Videos, livros e revistas

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Responder
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 12590
Registado: 28 Dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

15 Out 2018, 10:56

28-10, 14:30, no Museu Nacional Ferroviário - apresentação do livro sobre as Nohab. Ficaria muito contente se comparecessem. :)
Imagem
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 12590
Registado: 28 Dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

17 Out 2018, 11:37

162 anos convite-web.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
johnmarks
Participante
Mensagens: 2010
Registado: 05 Jan 2009, 17:15

29 Out 2018, 09:26

https://www.entroncamentoonline.pt/port ... toras-em-p


Foto EOL

Foto EOL
Foto EOL
No âmbito das comemorações dos 162 anos sobre a Viagem Inaugural do caminho de ferro português, o Museu Nacional Ferroviário promoveu diversas atividades entre as quais a apresentação do Livro “Nohab – As Automotoras em Portugal”, de João Cunha, cuja receita da venda reverterá na totalidade para o restauro da automotora Nohab 0111, numa iniciativa inédita de voluntariado a APAC - Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro e o Museu Nacional Ferroviário.

A apresentação decorreu na Sala do Comboio Real e contou com a presença na mesa do autor João Cunha, do tradutor para inglês Andrew Donnelly, dado tratar-se de uma edição belingue, da Diretora do Museu Nacional Ferroviário Ana Fontes e Nelsom Oliveira, membro da APAC e que moderou a sessão.

O livro tem um custo de 49€ e pode ser adquirido no site da APAC e no Museu Nacional Ferroviário.

Durante a manhã houve uma visita especial a Bordo do Comboio Real Português, numa iniciativa rara e excepcional, em que os participantes tiveram oportunidade de conhecer por dentro o Comboio Real em que Judite Roque, responsável pela Unidade de Conservação e Restauro, falou da sua história e projeto de restauro.

A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de 10 participantes.
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 12590
Registado: 28 Dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

04 Nov 2018, 21:34

O Nuno Barrento lançará em Dezembro o seu livro "A Sinalização Ferroviária De Portugal (Volume I) – Sistemas Elétricos E Eletromecânicos", editado também pela APAC.
Já tive a oportunidade de ler algumas passagens e é garantidamente a melhor obra que já foi escrita por cá sobre sinalização, pela pena de um grande especialista na matéria.

Está em pré-venda até 9 de Dezembro, por apenas 32€. Uma boa prenda de Natal: https://www.caminhosdeferro.pt/loja/pro ... mecanicos/
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5766
Registado: 31 Dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

05 Nov 2018, 17:43

Volume 1 significa que vão sair mais? :)
Avatar do Utilizador
Pedro André
Moderador Global
Mensagens: 16335
Registado: 31 Dez 2008, 15:00
Localização: São Brás de Alportel

06 Nov 2018, 10:21

Sim. Na próxima TS Online vem uma pequena entrevista com o autor acerca destes livros onde vem referida essa questão. :)
Imagem
Avatar do Utilizador
Pedro André
Moderador Global
Mensagens: 16335
Registado: 31 Dez 2008, 15:00
Localização: São Brás de Alportel

30 Mai 2019, 18:30

Carruagens do Sul e Sueste
capa_fp.jpg
Apontamentos para a História das Carruagens dos Caminhos de Ferro Portugueses – Volume
O primeiro volume de uma colecção sobre as carruagens dos caminhos de ferro portugueses, da autoria de Fernando Cunha Pedreira.

Esta obra inclui 61 desenhos, 70 fotografias e 15 quadros, preenchendo ricamente um livro de excepcional importância histórica. As receitas do livro revertem na íntegra para projectos da APAC e pode ser adquirido com preço promocional até 31 de Agosto.

Descrição
Este livro, o primeiro de uma série que procurará descrever todas as carruagens de via larga que pertenceram às diversas companhias portuguesas desde os primórdios do caminho de ferro até aos nossos dias, é o resultado da grande paixão do autor pelo tema, paixão talvez nascida nas viagens para a Beira Alta, na meninice. Da recordação do momento mágico que era o da mudança de comboio em Coimbra ou na Pampilhosa onde se apeava de modernas carruagens de bogies para tomar lugar em pequenas, mas confortáveis, carruagens de dois eixos, umas vezes verdes outras, quase sempre, de madeira envernizada com os corrimãos em latão, sempre brilhantes, e com aquele característico e entranhado cheiro a fumo.

Mas resulta igualmente dos apontamentos tomados em horas e horas passadas nas estações, na juventude e na adolescência, e da incessante investigação, cada vez mais sistematizada, levada a cabo nos últimos quarenta anos, nos tempos livres que a vida profissional ia deixando.

Nos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste existiram menos de 200 carruagens. Cerca de 80 nos parques das duas companhias originais, “dos Brasileiros “ e “Inglesa”, de que nos ocuparemos no primeiro capítulo, seguidas por 103 + 61 já adquiridas pelos C.F. do Estado que são o objecto dos capítulos dois e três, capítulos bastante mais circunstanciados e documentados que o anterior. Seguem-se as 24 Görlitz, as únicas metálicas, que se descrevem no quarto capítulo, e o quinto, e mais longo, é o dedicado às de bogies porque, apesar de serem menos de 20 no total, foram as que tivera histórias mais movimentadas e que mais modificações conheceram ao longo das suas carreiras.

O livro trata igualmente, nos capítulos quarto e quinto, de algumas carruagens da outra divisão dos Caminhos de Ferro do Estado, o Minho e Douro. Carruagens em tudo idênticas às dos C.F.S. e adquiridas em conjunto com estas pelo Estado.

Índice

A época heróica
Carruagens da “Companhia dos Brasileiros”
Carruagens da Companhia do Sueste
O primeiro parque de carruagens “Estado” do Sul e Sueste
As Carruagens de Empatamento Longo
As Armistício
As de Bogies
Pioneiras
Ex. Wagons Lits
Feitas nas Oficinas do Barreiro
Ragheno
Agradecimentos
Bibliografia
https://www.caminhosdeferro.pt/loja/pro ... -e-sueste/
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Responder