Pedro Silva - A minha maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Agora, quando se trata de pavimentos em betão, estes são cortados em placas de 5m x 5m (em pavimentos actuais à escala real), ou no caso de pavimentos mais antigos, devem existir pelo menos juntas de construção. Se calhar com um x-ato ou outro objecto parecido, seria engraçado tentar dar um ar mais realista ao betão, juntamente com algum envelhecimento (fissuras, alguns buracos, principalmente no cruzamento de juntas) ficaria um espectáculo!
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Uma boa ideia para executar mas de momento a prioridade é acabar a linha e instalar a sinalização ( tenho de construir ums quantos semaforos e umas quantas placas electrônicas e passar cabos e respectivas ligações e ensaios), vão ser uns meses até então poder então passar á fase da decoração. Antes disso incluído nas linhas vou fazer um muro de suporte de terras e tentar reproduzir umas caixas de rede com pedra (tambem para suporte de terras) apenas para poder por pó de pedra junto da via para poder colocar os semaforos de forma permanente. Obrigado pela excelente ideia. :afro:
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Já sabes como vais realizar os muros de Gabiões? por acaso tb tenho pensado no assunto, é um tipo de muro de suporte que adoro ver por aí. Estava a pensar usar uma areia calibrada de 1mm, misturá-la com cola branca ou Latex para quem tem acesso a ele e espremê-la por um tubo quadrado de 1cm ou 1,2cm tipo chouriça. sobrepor várias camadas, eventualmente curvá-la, deixar secar e voilá, ainda não experimentei, qq dia... :hum2:
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Já pensei em varias soluções mas vou estou a pensar em usar pedrinhas calibradas de pó de pedra (como vou usar mesmo pó de pedra que peneirei como sub produtos ficam pedrinhas de varios tamanhos Vou fazer como para o balastro mas com um crivo diferente, tenho de calcular ainda o tamanho médio das pedras dos gabiões em H0 ) isto o mais facil depois vou exprimentar a cortar roofmate em paralelipipedos ( que tambem tenho de calcular) e colar as pedrinhas neles e por fim a minha dúvida colar tule pintado de cinza por cima...
Fazer ums quantos paralelipipedos assim faitos e colocar uns em cima dos outros. Não gosto da areia para este caso ou mesmo para balastro porque além da cor a forma é arredondada e a pedra é partida. Estou a pensar começar isto amanhã ou depois , assim que tiver alguma coisa de jeito ponho fotos.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Já era para ter postado estas fotos, mas ainda não houve ocasião.
Acabei os gabiões e não pus rede porque dava a ideia que não havia pedra, cometi um erro em usar roofmate azul devia de o ter pintado de cinza ou creme, que melhorava o aspecto apliquei rede e já fiz o relevo encontrando-se este a secar.
Fiz a aplicação de balastro acastanhado (granito castanho moido) nas linhas principais e na linha do terminal usei para balastro pó de pedra crivado da mesma forma que o outro balastro mas aqui a cor no fim de a cola seca ficou muito creme e junto com os passeios da mesma cor fica muito monotono, ainda não sei se vou arrancar este balastro e aplicar granito castanho ou balastro de pedra calcaria de cor mais branca (queria reproduzir linha com balastro velho mas com pouca utilização: sem ferrugem) Vou ter agora uma odisseia a partir granito branco para balestrar o troço de via dupla onde ficará a recta onde instalarei a subestação de tracção e respectiva zona neutra (vou ter de aplicar as placas de desligar dijuntor e ligar com as indicações (1 loc, 2 loc, 1 Ute 1 pen) etc. muito em cima umas das outras por falta de espaço mas isso talvez para o final do verão ou final do ano.
E para finalizar a minha ultima conpra foi um Lgnss da Rtrains, e aquilo é mesmo muito leve estou a espera de um Sgnss e espero que seja melhor.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Bem Pedro, deste-lhe forte na maqueta!!
Está a ficar muito giro!!

Quanto ao vagão, nada que uma chumbada da pesca dentro do contentor não resolva...
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

A tua maquete tem sempre pormenores muito bons. Desta vez o Pedro até fez muros de gabions. :)
Cumprimentos
rodascp
Participante
Mensagens: 11
Registado: 05 jan 2013, 20:45

Desculpe lá fazer esta pergunta,mas como é que fez as casas do layout?
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Balestrei a linha que faltava , concluí o morro que tapa a entrada na expiral e pintei carris e vou ter de acrescentar o cenario com uma tira de aglomerado uma vez que a linha agora balestrada fica a 3 cm da extremidade da maquete, alem de ficar sem cenario teria de colocar algo para resguardar o material de cair da mesa abaixo... assim que colocar uma ou mais tiras de aglomerado com uns 5 cm já posso reproduzir um pouco de cenario ao longo da via e posso passar a produzir alguns elementos de decoração da via...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Exelente :afro:
Responder