Ramal de Tannau (David / Santiago)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Desde já obrigado a todos pelos vossos comentários. Como são muitos e para não tornar o meu comentário confuso vou procurar responder a cada um.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Jose Antonio Godinho Escreveu:Olá amigo Ricardo Cruz,

Estou a gostar da maqueta. Vê-se que o trabalho está a avançar e com rigor. Ficamos a aguardar por mais desenvolvimentos.
Uma pequena nota: Não se preocupe com os passos tímidos. Conhece alguém que não os tenha dado?
Veja que até o mais sofisticado Robot pequeno ou grande, também começa com timidez. Isto é a constante da vida.
Força e vá em frente. :afro:

Cumprimentos

José Godinho
Caro José António Godinho,

Antes demais muito obrigado pelas suas palavras. E indo de encontro ao que escreveu, os passos são tímidos por dois simples motivos. Por um lado, estes são os primeiros passos na construção de uma maquete e depois existe a expectativa de uma criança de 4 anos em ver a obra feita. Se o primeiro vai sendo colmado com algumas experiências em "despedicios", o segundo esbarra na ânsia do junior de ver a obra feita e de poder brincar com os comboios. Até porque neste momento as circulações estão suspensas, uma vez que ainda não existe ponto que, em princípio, será construída por mim usando K-line / balsa e mais alguns materiais.
Última edição por Ricardo Cruz em 08 mai 2012, 22:07, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Jorge Seia Escreveu:Está um traçado bem concebido, com muitas possibilidades de "movimentações" e o espaço é excelente, fica tudo arrumadinho sem causar grande alarido.
Como usou via com balastro já tem o serviço meio feito.
Experimente comprar um daqueles rolos de relva e ponha debaixo da linha, vai ver que melhora muito o aspecto e já fica com a coisa meia acabada (presumo que esta seja uma maquete mais "lúdica" e "económica".)
Se por acaso lhe passar a "louca" ideia de fazer um módulo e juntar-se a nós, é muito bem vindo.
Parabéns e um grande abraço

Jorge Seia
O traçado ainda não é o definitivo, mas anda lá perto (em breve colocarei o que penso ser a versão final do layout de vias, que foi trabalhado no Wintrack.
A escolha pelas vias balastradas teve mais a ver com o júnior. Para além das vias da Roco se portarem bem, acho que para já se ajustam mais ao rapaz. Por acaso entre as duas vias, estou a pensar usar balastro para lhe dar outro aspecto.
Quanto ao aspecto o objectivo é criar algo que puxe pela imaginação do David e o mais "real" possível. Curiosamente, desde logo criamos um orçamento mensal de 50€ para o modelismo e não é gasto nem mais um cêntimo. Se não gastamos os 50€, fica disponível para o mês seguinte. Desta forma, vamos incentivando o rapaz a poupar, para conseguir comprar por exemplo uma locomotiva.
Para além de ser uma forma de passarmos tempo juntos, o modelismo ferroviário tem sido uma excelente ferramenta para passar conhecimento ao David. Além da parte económica, tem sido com os comboios que estamos a explicar a noção de tempo e de horas, entre outras coisas. E entretanto, já escrevi como não houvesse amanhã.

Quanto à ideia "louca" de fazer um modulo, 99,9% por vossa "culpa" ela existe. Só não existe datas para o seu inicio. Mas, primeiro ainda tenho que adiantar esta empreitada... :afro:

P.S. - A parte de puxar pela imaginação também já deu os seus frutos. Para além do rapaz achar que se tem uma ponte tem que ter rio, ele também quer por um "alpimista" a subir a escarpa...
Última edição por Ricardo Cruz em 07 mai 2012, 23:34, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

jorge osorio Escreveu:E pode juntar-se, mesmo sem ainda ter um módulo.
E por isso mesmo não deixamos de passar por Lousado... :biggrin:
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Porque ainda estamos no inicio dos trabalhos. Decidi optar pelas linhas Peco Codigo 75. É verdade que o trabalho será maior, mas o realismo também. Assim que que for avançando, mostrarei os desenvolvimentos.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Recomendo codigo 83 ou 100 para linhas principais e 75 para linhas de manobra ou garagem.o codigo 75 tem uma altura de 1,9 mm, altura utilizada em epocas pequenas II-III-IV.para quem vai utilizar material de epoca V-VI, o codigo 100 (2,5) sera ideial, visto que, nas linhas pouco importantes sao utilizadas troços de linha quea ja tiveram nas linhas principais...

Eu utilizei no meu diorama codigo 83 da Roco, mas se podesse voltar, utilizava codigo 100 e so nas linhas que vao para as instalaçoes utilizava codigo 83/75. :)
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Mais alguns tímidos avanços depois das férias, até porque o tempo tem estado bom para dar umas voltas com o puto.
Preparei a base para a zona das pontes, apenas com a preocupação de deixar tudo com as medidas certas (até por isso o pilar é provisório, apenas serve para confirmar a altura).
Mais umas semanas, e vou começar a assentar as "tiras" de cortiça e os carris da Peco.

Para já ainda estão presentes as Geoline, até porque o pequeno "maquinista" não vai cá em cantigas de obras, supressões ou greves. Por estas linhas os comboios só tem uma opção... circular.
Ponte 1.jpg
Ponte 2.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Dá gosto ver esta evolução dos módulos, fico a aguardar o aparecimento da vegetação nessas encostas!
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Força e puxe pelos carris que é como quem diz módulo a módulo o layout aparece.

Dê-lhe gaz...

Cumprimentos

Jose Godinho
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Desde já muito obrigado pelas vossas palavras!
Como disse anteriormente estou a programar para breve o assentar dos carris, apenas estou à espera que um amigo meu chegue de férias para me dar uma mão com a questão dos pontos de corrente entre isolamentos.

Quanto à evolução do cenário, este vai acontecer de acordo com as condições meteorológicas :uwi: , pois sempre que a chuva aparecer, o modelismo ferroviário será uma das actividades/brincadeiras que faremos por casa.

Quanto à zona das pontes já pouco ou nada tem haver com o que primeiro concebi. A minha ideia original era colocar as duas pontes sobre uma estrada e campos de cultivo. Mas, existe sempre um mas, o David assim que percebeu que ali iriam ficar as pontes, achou que o melhor era mesmo um rio, se tem rio vai ter praia, e ainda deu a ideia de meter uns alpinistas... a partir dai tive que conceber uma nova ideia. Para já vou mesmo tentar fazer o rio, a praia (aproveitei a época balnear para trazer alguma areia), depois ou vou colocar umas vinhas ou árvores com um género de zona de merendas. Vou tentar fazer uns muros com pequenas pedras que fui recolhendo aqui e ali. Tudo isto se o rapaz não aparecer com novas ideias.
Como a experiência é 0 vou fazendo as coisas com calma, procurando que ele participe no maior numero de coisas possíveis.
Responder