Compatibilidade de decoder

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
André Sabino
Participante
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2012, 01:40

desculpem a minha ignorancia mas estou mesmo no principio.

ja tenho as linhas,
estou a pensar adquirir o comando roco multimaus.
visto que estou a começar quero poupar o maximo possivel

estive a ver os preços das locomutivas digitais e a estudar a digitalizaçao das maquinas DC "antigas"
cheguei a conclusão que mais vale digitalizar.

as minhas questoes são:
este sistema E52692 que é vendido no site comboioselectricos
é compativel com o multimaus?
pode ser instalado em qualquer maquina DC?
podem-me aconselhar o melhor dispositivo qualidade/preço?

obrigado
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia André

ESQUEÇA ESSE DECODER 52692.
É muito antigo e básico e há alguma dificuldade de regular o andamento quando se trata de motores antigos.
Além disso se pretende digitalizar material antigo deve comprar decoders com cablagem já soldada, p. ex. ref. 54611.
Eu digitalizei algum material antigo que tinha, mais por piada do que por poupança.
Lembre-se sempre que o material antigo não tem metade dos detalhes e perfeição que o material actual tem. Já para não falar na parte electrcia, motor incluido.
Talvez compense mais ir comprando devagarinho, peças bem seleccionadas (ainda que sejam caras) que lhe dêem gozo durante mto tempo.
Pode comprar aqui o seu conjunto completo de multimaus http://www.ebay.es/itm/ROCO-SET-MANDO-M ... 56490e884c, que é compativel com todos os decoders da ESU para DC.

ANtes de comprar material faça uma opção relativamente ao que vai comprar:
só Portugues!
ibérico (Espanhol e Portugues)!
Alemão (que é o mais engraçado juntamente com o Suiço e Austriaco)!!!????

Eu pessoalmente tenho Portugues, Espanhol que circulou e circula em Portugal e algum Alemão, Austriaco e Suiço.

Sempre que precise de ajuda peça.

Abraço
Jorge Seia

PS1: não se "estampe" nas compras.
PS2: não se "afaste" muito do material Roco (claro que material Portugues é na Norbrass, Sudexpress, RTrains, Metalkit, Mabar, Electrotren, Ibertren, etc, sendo que a Roco tem pouca coisa) é o que tem a melhor relação qualidade preço e existem sempre "spare parts" para reparações caso haja alguma desgraça
André Sabino
Participante
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2012, 01:40

obrigado sr. jorge, foi muito esclarecedor.

a minha ideia é mesmo ir comprando devagarinho, mas antes de fazer as "grandes" compras quero ver algo a andar e ambientar-me a este mundo... e quero gastar muito pouco.

mais uma vez muito obrigado
André Sabino
Participante
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2012, 01:40

ja mandei vir o comando multimaus, e seguindo o conselho do sr. jorge vou mandar vir ainda hoje uma locomotiva ja digitalizada
encontrei em segunda mao esta D-LOK DB 215 060-5 VERMELHA DIG a um preço muito bom.
acho que vou optar por esta.


obrigado
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Olá de novo André.

As locomotivas actuais, mesmo que não tragam já decoder de fabrica têm sempre a possibilidade de se colcoar um porque já trazem uma ficha própria para esse efeito.
Se quiser fazer umas compras de material novo e relativamente em conta, sem ser a preços de ebay, claro, procure nestas lojas:
http://www.modellbahnshop-lippe.com/
http://www.modellbahndiskont.com/

Abraço
Jorge

PS1: atenção que o material da roco e da Heris/Rtrains que está à venda nessa lojas fica mais caro 10€ do que cá por causa dos portes.
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Já agora, acrescento um pormenor a explicação do Jorge, que diz quase tudo.

-As locomotivas mais antigas são mais gulosas em termos de corrente principalmente no arranque. Isto porque têm motores menos potentes e/ou com menos desmultiplicação de engrenagens.

Esse decoder que referiu, o E52692 está dimensionado para um corrente de 0,7 Amperes, algo muito baixo.

Uma experiência sempre interessante e que tira as dúvidas é numa maquete analógica colocar um amperímetro (pode ser dos 300's) em série com a locomotiva a alimentar. Depois até pode colocar alguma carga na locomotiva, umas 6 carruagens ou vagões com "lenha". Depois ir subindo o variador de tensão do transformador e ir observando a corrente a subir no amperímetro. No arranque a locomotiva pode consumir umas 3 a 5 vezes a corrente nominal, os decoder's digitais só aguentam esta sobrecarga uns segundos, e depois desligam simplesmente para se protegerem. Depois quando a locomotiva estiver a andar normalmente observa-se a corrente nominal.

As locomotivas mais recentes já têm motores mais rotativos e mais potentes. Isto combinado com uma grande desmultiplicação permite um arranque mais suave e realista. E consequentemente uma corrente de arranque muito mais baixa e saudável ....

(À parte de relações matemáticas mais complicadas, normalmente pode-se dizer que a corrente é proporcional ao binário nas rodas da locomotiva)
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Caro André Sabino.

Eu tenho dois descodificadores do tipo ESU 52690 em duas das minhas locomotivas e nunca tive problema nenhum com nenhuma delas, e sempre se poupa quase 10 euros em cada descodificador.
Um deles está instalado numa automotora da Electrotren ABJ que dizem é um pouco esquisita com descodificadores simples, mas o meu ABJ corre que nem uma maravilha. :afro:

Abraço
Cumprimentos
Responder