Catenária H0

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Boa tarde,

Depois de há uns meses atrás ter referido o fabricante Decapod noutro tópico, abro este destinado apenas ao tema " Catenária ", deste e de outros fabricantes.

Deixo alguns links, o 1º tem todas as tabelas e convergências para a escala H0, comprimento da catenária para os diferentes raios de curva, distâncias em relaçäo á via, explicaçäo de Postes de compressäo e de tensäo etc, etc. De grande ajuda para quem deseja instalar catenária no seu layout

http://www.decapod.fr/index.php/trucs-a ... aire-25-kv

Este 2º link é um tutorial da construcçäo de um poste simples, neste caso um poste de compressäo, a construcçäo é relativamente simples, mas requer algo de paciência

http://www.decapod.fr/index.php/trucs-a ... pport-25kv

Neste momento têem os seguintes productos para venda, entrei em contacto com o fabricante e está previsto o lançamento de todos os componentes para construir os pórticos das estaçöes, contrapesos,etc.

http://www.decapod.fr/index.php/echelle ... 6-supports

E uma novidade sÄo os gabarits de montagem que ajudam e muito a execuçäo da tarefa

http://www.decapod.fr/index.php/echelle ... ccessoires

Fio de 0,3mm para construcçäo da catenária, os pêndulos podem-se fazer com fio de 0,2mm

http://www.fohrmann.com/bleche-profile- ... draht.html

Algumas fotos do fabricante

Imagem

Imagem

Imagem


Cumps.

Mário A. Vieira
Última edição por alco1520 em 04 fev 2013, 18:28, editado 1 vez no total.
racia
Participante
Mensagens: 752
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Ah grande Mário, sempre atento e disponível para ajudar

se o Armando aparecer com uma 2500 ou 2550, lá terá de ser Decapot, e o A-dos-Torresmos vai levar com o fio, ai vai, vai...

Obrigado e abraço
rp


PS A propósito, por curiosidade andei à procura mas fui incapaz de localizar as antigas produções da JV. A qualidade não estava à altura do apresentado pela Decapot, mas constituíam (constituem?) uma solução barata e esteticamente muitíssimo razoável. Alguem sabe se acabou, mudou de nome? Obg
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

racia Escreveu:Ah grande Mário, sempre atento e disponível para ajudar

se o Armando aparecer com uma 2500 ou 2550, lá terá de ser Decapot, e o A-dos-Torresmos vai levar com o fio, ai vai, vai...

Obrigado e abraço
rp


PS A propósito, por curiosidade andei à procura mas fui incapaz de localizar as antigas produções da JV. A qualidade não estava à altura do apresentado pela Decapot, mas constituíam (constituem?) uma solução barata e esteticamente muitíssimo razoável. Alguem sabe se acabou, mudou de nome? Obg
Estás bom Rui?

Acho que é um tópico interessante para o pessoal mostrar os trabalhos de catenária e colocar links de fabricantes.

Ah pois uma 2500 era um sonho... mas eu prefiro que o Armando apareça com as UTE's 2000 mas NOrbrass!!!!! :biggrin: Deixo aqui a dica porque quem näo chora näo mama!!!! Mas tal qual estäo as coisas é dificil.

Quanto ao fabricante que mencionas sinceramente näo sei... vou ver se descubro algo pela net.

Abraço,

Mário
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Esse topico era mesmo necessario! :afro:

Eu tentei fazer a minha catenaria (na Romenia são 27 kv) com postes de "betão" (tubo de latao de 4 mm), mas nos braços falhei pois as soldas não agarram bem ao arame de aço galvanizado.Por isso vou experimentar um material mais forte, para não ser obrigado aumentar o diametro do fio e estragar a estetica toda.

Imagem

Imagem

Os isoladores são da Wiessmann.
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Muito bom Cosmin.

Que solda usa? E o fluxo ?
As vezes basta despolir o arame nas zonas a soldar para melhorar a uniäo.

Cumprimentos,

Mário
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Utilizo estanho de 0,5 mm, ja com fluxo integrado e decapante em gel (uma pasta branca que comprei no Leroy).

As soldaduras em si são boas, mas a soldadura do braço (não sei o nome ) que segura o fio de contacto não reziste ao pantografo e parte.Ja experimentei usar latão em vez de aço (arame não temperado) galvanizado e, a soldadura aguenta-se bem, mas empena o latão. :wacko:

Por isso, acho que o nickel-silver ou o phosphor-bronze são os mais indicados por isso, sendo ligas mais duras.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Realmente um bom tópico que estava em falta por aqui. :afro:

Temos módulos 5 estrelas com um elevado nível de detalhe, mas porque não colocam a catenária nos módulos que representam ambientes onde ela é rainha?? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Cosmin Escreveu:Utilizo estanho de 0,5 mm, ja com fluxo integrado e decapante em gel (uma pasta branca que comprei no Leroy).

As soldaduras em si são boas, mas a soldadura do braço (não sei o nome ) que segura o fio de contacto não reziste ao pantografo e parte.Ja experimentei usar latão em vez de aço (arame não temperado) galvanizado e, a soldadura aguenta-se bem, mas empena o latão. :wacko:

Por isso, acho que o nickel-silver ou o phosphor-bronze são os mais indicados por isso, sendo ligas mais duras.
O braço que suporta o fio idealmente deveria ser de Nickel silver, é mais duro e flexivel permitido deformar-se sem partir
O fio mais indicado é este de 0,3mm, de Bronze que tem uma condutividade electrica excelente com baixa oxidaçäo e é bastante elástica permitindo a pasagem do pantografo sem deformar

http://www.fohrmann.com/bleche-profile- ... draht.html

Experimente e vai ver que näo se arrepende.

Cumps.

Mário
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Se houver algum material assim quadrado era exelente para criar os postes
Responder