Decapar modelos

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
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Alvaro Sousa
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28 Mai 2014, 21:40

Caros companheiros destas "lides" ferroviárias.

É já sobejamente conhecida a dificuldade que alguns de nós temos quando tentamos descartar a velha tinta de um modelo, para o repintarmos. Eu sei que este é um tópico já muito "batido" com várias opiniões sobre o que utilizar para retirar a tinta velha, e parece-me que o consenso geral tem sido o álcool isopropílico.

Ora eu hoje, numa das minhas muitas andanças, e quase sem querer, encontrei um produto que a mim me parece resultar melhor do que tudo o que tenho experimentado até ao momento. Bem mas vamos lá explicar a "coisa": como é do conhecimento da "malta" eu mudei a "agulha" para os "Americanos", o que não me impede, e porque gosto muito da BN (Burlington Northern) de fazer as minhas alterações em termos de pintura.

Já tinha desde ontem "mergulhado" uma carruagem da Rivarossi em álcool isopropílico e hoje vai de começar com uma escova de unhas a tentar retirar a velha tinta (e então da Rivarossi que custa bastante). Costumo utilizar para ajudar neste serviço, o CIF creme, porque além de ser abrasivo, sem danificar o plástico, deixa-o já suficientemente "áspero" para o primário aderir sem qualquer problema. Mas... o CIF de repente acabou, e lá fui à dispensa vasculhar o que por lá existia que substituísse o mesmo, e encontrei o mesmo tipo de produto, mas... com lixivia! Não é que a tinta começou a sair com toda a facilidade?

Então esta "mente iluminada" pensou: ora bem, se isto com lixivia sai assim, será que se eu utilizar lixivia, em vez do álcool isopropílico, isto sairá melhor? Como tinha cá lixivia pura, vai de tentar e mergulhar uma das carruagens durante uma hora. Depois, utilizei o CIF creme também com lixivia, e o resultado foi o que podem ver nas fotos.

Claro que há que ter extremo cuidado com esta lixivia, usar luvas e se possível máscara e fazer tudo num local bem ventilado. Há também que ter especial cuidado com a roupa, porque esta lixivia... é do "caraças" :facepalm: e a roupa :cadeira: só para o lixo.

Bem espero que esta dica resulte para aqueles que pretendem mudar as pinturas. Para mim resultou em pleno.
Um grande abraço
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Alvaro Sousa
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jorge osorio
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29 Mai 2014, 18:24

Boas, Álvaro!

na América também à 2600?
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Nuno Magalhães
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29 Mai 2014, 21:44

No Brasil houve!
myflickr :
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COMBOIO : ontem... hoje... e amanhã!!!
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isantos
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30 Mai 2014, 11:14

Na América houve uma CC21000 em ensaios. :biggrin:
Cumprimentos
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Alvaro Sousa
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31 Mai 2014, 11:52

Bom dia:
Não Jorge, isto são para aquelas "pinturas" que eu jurei a pés juntos que nunca mais faria para ninguém, mas :uwi: ...!

Esta gente sabe de "caraças"... :bla: ! Olhem, eu desconhecia totalmente, mas se vocês dizem, quem sou eu para "humildemente" afirmar o contrário :venia: !
Um grande abraço,
Alvaro Sousa
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Cosmin
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31 Mai 2014, 18:05

Boa dica! :afro:

Tendo em conta que o alcool izopropilico custa uns bons euritos, a lixivia pode ser uma alternativa muito mais economica.
Rui Duarte
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12 Out 2014, 13:39

Para decapar modelos com tintas acrilicas, sonasol amoniacal (generico) ou limpa vidros com amoniaco funcionam bastante bem, e menos agressivos para as vias respiratorias que a lexivia.
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