.
vou mandar vir a tinta vallejo, pois apesar de não gostar muito destas tintas, agora tem de ser devido á base de pintura que já lá está.

Um abraço,

Marco Mamede
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Mas Marco, a tinta que mandei fazer não é spray!!!
É uma lata em bruto para diluir com diluente sintético, para posterior uso no aerografo.
Como tenho muitos vagões para transformar, e em vez de comprar 3 ou 4 latinhas, mandei fazer numa casa de tintas pelo RAL, que ficou ao mesmo preço.
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

HAAAAAAAAAAAAA BOM!!!!
LOL :facepalm:
Não tinha percebido, mas nesse caso, até gostaria de ficar com uma lata!
Mas será que essa tinta não vai reagir com a da vallejo?
Em todo caso até me dará jeito para o futuro.

Contacte-me via email.

Um abraço,

Marco Mamede
Responder