Programação Locomotiva

A electrónica digital para modelismo
Responder
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Tenho um problema que certamente me ajudarão a ultrapassar.
A locomotiva que pertence ao Starter Set da Roco que adquiri, sempre que é colocada a circular na velocidade máxima demora imenso tempo a parar, apesar de efectuar a travagem de forma "faseada". A verdade é que dá a ideia que a locomotiva não responde, isto por comparação com a outra locomotiva também da Roco.

Penso que o tempo de travagem pode ser programada, só não sei como. Alguém poderá ajudar ou existe um problema com a locomotiva?
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

http://www.roco.cc/fileadmin/downloads/ ... 54_prt.pdf
Página 63 - teclas de programação multiMAUS / Lokmaus2
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

nada de errado com a locomotiva. o que tem é o tempo de paragem muito grande e tem que ser reduzido para uns valores que permitam uma resposta rapida.por isso,procure no manual acima mencionado pelo colega como modificar valores do cv4, a tal desaceleraçao....
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Uma forma mais rápida de verificar isso é carregar na tecla F4, que na maioria dos descodificadores é a função que liga e desliga a inércia.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Obrigado a todos pelas dicas. Mas o problema persiste, sempre que a locomotiva passa a circular na velocidade máxima continua a resposta à diminuição da velocidade a ser bastante lenta.
Quando ela circula numa velocidade media, a resposta é imediata.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Será talvez necessário ajustar o CV6 que (nos ESU) regula a velocidade intermédia.
Se não resultar, talvez um reset...
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Sergio Santos Escreveu:Será talvez necessário ajustar o CV6 que (nos ESU) regula a velocidade intermédia.
Se não resultar, talvez um reset...
Mais uma vez obrigado.
O reset já fiz, mas o comportamento é assim desde de que a comprei. Só tive a certeza que não deveria ser assim, quando digitalizei a segunda locomotiva.
Vou ver se o problema é a velocidade intermédia.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

tambem tem que ter em consideraçao outro pormenor.é setar a velocidade maxima a um valor "decente", ou seja, um pouco acima de velocidade media que a locomotiva supostamente anda (a escala).quer dizer que, quando andar a velocidade maxima nao parecer un F 16.a velocidade maxima setada abaixo dos valores maximos tambem prolonga a vida ao motor.uns 75 % dos valores permitidos pelo decoder (255 com o mmouse) serao suficientes.eu uso lokmouse 2 e aplico os 75 % sobre o valor maximo 64 (o permitido pelo decoder com o lokmouse2)
voltando ao assunto, ha muita coisa a verificar e setar(ou resetar).
com link abaixo pode fazer uma breve verificaçao dos cv´s


http://www.nmrailrunners.org/sitebuilde ... tscard.pdf

nao ha nada que nao experimentar trocar os descodificadores nas duas maquinas.sendo uma locomotiva digital de start set, penso que o decoder seja algo mais simple.verificar se o decoder é mesmo ESU, acho que a Roco ja trocou da marca.verificar no cv aferente(105-106) o fabricante.ver o link, tem lá uma lista (o ESU tem o nr 151). pelo menos, os decoders com som são da Zimo,os da start-set ja não sei bem...
Responder