Linha em Loop

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Angelo
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Boa tarde

Gostaria de de saber como é que implementa uma linha em loop para um sistema DC com locomotivas são codificadas DCC.
Como são as ligações electricas, o que é necessario isolar para evitar curto-circuitos.
Se alguem me pode-se ajudar com uma foto, um esquema, uma descrição ou algum site onde esteja tudo explicado eu agradecia.

obrigado
nelsonajm
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eh eh... isso é fácil... mudar para sistema AC :biggrin:

estou a brincar :afro:
Angelo
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É verdade, mas agora já não dá e depois a Troika não permite :biggrin:
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Joao Joaquim
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Um loop, na verdade um retorno, em DC ou DCC com 2 carris requer algum cuidado.

Basicamente existem duas alternativas, uma comandada manualmente e outra electronicamente.

Na alternativa manual é necessário ter uma secção dentro do retorno onde caiba a maior locomotiva (ou automotora) que se prevê colocar a andar. Essa secção será a usada para inverter a polaridade quando for necessário a inversão do sentido da marcha. Desse modo, quando a locomotiva estiver dentro da secção isolada deverá ser parado e através de interruptores alterar a polaridade dessa secção para que quando o comboio entre na secção geral tenha a polaridade correcta.
É preciso ter algum cuidado com carruagens iluminadas, pois se um rodado ficar dentro da secção isolada e os restantes fora ao trocar-se a polaridade ocorrerá um curto-circuito. Nestes casos a secção deve ter o comprimento do maior comboio que se prevê colocar a andar.

A alternativa digital é mais prática e tem várias variantes. Assim por alto (não conheço a fundo estes sistemas) é necessária a mesma secção isolada como na alternativa manual. Mas essa secção em vez de ser comandada manualmente por um interruptor é gerida electronicamente por um dispositivo electrónico que inverte a polaridade quando é detectado um comboio na secção isolada. Deste modo não é necessário parar o comboio, o que torna mais prático e realista.
A detecção da presença é que tem várias variantes. Recordo de numa se detecta um curto-circuito e antes da central de comando actuar e fazer a paragem de emergência troca-se a polaridade dentro da secção. Há ainda a utilização de sensores de presença. E deve haver outros métodos mais que não conheço.

Quem souber mais informação por favor não se acanhe. :afro:

Já agora dois links com alguma informação:
http://www.trenes-aguilo.com/publico/di ... slx805.htm
http://www.iguadix.es/Manuales/Lenz/b_12200_es.pdf
Angelo
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Obrigado pela informação, de certo que me vai ser util.
nelsonajm
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uma daquelas placas rotativas para virar os comboios será que funciona?
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Alvaro Sousa
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Olá a todos:
Aqui está a resposta para a sua pergunta. Melhor explicação não pode existir.
Um abraço,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
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Cosmin
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O sr. Alvaro pos o ponto no "i" ! :afro:
Mas queria acrescentar que ha varios tipos de modulos de reversing loop.
O LK100/200 da Lenz é un modulo com deteçao por curt-circuito, deteta o curt-circuito e reage antes que a locomotiva "soubesse" de algo :P
Outros fabricantes usam a deteçao electronica, a base de sensores infravermelhos.Os sensores colocam-se em sitios "estrategicos" e quando o material rolante passa, o modulo muda a polaridade , se é necessario, antes que a locomotiva parar.esses modulos sao mais baratos de que os da Lenz (paguei por meu LK100 uns 60 euros ja ha uns bons anos atras).
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Alvaro Sousa
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Caro amigo Cosmim:
Não vamos complicar "a coisa"! O mais simples e fácil de instalar é este, e nem duvidem que dá resultado! A detecção é instantânea, e a locomotiva nem "dá fé" que gerou um curto-circuito.

Um abraço,
Alvaro Sousa
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Jorge Seia
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