Duarteville & Indiana Railroad (nome provisório)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Não fiz muito estes últimos dias. Ontem à noite coloquei o roofmate de 3cm, usando o prego liquido. Isto para mim é o ideal, pois desta forma consigo criar irregularidades na superfície. A chão não é plano, e por isso devemos tentar representar isso mesmo. Para isso, uso este material como já fiz no passado.
Imagem
Imagem

Desde ontem à noite, acrescentei reforços aos dois módulos, nos topos onde eles se encontram. Isto foi feito por duas razões:

1 - Proteger o roofmate que serve de base
2 - Ter uma base sólida para fixar as solipas no topo de cada módulo.

Isto foi feito com pedaços de contraplacado de 10m em cada topo. O layout está agora pronto para receber via. Estou ansioso para começar a assentá-la.

Imagem
Imagem

Abraço a todos.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Entretanto, umas coisinhas boas para o layout, vindas do outro lado do Lago.

Pouco falta para começar a assentar via.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos. Este video é um ensaio que fiz sobre modelismo ferroviário, porque se se faz lá fora, porque não fazê-lo nós também.



Não sou nenhum iluminado, apenas gostaria de passar a minha opinião e conclusões enquanto modelista. E porque não fazê-lo e video?

Lanço um desafio aos outros... Façam-no também.

Abraços.
Última edição por luis_lopes em 10 out 2014, 01:24, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Andei a assentar via e a fazer as ligações eléctricas. Enquanto a 2ª fase não é bonita, a 1ª é mais apelativa.

Estou a usar carril da MicroEngineering código 70, e decidi usar uma versão do Palmetto Spur do Lance Mindheim. Enquanto o Lance usa uma gare fantasma desmontável, eu decidi que a mesma iria ser parte do layout, para adicionar cenário. Ainda não decidi se será uma ponte, ou uns quantos armazéns que não serão servidos por vagões.

Então, decidi acrescentar uns pedaços de contraplacado entre os módulos, de forma a que pudesse colocar solipas em circuito impresso, de forma a que a união entre os carris dos módulos fosse mais robusta.

Vamos ver algumas fotos.

Imagem
A via foi colada usado "prego liquido"

Imagem
A via e as solipas de cobre. Notem que está um pedaço de estireno entre os módulos. Tem a espessura do disco de corte. Isto será para prevenir uma falha entre carris depois do corte feito. A ideia é explicada ao detalhe pelo M.C. Fujiwara, no youtube (pesquisem pelo nome).

Imagem
A via soldada às solipas

Imagem
As solipas foram cortadas e foi feito um golpe no centro.

Imagem
O estireno foi removido, e agora poderão ver o resultado.

Imagem
A via foi assente, e o circuito eléctrico feito. Agora, vamos movimentar COMBOIOS!!!!

Abraços a todos
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Luís, a ideia das solipas em PCB está interessante! :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá Sérgio.

Obrigado. Atenção que a ideia original não é minha.



As solipas em PCB são comuns em muitas práticas modulares. Já o estireno entre os módulos para compensar a grossura do corte vi neste video colocado acima!!

Forte abraço!
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

:venia: :venia:

Bom trabalho, Bons exemplos. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

luis_lopes Escreveu: As solipas em PCB são comuns em muitas práticas modulares. Já o estireno entre os módulos para compensar a grossura do corte vi neste video colocado acima!!
Forte abraço!
Sim Luís, já tinha visto aplicações com PCB para esse fim, mas normalmente não se davam ao trabalho de as cortar em travessas como tu fizeste (era apenas uma placa PCB com um corte ao meio para isolar).
Assim fica bem melhor.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Eu não fiz isso amigo, comprei-as já assim. Estas solipas são usadas nos kits da Fast Tracks para construção de desvios.

No entanto, para uma questão de realismo, usei assim, pois ficam muito melhor do que uma placa completa.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos. Ontem estive entretido com o modelo mostrado abaixo.

Coloquei umas peças de detalhe da Walthers e da Details West. Ainda falta rever o alinhamento de algumas peças, mas até agora está com melhor aspecto. Eu pelo menos gosto.

Abraços.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder