Leds em material Marklin analógico.

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Avatar do Utilizador
Renato
Participante
Mensagens: 3
Registado: 26 nov 2013, 16:16
Localização: Torres Vedras

Boa tarde a todos,
Existe algum inconveniente em instalar leds nas locomotivas/carruagens Marklin antigas(analógicas) ? Já algum de vós o fez?
O objectivo é evitar o problema das lâmpadas incandescentes que se fundem...
Obrigado
R.S.
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Boas

Apesar de não ter o sistema Marklin mas o DCC eu já montei leds na iluminação de algumas carruagens. O seu sistema é AC, penso eu, como tal não vai ter problemas de só acender num sentido de marcha. Para 18volts de alimentação deve de por antes uma resistencia de cerca de 1K(1000 ohms) para regular a corrente dos leds. Existe varios sites que calculam a resistencia para os varios tipos de led.Atenção que existe dois tipos de branconos leds, o quente mais amarelado e o frio mais azulado. Espero ter sido util.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Renato

Para ter iluminação nos dois sentidos terá que instalar uma ponte rectificadora igual á que mostro. Estas pontes têm 4 pequenos pernos, sendo dois com o sinal de "~" e será nestes dois que vai ligar a alimentação que vem das linhas; existe um sinal de "-" e um sinal de "+". Neste deve ligar uma resistência de 1 k (1000 Ohms) e o led, entre este e o sinal "-".
Assim funciona nos dois sentidos.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Boas

Tem razão Anísio Nelson , mas eu que não tenho grande experiencia em Marklin julgava que era em corrente alterna. Assim a sua indicação é mais correta. Já agora deixo um link do local onde eu compro este tipo de material. O link é da ponte mas tambem existe os leds tanto isolados como em fita.


http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=67908
Responder