Montana Rail Link - Maqueta USA - Blog de construção

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Luis,

sinto-me tentado a concordar com o António; "há demasiado balastro". Envelhecer pode atenuar essa percepção. Uma técnica muito usada é aplicar preto muitíssimo diluído, quase água suja, junto aos carris (por dentro e por fora). Vai escurecer por baixo do carril e a capilaridade vai fazer aparecer matizes diferentes de forma aleatória. É um processo fácil de aplicar mas com o risco do resultado não ser o esperado. Eu teria todo o cuidado...

Abraço
rp
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá bomdia.

Ambos têm razão. No entanto, quando a foto foi tirada a cola do balastro ainda estava húmida e nessa altura nada posso fazer. Isso também ajuda ao facto do balastro estar "em demasia"...

António, o grão utilizado foi o mais fino da Woodland Scenics. Mais fino só areia, e isso é fino demais.

Hoje à noite vou andar de aerógrafo na mão e pincel na outra. Tenho que pintar os modelos (pelo menos dar uma primeira camada, pois não vou ter tempo para mais), e dar um pequeno tratamento à via. Não estou a apressar nada, mas infelizmente, tenho duas noites para fazer mais alguma coisa e não vai chegar.

Ficam umas fotos de ontem. Primeiros ensaios com árvores (que a maioria será despida de folhas). As árvores "escovilhões" vão ser poucos e terão de ser tratadas para tirar o aspecto de brinquedo... Mas não vai dar para tudo!.. e as outras terão que ser acinzentadas pois estão muito amarelas.

Um abraço e obrigado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Olá luis,

Está muito bom, gosto da mistura dos vários tons da terra, quebra a monotonia de uma só cor. As árvores em tons de cinzento também vão ficar melhor.
Depois, quando tiver tempo talvez ficasse melhor se acrescentasse uns pormenores à via. Eu sei que nem sempre há tempo, por experiência própria, mas pelo que tenho lido e visto, os pequenos detalhes, desde que não em excesso, fazem uma grande diferença.
Em relação à pintura base das travessas, indicou o Track Primer da Panzer Series com a refª 70302, mas creio que pretendia dizer 70304, certo? é que o 70302 é o Dark Rust que, por acaso, é o que eu vou usar bara a base do carril.
Abraço,

António
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá.

Sim, é o 70304, erro meu. Ando a dormir 3 ou 4 horas por noite para avançar com isto... e não está fácil!

Lá fiz um trabalhinho com o aerógrafo no balastro: Utilizei o Flat Eath da Vallejo bem diluído, com baixa pressõa de ar no compressor e foi isto que saiu.

No entanto as cores estão menos vivas do que as fotos mostram: Foram tiradas com o telefone e ainda para mais com o mesmo em modo HDR.

Já não dá tempo para mais!..
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Está bastante melhor,não só o balastro não estátão vivo, como está melhor integrado no resto do cenário. Bom trabalho.
AbraÇo,
António Lopes
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Excelente trabalho. Ao vivo e a cores tem outro encanto. E o som amigos, é de loucos. Muito Bom, Parabens. :venia:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Luis,

tenho pena de não ter podido ir a Santarem ver ao vivo e a cores. Sucedeu um precalço que um dia, se houver oportunidade, conto... De qualquer maneira deixa-me dizer que, pelas fotos, o resultado final ficou excelente. E conseguiste dar a volta à questão do balastro. Bem feito, parabens

Abraço
rp
Responder