Luzes de Cauda

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Pessoal, o que posso usar para reproduzir os faróis de cauda dos comboios? Não queria simples placas de cauda, queria mesmo com luz. Existe algo desse estilo? E com que fonte de energia?
Imagem
Avatar do Utilizador
Nuno Morão
Participante
Mensagens: 2427
Registado: 31 dez 2008, 13:37
Localização: Lisboa
Contacto:

Não percebo nada do assunto, mas um LED vermelho ligado a uma bateriazinha (tipo relógio) deve dar algum resultado.
Imagem
Nuno MorãoRolaria, pasta e papel.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

João Cunha Escreveu:Pessoal, o que posso usar para reproduzir os faróis de cauda dos comboios? Não queria simples placas de cauda, queria mesmo com luz. Existe algo desse estilo? E com que fonte de energia?
Eu uso leds vermelhos, mas há opções comerciais para o efeito.

Para fonte de energia faço uma tomada de corrente das rodas com um condensador para atenuar as faltas de corrente que acontecem durante o circular. Uso fios não muito rígidos para o contacto com as rodas e aproveito os buracos dos pivots dos bogies para passar o fio que conduz a energia aos leds. ;)
Em DCC pode-se instalar um decoder de funções para acender e apagar os leds. :cool2:




João Joaquim
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Aqui vão os meus 5centimos neste assunto.
Em DCC quando a corrente é captada através das vias, não devemos (não podemos) utilizar condensadores para o efeito que descreve o João.
Quanto aos leds a utilizar, aconselho os deste tipo. É só pintar a parte traseira do LED deixando a parte redonda a descoberto e fica pronto a utilizar! ;)
LED.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Sergio Santos Escreveu:Aqui vão os meus 5centimos neste assunto.
Em DCC quando a corrente é captada através das vias, não devemos (não podemos) utilizar condensadores para o efeito que descreve o João.
Bem lembrado, Sérgio!!

Eu até tirei o que tinha na minha Corail. ;)



Abraço
João Joaquim
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Sergio Santos Escreveu:Aqui vão os meus 5centimos neste assunto.
Em DCC quando a corrente é captada através das vias, não devemos (não podemos) utilizar condensadores para o efeito que descreve o João.
Quanto aos leds a utilizar, aconselho os deste tipo. É só pintar a parte traseira do LED deixando a parte redonda a descoberto e fica pronto a utilizar! ;)
LED.JPG
E esse tipo é qual? E como se aplica?
Imagem
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

E sugiro no polo positivo do Led uma resistencia para aí de 200 ohms
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Bom, no fundo é igual aos outro. A vantagem a meu ver é para além de ser pequeno, podemo disfarça-lo mais facilmente no vagão.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Usei nas minhas carruagens iluminadas, para os faróis de cauda uns leds que arranjei na sucata eram velhos e ainda por cima estavam descoloridos pelo sol a cor do plástico já não era vermelha mas sim cor de rosa, com 3 mm de diâmetro e formato normal só tive de os desgastar com uma lima fina para ficarem direitos e soldar os fios aos seus terminais e fixar-los nos furos abertos para o efeito. A cor emitida pelos leds não alterou pelo facto de serem velhos e descoloridos. Quando não imitem luz parecem os faróis de cauda antigos das corail.
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Pessoal, quero fazer o mesmo para as minhas corails, creio que sjea uma coisa facil de fazer, mas não haverá alguem que me consiga arranjar um esquema para seguir e montar?
Ou é só soldar dois fios ao ânodo e cátodo de Led e meter um em cada rodado para captar corrente?
Obrigado ;)

-- 15-12 22:25 --

Digam-me o seguinte, sabem.me dizer a voltagem máxima nos carris em HO? se alguém tive um múltimetro, voltímetro, etc, faça o teste em casa pf.
Obrigado.
Responder