Nova maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Caros,

Conforme disse na apresentação estou de volta ao modelismo ferroviário uns 20 anos depois. Uma vez que não tenho muito espaço estou a pensar em construção modular (não em módulos, fazer o meu layout às postas, :)).

Tenho visto umas técnicas sobre a união de módulos mas ainda tenho muitas dúvidas, alguem pode postar fotos de detalhe das uniões entre módulos? Os parafusos são mesmo necessários? Como se assegira o encaixe perfeito das madeiras e dos carris?

Obrigado,
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Não existe encaixe perfeito nem entre as madeiras, nem entres os carris. No caso dos carris, ha sempre uma pequena margem de erro, que vai desde aceitavel (que é definido pelo o material mais exigente que existe em casa ou pelo proprio dono) ate "quase perfeito"...
No caso das madeiras, o problema é o mesmo, trabalham sempre (dilatam, contractam, deformam). E é por isso que a melhor maneira de ligar 2 modulos é com parafusos. Claro, existem sempre dispositivos que melhoram o alinhamento e tal, mas nada é perfeito, existem muitas variaveis, muitos pontos/emendas por onde pode correr mal.
Última edição por Cosmin em 10 fev 2015, 20:26, editado 1 vez no total.
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Obrigado Cosmin,

Algumas fotos para inspiração?

Obrigado
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Comecei a ler umas coisas sobre DCC e estou a pensar avançar nesse sentido.

Não tenho espaço e estava a planear algo basedo em placas 1200 x 600 mm, para manter um circuito fechado e usar a linha do meu start-set http://www.piko-shop.de/index.php?vw_ty ... vw_id=8421 (comprei por 60€ :P ). O problema é o raio das curvas R2.

Entretanto estou com dúvidas de me lançar a uma coisa tão grande de imediato, eventualmente fazer apenas de início os 2 blocos inferiores mas fico com dúvidas sobre as uniões futuras em curva (R1 e R2).

Que me dizem?

Qual o preço actual de um Multimaus + Central Roco?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por justiniano em 16 fev 2015, 19:16, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Pelo que me toca, tenho uma opinião já formada.
Tenho uma maquete com 4.5x1.5 metros com 3 niveis sem decoração. O meu caminho é os modulos norma Maquetrem. Após um bom planeamento do que se quer, vão-se construindo um a um, de quando em vez permite a participação nos encontros. Se não tivermos muito espaço em casa cabem num espaço de 90x40 cm empilhados, entre outras vantagens.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Acho muito estreito os 400 mm da Maquetren, gosto dos elementos de cenário, uma boa montanha, etc.
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Umas fotos duns ensaios que ando a fazer com uma prancha escala N e umas árvores feitas com urze colhida e espuma da Woodland.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Boas
Só quero chamar a atenção para o raio de curva a utilizar, para que não tenha o mesmo problema que eu. Ao utilizar curvas mais apertadas, nem todo o material rolante passa bem. As curvas mais apertadas não servem para algumas carruagens de passageiros,nem para certas locomotivas. Como parece que está ainda em projeto, o meu conselho é pensar bem em que material quer a rolar no seu layout e escolher qual o raio de curva melhor, mesmo que "gaste" mais uns centímetros de espaço.
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Gosto das árvores, se quiser um aspecto mais realista misture alguns tons de cor pois assim fica demasiado uniforme. O mesmo em relação ao resto de cenário, está bom mas para o tornar mais realista coloque uns troncos velhos, umas pedras espalhadas e use diferentes tipos de relva (com cores semelhantes) pois adiciona variedade e realismo. Bom trabalho até agora.
justiniano
Participante
Mensagens: 93
Registado: 25 jan 2015, 15:30
Localização: Coimbra

Obrigado Nélson,

Está numa fase muito preliminar, irei dar esses acertos com tons diferentes num fase posterior.

Nas árvores só comprei um tom de espuma mas tenho uma folhagem mais clara para experimentar.
Responder