Lastro em tractores Roco de via estreita (H0e)

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Ricardo Moreira
Participante
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2011, 10:21
Localização: Lisboa
Contacto:

Boas,

Estou com um problema à volta do qual já ando a deambular a demasiado tempo: como colocar lastro num tractor via estreita da Roco?
Imagem
O problema é... não ter espaço nenhum lá dentro, excepto na cabine, à altura das janelas!
Já alguém fez alguma coisa destas em material deste?
E o que sugerem que eu use como lastro (pelo pouquíssimo espaço que tenho, tem mesmo que ser uma coisa densa, para que poucos mm3 cheguem para dar peso suficiente para que o lastro tenha efeito)?

Obrigado,
Ricardo Moreira
Ricardo Moreira
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Chumbo. :)

Esse tractor ja tem algum lastro da fabrica la dentro? Se ja tem, o material usado é muito mais leve de que o chumbo. Pode tentar copiar o lastro existente em chumbo.
Se não tem lastro de origem, pode trabalhar o chumbo, da maneira que lhe serve melhor para o efeito. Pode derreter o material num recipiente metalico ( um lata de sumo, cortada a meio) e verter num molde ou pode simplismente martelar um pedaço de chumbo para pesca, ate que fique com espessura que precisa.
Ricardo Moreira
Participante
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2011, 10:21
Localização: Lisboa
Contacto:

Obrigado pela dica. Supostamente o tractor já está lastrado, com o leito em metal, mas vê-se que não é suficiente! Entretanto descobri numa Voie Libre (nº 72, de Janeiro deste ano) uma foto de um tractor igual, onde o dono resolveu colocar-lhe umas "cortinas" na cabine (e assim até tapa um pouco o motor) e que me parecem ser de chumbo ou qualquer coisa parecida.
Noutro sítio também me falaram em imans dos que se usam em pistas de carros.
Ricardo Moreira
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Boa tarde:
Use os pesos autoaderentes que as casas de pneus tem para equilibrar as jantes. É o mais indicado para esse tamanho, e tem as diversas massas escritas no peso... para mim o melhor que encontrei para resolver esse problema e muitos outros.
Espero ter ajudado.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Ricardo Moreira
Participante
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2011, 10:21
Localização: Lisboa
Contacto:

Obrigado. Nem sequer sabia da existência desses pesos.
Ricardo Moreira
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Se não me engano, os pessos acima referidos são em Fe (ferro), muito mais leves de que o chumbo.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

Não, esses pesos são em chumbo e há-os de vários tamanhos/pesos.
Eu uso desses pesos nas minhas locomotivas e carruagens/vagões e estou muito satisfeito com eles.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Responder