Pedro Silva - A minha maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Olá, Pedro:

Agora é tarde, e parce que foi desafiante para si ter andado a moer granito para fazer o seu balastro... mas eu descobri uma coisa que funciona bem, quanto a mim, é barato.

Na CASA (sim, onde as mulheres adoram passar horas), há lá uns boiões de "areia" em várias tonalidades, e se se comprar uma creme, esbranquiçada, que pode imitar balastro calcário, e outra cinza, que imita muito bem o granito, e misturarmos, pode obter uma textura e cor muito realistas. Cada boião, que dá para aí para uns 2,5m ou 3 metros de via, custa 2,45€
ImagemImagemImagem
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Tarde nunca é mas que o balastro aplicado nesta ultima estação está dentro do objectivo que pretendia o custo é zero e o tempo perdido é que é algum, como subprodutos o pó resultante estou em vias de o utilizar. De momento tenho a maquete parada porque tenho andado a restaurar e adaptar (ás minhas necessidades uma fonte de alimentação comprada na sucata) e acabamentos de um quadro de bancada.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Depois de alguns meses sem novidades mas com trabalho na maquete posto algumas novidades. Quanto a decoração está na mesma. O que fiz foi montar a cablagem quase toda por debaixo da nova estação montagem dos motores de agulha ligação dos semáforos e produção da mesa de comando que está quase pronta, brevemente será montada na maquete. Ainda estou indeciso se inicio a construção das placas electrónicas e ligação dos circuitos de sinalização ou se começo a fazer os abrigos da estação assim como alguns edifícios e alguma decoração. E seguidamente mostro as ultimas compras.

-- 01-01 00:47 --

Continuação...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

As novidades assentam muito bem nesse ambiente! :dirol:
E gostei muito desse painel de comando das agulhas :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Depois de muito tempo sem postar nada. Conclui a mesa de comando electrifiquei as agulhas e fiz os circuitos da sinalização, entretanto completei o interface entre os circuitos da sinalização da estação anterior e esta, e ainda na sinalização ainda tenho alguns detalhes por resolver. entretanto iluminei as plataformas assim como as coberturas destas que levaram uma iluminação a leds brancos (infelizmente demasiado azulados). A próxima etapa vai ser a construção do E.P. e armazém para de seguida passar a começar a fase da decoração. por ultimo posto fotos das minhas 2 ultimas compras. a 333.313 e um Ealos da renfe
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14732
Registado: 30 dez 2008, 18:18

"Cobertura da plataforma"

Gostei do simples pormenor, do pilar do meio ter o cano de escoamento de águas.
Muito bom. :afro:
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Espero que a luz azulada seja efeito da foto. De resto está muito bom! :afro:
E que tal se porta a 333.3?
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

A 333 porta-se lindamente. O azulado é mesmo dos leds usados, mas até agora foram os únicos que serviram para este efeito.
Quanto ao pormenor do cano de escoamento das aguas este serve para passar os fios para os leds.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Finalmente o E.P. a experimentar uma nova maneira caseira de fazer edifícios á escala com uma serie de pequenos defeitos (não se admirem) para corrigir no próximo a construir. Pergunto-vos o que deva fazer: fazer um telheiro na fachada do cais, ao estilo antigo? ou prolongar o telheiro existente ? Para fazer passeios o que sugerem? estou com a ideia de cortar tábua de balsa de 3 mm de espessura e colar papel autocolante com calçada impressa. O que acham?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

E mais um pequeno avanço, desta vez as novidades são passeios feitos artesanalmente, e uma vedação a imitar as vedações do canal ferroviário em estacas de madeira calibrada e tratada com rede zincada. Sendo esta também artesanal ,como seria de esperar. Só a árvore é de compra. O espaço que sobrou entra o passeio e a parede é para levar uns edifícios que estou a desenhar em cad para colar em cartão.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder