Decapar modelos

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caros companheiros destas "lides" ferroviárias.

É já sobejamente conhecida a dificuldade que alguns de nós temos quando tentamos descartar a velha tinta de um modelo, para o repintarmos. Eu sei que este é um tópico já muito "batido" com várias opiniões sobre o que utilizar para retirar a tinta velha, e parece-me que o consenso geral tem sido o álcool isopropílico.

Ora eu hoje, numa das minhas muitas andanças, e quase sem querer, encontrei um produto que a mim me parece resultar melhor do que tudo o que tenho experimentado até ao momento. Bem mas vamos lá explicar a "coisa": como é do conhecimento da "malta" eu mudei a "agulha" para os "Americanos", o que não me impede, e porque gosto muito da BN (Burlington Northern) de fazer as minhas alterações em termos de pintura.

Já tinha desde ontem "mergulhado" uma carruagem da Rivarossi em álcool isopropílico e hoje vai de começar com uma escova de unhas a tentar retirar a velha tinta (e então da Rivarossi que custa bastante). Costumo utilizar para ajudar neste serviço, o CIF creme, porque além de ser abrasivo, sem danificar o plástico, deixa-o já suficientemente "áspero" para o primário aderir sem qualquer problema. Mas... o CIF de repente acabou, e lá fui à dispensa vasculhar o que por lá existia que substituísse o mesmo, e encontrei o mesmo tipo de produto, mas... com lixivia! Não é que a tinta começou a sair com toda a facilidade?

Então esta "mente iluminada" pensou: ora bem, se isto com lixivia sai assim, será que se eu utilizar lixivia, em vez do álcool isopropílico, isto sairá melhor? Como tinha cá lixivia pura, vai de tentar e mergulhar uma das carruagens durante uma hora. Depois, utilizei o CIF creme também com lixivia, e o resultado foi o que podem ver nas fotos.

Claro que há que ter extremo cuidado com esta lixivia, usar luvas e se possível máscara e fazer tudo num local bem ventilado. Há também que ter especial cuidado com a roupa, porque esta lixivia... é do "caraças" :facepalm: e a roupa :cadeira: só para o lixo.

Bem espero que esta dica resulte para aqueles que pretendem mudar as pinturas. Para mim resultou em pleno.
Um grande abraço
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Boas, Álvaro!

na América também à 2600?
Avatar do Utilizador
Nuno Magalhães
Participante
Mensagens: 639
Registado: 30 dez 2008, 23:53
Localização: Vila Nova de Gaia

No Brasil houve!
myflickr :
Imagem
http://www.flickr.com/photos/29620467@N06/
COMBOIO : ontem... hoje... e amanhã!!!
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Na América houve uma CC21000 em ensaios. :biggrin:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Bom dia:
Não Jorge, isto são para aquelas "pinturas" que eu jurei a pés juntos que nunca mais faria para ninguém, mas :uwi: ...!

Esta gente sabe de "caraças"... :bla: ! Olhem, eu desconhecia totalmente, mas se vocês dizem, quem sou eu para "humildemente" afirmar o contrário :venia: !
Um grande abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Boa dica! :afro:

Tendo em conta que o alcool izopropilico custa uns bons euritos, a lixivia pode ser uma alternativa muito mais economica.
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Para decapar modelos com tintas acrilicas, sonasol amoniacal (generico) ou limpa vidros com amoniaco funcionam bastante bem, e menos agressivos para as vias respiratorias que a lexivia.
Responder