Sérgio Barreto Maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Boa Tarde

Gostaria de publicar aqui algumas fotos da minha maquete. É a primeira que estou a fazer, digna de ser maquete. Tem servido para testar tecnicas e maneiras de fazer modelismo. está loge de estar acabada, mas parece que em modelismo ferroviario isso é dificil de alcançar. Estou a utilizar linha Trix já com balastro que ainda está "de origem". O nucleo central é o conjunto de vias que vinha com o StarterSet da Trix e que foi crescendo apartir dai. Como comando utilizo o MultiMaus da Roco, portanto em DCC. Alguns desvios já são motorizados e controlados pelo comando. A parte que eu gostava de aprender, porque ai não sei mesmo muito, é a parte do envelhecimento, tanto do material rolante como das construções. Qualquer dica é bem vinda e foi uma das causas de vir para este forum. Na parte electrica, já não tenho tantas questões, por estar dentro daquilo que é a minha profissão. A maquete em si tem 3 linhas independentes, e uma gare de estacionamento, que não se ve nas fotos, para 3 comboios.

Sérgio Barreto
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Boas

Parabéns pela maquete.

Quanto ao envelhecimento geral, convém primeiro comprar umas bisnagas de tinta a óleo e terpentina e começar a fazer experiencias.
As cores mais básicas para o envelhecimento (quanto a mim) são: Burne siena,preto,branco e mais outras à escolha.
Depois é pegar num modelo que sirva para testes e diluir um pouco de óleo num pouco mais de terpentina e dar um wash geral,deixar secar umas horas e limpar com algodão embebido em terpentina ,realçando assim os detalhes.

Isto foi so a maneira básica para começar a experimentar... :)
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Obrigado pela dica!
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Muito Bom.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Eu ia mais com pigmentos, sendo foscos, são mais proximos da realidade. As tintas a base de oleo demoram a secar, ficam brilhantes , mas claro, podem ser aplicadas no sitio certo, como manchas de oleos/lubrificantes ou situações semelhantes.

Tambem existe uma tecnica, chamda de "pincel seco" e é, basicamente, uma aplicaçao de quantidades minimas de tinta com um pincel seco. O aerografo tambem pode ser uma boa ajuda para o envelhecimento.
É obvio que ha muito mais que falar sobre esse pormenor, por isso recomendaria uns videos no youtube, procurando pela palavra chave wethering. Vai encontrar muita coisa util e de facil aplicação.
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

Eh lá... bem bonita... e até tem o BurgerKing... parabéns pelo trabalho.
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

Olá

Acho que a zona mais dificiçl de fazer alguma coisa, num layout, é sem duvida os cantos.
Partilho aqui algumas fotos de um dos cantos da minha maquete. Tenta reproduzir uma estação de carvão, com um deposito e mais alguns elementos. Ainda não está pronto, mas já dá para mostrar...Espero que gostem e que surja sugestões para melhorar. A grua no chão ainda está por pintar porque ainda nao sei qual a cor a utilizar. Alguem sabe qual a melhor cor?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Antunes
Participante
Mensagens: 468
Registado: 09 dez 2011, 16:29
Localização: Alverca Ribatejo

:afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro: :afro:
Luis Antunes
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Caro Sérgio,
Aconselho-o a ver a revista MRH, é gratuita e pode fazer o download aqui
http://model-railroad-hobbyist.com/
Existe desde 2009 e é actualmente uma referência no nosso hobby. Aqui terá acesso aos números todos
http://model-railroad-hobbyist.com/magazine/back-issues
Terá de se registar, mas,como lhe disse, é gratuita. O número mais recente tem um artigo precisamente sobre envelhecimento de material circulante.
Além desta referência há um livro da Kalmbach bastante bom que pode adquirir pela Amazon
http://www.amazon.co.uk/Painting-Weathe ... C+painting
Comece por experimentar as técnicas num modelo mais antigo e antes de o fazer sele a superfície com um verniz transparente acrílico, isto se for usar produtos de envelhecimento que não sejam acrílicos, assim deverá poder desfazer qualquer coisa que corra menos bem.
Espero tê-lo ajudado.
Cumprimentos,
António
Avatar do Utilizador
SAB
Participante
Mensagens: 66
Registado: 27 dez 2013, 22:56
Contacto:

:afro:

Obrigado
Responder