Começar do Zero

Modelismo à escala
Responder
jjmaia
Participante
Mensagens: 51
Registado: 24 mar 2013, 01:16

Boa tarde,

Já fiz a minha apresentação, e contava com a vossa ajuda para começar.

Para já quero comprar um starter set, de preferência com um comando bom que dê para depois um setup mais avançado.
Vou comçeçar com uma maqueta pequena, e depois aproveito o material para uma maior.

Posto isto queria os vossos conselhoes sobre o que comprar.
Não só a marca (marklin ou outra) e depois qual set comprar.

Já percebi que marklin é AC, o problema é que depois as outras maquinas não funcionam, certo? É fazer fazer a conversão?

Obrigado.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Para começar, recomendo um conjunto de iniciação. Uma olhadela no site dos comboios eletricos pode rezolver o problema. :biggrin:

http://www.comboioselectricos.com/html/ ... milia=RO-9
jjmaia
Participante
Mensagens: 51
Registado: 24 mar 2013, 01:16

Não há mais nenhuma página Portuguesa?

E lojas estrangeiras (da UE de preferência), algum conselho?

O meu maior problema agora é decidir entre Marklin ou outras. Gostava de saber como alterar uma máquina AC para DC.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

boas,

Ao menos tem um referencia "marklin", o que já é muito bom!...è um bom começo :biggrin:

Vai ouvir opiniões de todo o tipo boas más, cada um com os seus gostos e experiências....

O importante é arranjar uma marca/ uma referencia que o satisfaça!.. é o mais importante..

o resto vem com o tempo :)
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
jjmaia
Participante
Mensagens: 51
Registado: 24 mar 2013, 01:16

O meu problema não é marca, é mesmo o DC vs AC.

Dai a minha questão: É fácil transformar uma DC numa AC?
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Depois tem o facto de ter um Patim no meio na questao do AC. Que os comboios "Verdadeiros" nao levam patim no meio. :)
jjmaia
Participante
Mensagens: 51
Registado: 24 mar 2013, 01:16

Isso é uma questão de precisionismo :P
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

jjmaia Escreveu:Isso é uma questão de precisionismo :P
è mesmo isso, nunca melhor dito!...

Mas vendo a coisa por outro lado, funciona sempre! :biggrin: ..... qual linhas sujas kk, é sempre a andar... :afro: .
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Se tiver os conhecimentos necessarios para transformar uma AC em DC ou viceversa, entaõ não deve haver problema em escolher DC ou AC. Mas se não possui esse tipo de habilidades é melhor estudar melhor o fenomeno ;) e depois escolher entre AC ou DC. Como é normal, os que "rolam" no AC vão defender as suas posiçoes e os que tem DC , igual. Eu não quero influenciar com nada a sua escolha, embora tenho tudo em DC, mas só quero lhe chamar a atenção sobre o que quer pa frente, depois de iniciado nessas andanças.
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Quanto a transformar uma loco DC para AC, depende do motor que tem na loco.
Se for um motor de 5 pólos, é uma questão de reconfigurar a captação de corrente. Caso a loco tenha placa ainda torna-se mais acessível, pois uma das captações vai ser ligada ao patim.
Se for um motor de três pólos, aí a eficiência e rendimento do motor não vai ser o mesmo, obrigando ainda que se digitalize o motor. Não recomendo a alteração, em motores deste tipo.
Responder