Pedro Silva - A minha maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Pedro Silva
Participante
Registado: 30 Dez 2008, 23:49

23 Jun 2019, 01:23

A minha ultima aquisição. Ao fim de alguns anos á espera ,finalmente chegou. Está espectacular de detalhes , a pintura está muito boa ,mas acho o cinza do tejadilho e faixa inferior escuro demais . Os pantografos estão um espanto mas levantados só para a fotografia , as escovas destes são demasiado curtas. Quanto ao funcionamento tenho de a por a fazer a rodagem, o que andou para umas fotos fez alguns ruídos estranhos em algumas agulhas e curvas.
DSC_0064.JPG
DSC_0055.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Sergio Santos
Moderador Global
Registado: 30 Dez 2008, 20:53

26 Jun 2019, 09:22

Chegou ontem a minha 4709 e realmente fiquei com a mesma sensação relativamente à pintura do tejadilho. De resto, rola sem problemas nem ruidos estranhos.
Cumprimentos,
Sérgio Santos

:slb:
Pedro Silva
Participante

25 Jul 2019, 23:50

Tenho estado a construir a estrutura de cinco módulos com as medidas maquetren. Estou com uma duvida quanto ao assentamento das vias. Vou usar vias da peco e a distancia que ficam as pontas dos carris de um modulo ao outro parece-me demasiado grande (está com cerca de 3mm, é normal? Quando cortei as peças de contraplacado e aglomerado já roubei 2 mm , mas mesmo assim acho que devia ter roubado mais 1mm . Qual a distancia entre as pontas dos carris dum modulo ao outro com estes montados (aparafusados) ?
Vou de seguida montar os pés ( no assentamento de via e desenvolvimento dos módulos é melhor fazer com estes fixos uns aos outros ou em separado? Se alguém me puder esclarecer agradeço.
rui ferreira
Participante
Registado: 11 Out 2010, 11:30

26 Jul 2019, 09:09

Pedro Silva Escreveu:
25 Jul 2019, 23:50
Tenho estado a construir a estrutura de cinco módulos com as medidas maquetren. Estou com uma duvida quanto ao assentamento das vias. Vou usar vias da peco e a distancia que ficam as pontas dos carris de um modulo ao outro parece-me demasiado grande (está com cerca de 3mm, é normal? Quando cortei as peças de contraplacado e aglomerado já roubei 2 mm , mas mesmo assim acho que devia ter roubado mais 1mm . Qual a distancia entre as pontas dos carris dum modulo ao outro com estes montados (aparafusados) ?
Vou de seguida montar os pés ( no assentamento de via e desenvolvimento dos módulos é melhor fazer com estes fixos uns aos outros ou em separado? Se alguém me puder esclarecer agradeço.
Saudações,

Sobre o tema e sobre os meus modulos, a via está á fase com o topo do modulo, ou seja, quando fixo a via coloco um esquadro na base para assim verificar o alinhamento.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Alco1966
Participante
Registado: 28 Jul 2010, 13:28

26 Jul 2019, 21:42

É assim:

Seguindo as normas Maquetren e as normas do CIMH0-Clube Ibérico de Módulos H0, o que está padronizado pelas normas é a construção dos caixotes ou seja as dimensões dos caixotes em madeira são fixas e existem já diversos tamanhos e diversas normas, consoante se trate de "via única" ou de "via dupla", se são rectas ou curvas.

A via assente nos caixotes, fica à face dos topos dos mesmos, para tirar dúvidas após o assentamento da via, o melhor é passar com uma peça de madeira nos topos, se a via bater é limar a mesma até esta ficar à face,

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Mário Fernandes
Pedro Silva
Participante

26 Jul 2019, 23:59

Muito Obrigado.
Responder